SPDIF para quê afinal??

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

SPDIF para quê afinal??

Mensagempor skeletony » Domingo Out 10, 2004 20:53

Boas,

O portatil k tenho tem uma saida SPDIF á qual é costume eu ligar uns headphones (por sinal, da Sony). O que eu gostava de saber é para que é que esta saida serve afinal. É uma saida de som normal? Sei que SPDIF quer dizer sony/philips digital interface, entao so da para ligar equipamentos destas marcas aqui?

Obrigado
Fikem,
"The world (...) kills the very good and the very gentle and the very brave impartially. If you are none of these you can be sure it will kill you too but there will be no special hurry." Ernest Hemingway
skeletony
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Set 08, 2004 11:45

Mensagempor Tretabyte » Domingo Out 10, 2004 23:38

Boas,
serve para ligares cabos opticos à aparelhos que os usem tb para passagem de som, por exemplo permite-te ligar o portatil a um MD para fazeres passagem de som com excelente qualidade, etc, etc, tudo dentro desta ideia.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Kayn » Segunda Out 11, 2004 0:07

a... é isso mas n ta bem explicado. o spdif do pc (a ficha amarela RCA) nao usa cabos opticos. é pra cabos coaxiais digitais. é a alternativa aos cabos opticos digitais (o outro tipo de spdif). teoricamente, o coaxial, nunca xega a qualidade dos opticos, mesmo usando cabos banhados a ouro, mas eu tenho dos 2 tipos de ligacao aki em casa e nao noto diferenca nenhuma.

claro ke tanto o coaxial como o optico, ja levam tudo ke é informacao relativa aos 5.1 nao sendo preciso mais cabo nenhum.

no caso do spdif do pc, uso pra ligar o pc ao amp e tem MUITO melhor kualidade ke o simples 5.1 feito com cabos RCA...

quanto a terminologia s/pdif é Sony/Philips Digital Interface. provavelmente foi desenvolvido em conjunto e feito pra trabalhar com aparelhos dessas marcas, mas agora é um standart em audio.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Dark_Angel » Segunda Out 11, 2004 0:25

Kayn Escreveu:teoricamente, o coaxial, nunca xega a qualidade dos opticos, mesmo usando cabos banhados a ouro, mas eu tenho dos 2 tipos de ligacao aki em casa e nao noto diferenca nenhuma.

8O
OMG

Nao te admires de nao notares diferenca nenhuma, porque e suposto nao notares diferenca.
Por acaso ate seria ao contrario. Teoricamente, seria PERFEITAMENTE igual usar um ou outro.

Na pratica a coisa tem uns pormenores, mas e quase impossivel notares diferencas numa situacao normal.
Tinahs de ter uns "golden-ears"...
Forum sobre os Sony VAIO em português:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 04, 2003 4:30

Mensagempor Kayn » Segunda Out 11, 2004 15:51

OMG pk? xokou-te assim tanto? :P

my bad, entao. :oops:
mas essa informacao tinha me sido dita por um gajo ke trabalha na sony...

axo ke nunca da pra notar diferencas, nao tanto pela qualidade do cabo mas mais pela qualidade do audio ke tou a ouvir...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor bcunha » Segunda Out 11, 2004 16:30

segundo os audiofilos, podes confirmar em revistas da especialidade, um muito bom cabo digital coaxial (muito caro mesmo) é melhor que um cabo optico, um barato faz o serviço. É claro que não se nota as diferenças entre eles, mas já sabem como são esse tipo de pessoas :wink:

Cmps.
AMD64 2800+ || ASUS A8V || 2x256 OCZ 3500 || ATI 9800SE 128MB @ 9800XT || 2xSeagate 7200 80 GB sata Raid 0 || Sony DRU-500A || LG 1710S Adoro o cheiro de napalm por a manhã.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Mensagempor Red_Beret » Segunda Out 11, 2004 19:13

Kayn Escreveu: o spdif do pc (a ficha amarela RCA) nao usa cabos opticos.

isso tb depende do PC. o meu tem os dois (com som onboard)
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor skeletony » Segunda Out 11, 2004 19:29

Obrigado desde ja pelos esclarecimentos.
Estou a pensar comprar uns bons auscultadores, será que existem alguns com interface S/PDIF? Notam-se algumas diferenças no som relativamente aos que têm o interface comum (analogico)?
"The world (...) kills the very good and the very gentle and the very brave impartially. If you are none of these you can be sure it will kill you too but there will be no special hurry." Ernest Hemingway
skeletony
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Set 08, 2004 11:45

Mensagempor Dark_Angel » Segunda Out 11, 2004 21:03

Kayn Escreveu:OMG pk? xokou-te assim tanto? :P

Por acaso...fikei um bcadinho :lol:
Tou a brincar. :lol:

bcunha Escreveu:segundo os audiofilos, podes confirmar em revistas da especialidade, um muito bom cabo digital coaxial (muito caro mesmo) é melhor que um cabo optico, um barato faz o serviço. É claro que não se nota as diferenças entre eles, mas já sabem como são esse tipo de pessoas :wink:

Cmps.

Isso seria uma conversa mt longa, mas como tou para falar sozinho hoje....

O que eu acho é que nesse "mundo", ha varios tipos de pessoas.
E um dos tipos que ha, é o genero de pessoas, que ou vem do tempo do vinil, ou ainda vem com mentalidade desse tempo, que gasta rios de dinheiro nestas coisas, e depois, simplesmente tem de fazer valer o dinheiro que gastam.
Umas vezes conseguem valer, outras vezes é o seu proprio cerebro que o consegue, gerando um "placebo effect".
Eles ouvem o que querem ouvir.
Sao pessoas dogmaticas, e que vao atras da febre do dinheiro. Se é mais caro e desta marca, é melhor e o som vai ser melhor, e "mai nada" !!!

Ha por outro lado muita gente que percebe muito do assunto, e baseia-se em factos cientificos e provas legitimas para fundamentar o que diz.
Ha situacoes que o mais caro é melhor, e ha situacoes em que é so conversa de departameto de markting.

Faz-me lembrar umas noticias acerca de um jogo ha uns dias em que diziam que a qualidade de imagem do jogo era melhor por ser para 64bits...viu-se a melhoria que era :roll: .

O que acontece é que se esses que realmente percebem do assunto, dizem que vale a pena, os outros vao todos atras, e passa a ser mais uma das suas regras de ouro.
E assim o que antes era apenas uma discussao teorica, baseado em situacoes hipoteticas e por vezes impossiveis de atingir num ambiente normal, passa a ser desculpa para se ir a uma loja largar 20 contos por um cabo, para passar 0s e 1s de um lado para o outro.

Ha diferencas? Ha pois. Mas sera que ha diferenca para quem ouve?
Uma vez disseram-me "Diferenca que nao e difernete, e igual."

Estamos a falar de uma ligacao digital! Estamos a falar de passar 0s e 1s de um lado para o outro.
Ha sempre erros minusculos nesta bitstream, jitter e outras coisas que afectam a travesia dos bits. Mas isto sao coisas que causam diferencas minimas.
Alguns notam, a maioria nao.
Alguns dos q notariam nao tem o equipamento para isso..logo...

Penso eu ... que nao percebo nada disto.
Forum sobre os Sony VAIO em português:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 04, 2003 4:30

Mensagempor Kayn » Segunda Out 11, 2004 21:46

bem.. eu tenho um cabo desses coaxiais de 20 contos todo banhado a ouro e tudo :P pra ligar o spdif do pc ao amp

de coaxial pra optico nao se nota a diferenca, mas dos rca ke fazem os 5.1 (das 3 saidas tipo stereo do pc) pro coaxial digital a diferenca NOTA-SE. E MUITO!!!

fiz testes de qualidade de som de proposito e tudo :) e afinal bastou um mp3 simples no winamp pa notar largas melhorias com o digital (obvio :P )
e nem foi preciso fazer testes exaustivos... se tiveres habituado a ouvir som sempre co digital, qdo passas pros cabos RCA notas imediatamente diferenca....

a titulo de nota, pra teste foi a "Amy Lee solo - You". espetacular som limpo de piano com a voz espetacularmente limpida da Amy.

é, de facto, evolucao passar pra uma ligacao dessas, mas concordo ke, a partir dai, é markting de compra... qualquer pessoa normal nao tem capacidade auditiva pra distiguir melhorias no som... ou tasse simplesmente a cagar pras melhorias ke dai advem :)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor Tretabyte » Segunda Out 11, 2004 23:54

Boas,
jovens jovens, nao compliquem, ele simplesmente queria saber +/- o que é spdif, nao é preciso contar a historia desda altura do big bang ate agora..

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor DIAABO » Quinta Out 14, 2004 20:57

como ligo um sistema de som 5.1?? aki so tem 2 buracos e 1 deles é po micro ou nao?

se nao for entao posso ligar dois headphones ao mesmo tempo?
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 22, 2004 18:40

Mensagempor Kayn » Sexta Out 15, 2004 20:51

convinha dizer o ke te vai fornecer o teu sistema 5.1

se for sistema onboard (axo ke as sblive tb) e kiseres ligar com os tradicionais jacks stereo/rca, axo ke tens ke ter, no minimo, 3 "buracos".
um verde lima, outro azul e outro rosa.
um é o principal stereo, sao 2 colunas frente eskerda/direita, outro sao as 2 de tras, eskerda direita e o ultimo é pra coluna central a frente e pro woofer.
se for onboard, pra isto funcionar como 5.1, tens ke dizer ao windows ke tens colunas 5.1. se tiver como "altifalantes stereo", so as 2 principais stereo da frente vao funcionar e os outros 2 "buracos" sao pro line in e pro micro.

se for uma ligacao do tipo spdif, axo ke ta explicado acima, mas so precisas de 1 fio pra teres os 5.1 ligados. o outro "buraco" pode ser, de facto, o micro, ou o line in. n sei, depende do ke tas a tentar ligar. n disseste...

em qq um dos casos, o teu aparelho deve ter um manual a dizer quais sao os "buracos" onde tens ke ligar o k...

se mesmo assim, nao tiveres suporte pra sistema 5.1 (so stereo normal) ha prai software emulador de efeitos 5.1 pras colunas simples.

2 headphones? tens 4 ouvidos? :P
se kiseres mesmo ligar 2 headphones, duvido ke esse "buraco" extra seja pra isso. tens ke comprar ou fazer uma derivacao em T pra fichas stereo. so tou a ver essa maneira...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Voltar para Multimédia

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante