[Ajuda] Retirar o leitor de dvd!!

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

[Ajuda] Retirar o leitor de dvd!!

Mensagempor fredc » Sexta Dez 14, 2007 16:52

Boas! Estou com e pequeno problema e precisava de ajuda... Detalhada se possível :D

O meu leitor de Dvd (BenQ LS DW1655) avariou à umas semanas. Como precisei do computador, e o leitor não era algo indispensável deixei andar. Agora que estou mais livre de frequências e trabalhos queria resolver o assunto. Como o PC ainda está na garantia ia levá-lo à loja, mas ficar sem pc uma semana não é algo que me agrade..

Assim pensei em retirar eu próprio o leitor e leva-lo à loja (já liguei para a loja e disseram-me que não perco a garantia por o fazer).

A questão é mesmo como? Um amigo disse-me que era simples, mas eu nunca o fiz e já andei à procura de manuais pela internet mas não vi nada detalhado.. Não quero estragar nenhuma componente do pc, daí querer saber bem o que tenho que fazer...

Alguém me pode aconselhar, indicando-me de preferência algumas imagens para evitar confusões?

Já agora a caixa é uma Cooler Master Centurion, Dual Core 6600, com uma placa Nvidia 7600GS, 2x 1Gb RAM e a motherboard uma Asus P5b-Deluxe.

AJUDEM PF!! Queria ir lá amanhã ainda :S
fredc
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mai 17, 2006 9:37

Mensagempor Vtech » Sexta Dez 14, 2007 17:58

Boas,

É de facto muito simples, com o PC desligado (mesmo sem o cabo de corrente) abres a tampa da caixa dos dois lados, deves ficar a ver o PC por dentro, desligas os cabos que ligam á drive, deves ter 2 ou 3, um de corrente (com 4 pinos a vir da fonte de alimentação) o cabo de dados IDE (largo e chato) e podes ainda ter ou não o cabo de áudio, a ideia é retirar eles todos, depois é só retirar os parafusos que o prendem na caixa, ou algum outro mecanismo de retenção e retirar pela frente a drive.

entre a conexão do cabo IDE e do cabo áudio, deves ter uns pinos com um jumper lá colocado a fazer a união entre dois deles, isso é para configurar se a drive é master ou slave, deves ver como está para depois meteres a drive nova da mesma maneira.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor SkylineGTR » Sexta Dez 14, 2007 18:57

Complementando apenas o guia do Vtech, deixo aqui uma imagem:

Imagem

Em principio apenas terás de desligar 2 cabos.
1) O cabo IDE, largo e muito fino. Na imagem é o que está atrás, com a conecção preta, e uma espécia de fita cinza com um dos lados a cor de rosa.

2) O cabo de alimentação. Normalmente tem a conecção de cor branca, e na imagem é o que está na mão.

Depois só tens retirar a drive, que pode ou não estar aparafusada à caixa, ou então presa por alguma mola de lado.

Isto claro, com a fonte desligada (tens um botãozinho atrás da caixa com os simbolos "|" e "0", metes em "0". E depois desligas o cabo de alimentação (cabo grosso que estará junto a esse botão).
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor fredc » Sexta Dez 14, 2007 20:54

Obrigado pela ajuda!!

Parece simples de facto, e ainda bem :D

Mas tipo.. Os fios é só mesmo puxar? Ou eles têm alguma manha?

E não há qualquer problema depois em usar o pc sem o leitor? Como os cabos só estão desligados numa das extremidades o pc corre de forma normal?
fredc
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor jotoa » Sexta Dez 14, 2007 20:59

Basicamente é puxar. A fixa mais pequena não puxes pelos fios, puxa antes pela parte branca de plástico.

Não deves ter problema em ligar o pc sem o leitor ligado.[size=0](aliás, eu uma vez esqueci-me de ligar o leitor e funcionou tudo na boa)[/size]
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor Vtech » Sexta Dez 14, 2007 21:00

fredc Escreveu:Obrigado pela ajuda!!

Parece simples de facto, e ainda bem :D

Mas tipo.. Os fios é só mesmo puxar? Ou eles têm alguma manha?

E não há qualquer problema depois em usar o pc sem o leitor? Como os cabos só estão desligados numa das extremidades o pc corre de forma normal?

Sim é só puxar, o de corrente pode ser mais chato nalguns casos, mas basicamente é puxar com jeito,

Sim o PC funciona na mesma, apenas ficas sem a drive, pode eventualmente acontecer caso tenhas mais alguma drive no mesmo cabo IDE o PC não detectar a outra drive, mas caso isso aconteça posta aqui que alguém te há-de ajudar.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor fredc » Sexta Dez 14, 2007 21:14

Obrigado a todos!!!!

Amanhã trato disso então. Depois eu digo os resultados!

edit: Done!! Pelos vistos a benq não existe mais por isso não me puderam arranjar/fornecer um igual... Deram-me um samsung com as mesmas características (segundo o homem da loja, superior ao meu).

Já liguei o novo gravador ao PC e gravei 15 dvd's entretanto... Tudo ok :lol:
fredc
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Multimédia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes