Partições eliminam capacidade de overclock?!?!?!?

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Partições eliminam capacidade de overclock?!?!?!?

Mensagempor Gak » Domingo Fev 06, 2005 2:38

Sei que isto é esquisito, mas que se pode dizer mais!

Eu tenho o seguinte sistema:

* Athlon XP 2600+ (barton; superlocked > ou seja overclock sem "refazer" as pontes só por fsb)

(eu estava para tratar disso de modo a desbloquear o processador mas agora assim.... não vejo justificação...)

* Mb Asus A7N8X-X

* 512 MB Kingston Value Ram

* XFX 6600GT

* Audigy 2 ZS

* 160GB Hitachi 7200rpm 8mb

* Nec 3520A

O que me leva a escrever isto é que, apesar da limitação do cpu, eu, já antes, embora com mais voltagem e consequente aumento da temperatura, era capaz de por o fsb a 200 (stock 166). Tinha muitos problemas de estabilidade mas isso devia-se à fraca fonte, já entretanto resolvida! > Be-Quiet BQT-P5 de 470W

Todavia agora, tudo o que for de fsb acima de 190, ao carregar o windows, BSOD!!!! com a mensagem de IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL...

Já andei a investigar no Google e no microsoft.com e cheguei a conclusão de que a causa é ou drivers com problemas, ou problemas em hardware.

Indo ao Gestor de dispositivos no Windows, não tenho qualquer conflito além de o computador estar a funcionar perfeitamente bem. O mesmo digo em relação a drivers.

Porém, ele não está tal e qual como as vezes anteriores que atingiu os 200Mhz de fsb.

Foi formatado, levou um XP Pro SP2 em inglês, anteriormente estava em PT e o disco for particionado.

Como Windows é Windows e lá por mudar a linguagem não muda a coisa, não acredito que seja por aí. Já em relação às partições, fica-me a dúvida.

Será essa a causa?

Em termos de configuração de hardware, a única coisa que mudou foi o gravador que passou a ser de dvd's. Mas não vejo isso interferir com o overclock. E em software, em termos de drivers do pc, são exactamente os mesmos. Com a excepção de terem sido instalados a limpo e não versões sobre versões a tipo de "upgrade".

Já tenho uma ideia como disse, do que se pode tratar. Mas mesmo assim, gostaria de ouvir a vossa opinião. Já que investi numa fonte potente e já tenho todo o material necessário montado e preparado para desbloquear o processador. Não me interessava ficar agora a ver a banda passar.

Até porque a diferença por exemplo no SuperPi em stock e "acelerado" demonstra-se bastante razoável....

Agradeço humildemente a quem me possa ajudar!!

Obrigado a todos pela vossa paciência!
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Nov 13, 2004 11:27

Mensagempor Halaster » Segunda Fev 07, 2005 15:11

Eu tenho o mesmo processador em OC @2300 com fsb a 200 e não tenho problemas nenhuns. Tenho é a voltagem no máximo, pois tinha falhas de som a jogar NFSU2 e mesmo com fsb + alto entra bem no windows. A única diferença é que se passar o fsb dos 200 ele depois dá-me erros no prime95 mas de resto tudo rola 5*.

Experimenta fixar o bus agp/pci a 66 mhz.
Imagem
Imagem
Halaster
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Nov 12, 2004 17:18

Mensagempor Gak » Segunda Fev 07, 2005 17:47

Pois! Mas também já eu! Tinha-o assim antes de formatar, particionar e instalar este Windows novo.

Gostava de resolver isto porque não me estava nada a apetecer reformatar, reparticionar afim de descobrir o que é que me está aqui a azucrinar o juízo.

Com isso do agp/pci lock, não é de certeza. Mas inclusivé já experimentei.
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Halaster » Quarta Fev 09, 2005 8:20

Sendo assim não sei o que possa ser.
Já experimentaste pôr o bus directamente a 200 Mhz.
Eu no meu, quando passava com o bus acima de 180 Mhz, o pc nem chegava a arrancar, e quando o passei para 200, arrancou bem.
Essa mensagem também já me apareceu mas foi quando defini o bus para 220.

Tenta esperar mais um bocado, para ver o que os outros dizem.
Imagem
Imagem
Halaster
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Nov 12, 2004 17:18

Mensagempor Tretabyte » Quarta Fev 09, 2005 21:05

Boas,
o BSOD no teu caso parece ser que o teu sistema nao esta a aguentar com o OC que estas a fazer, puro e simples.
agora resta saber se é a nivel de memorias, cpu ou entao agp

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Gak » Quarta Fev 09, 2005 21:09

Impossível!

O sistema é o mesmo, só mudou o que eu já enunciei e este pc já trabalhou a 200 de fsb!
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes