perguntas sobre AQUECIMENTO e RUído

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

perguntas sobre AQUECIMENTO e RUído

Mensagempor mikelima » Segunda Jan 05, 2004 19:39

Primeiro gostaria de parabenizar a todos que frequentam esse forum, pois contém muitas dicas para toda a gente de pessoas que realmente entendem!!!

Sou novato nos overclocks da vida e por isso faço algumas perguntas que para muitos poderão parecer ridículas. Vamos lá.

Primeiro a minha máquina:

A. P4 Intel 3.2 GHz - Hyperthreading 800 FSB
B. 2 GB de memória Dual Channel
C. 4 HDs ligados em dois RAIDS (1 SATA 150 e outro IDE 133) e mais 1 extra (total 5 HDs)
D. 1 Gravador de DVD, 1 Gravador de CD e 1 leitor de DVD
E. Placa de TV, placa RAID e uma AGP 4x

O motherboard é o Gigabyte GA8 IK1100

explicado este "modesto" sistema (preciso dele exactamente assim como está) estou a ter o seguinte problema.

1. O ruído tem me deixado louco
2. o aquecimento também

Para tentar melhorar o ruído coloquei uma fonte Zalman e uma ventoinha Zalman para o processador. A fonte ajudou, mas a ventoinha não é suficiente para arrefecer o P4 no meu computador. Voltei a colocar a porcaria da ventoinha barulhenta da Intel.

Com a caixa fechada em repouso, a CPU fica em 41 graus e vai a 63 graus quando coloco-a a trabalhar. Com a caixa aberta em repouso ela fica em 29 graus e em trabalho vai a 42. Portanto existe uma grande diferença entre a caixa aberta e fechada.

O QUE EU FIZ PARA TENTAR RESOLVER O PROBLEMA
DA TEMPERATURA

1. Experimentei ligar a ventoinha que estava na caixa mas não fez qualquer diferença.
2. diminuí a voltagem do core de 1.55V para 1.3 e a temperatura caiu quase 6 graus! Deu certo.

Então, pergunto várias coisas.

1. Sem usar sistema de arrefecimento por água, o que posso fazer para diminuir mais a temperatura do sistema com a caixa fechada?

2. Excepto o Motherboard monitor que sempre dá crash no windows, que outro programa posso usar para monitorizar as temperaturas da CPU?

3. Qual a faixa de voltagem do core do P4 a 3.2 GHZ e qual a faixa de temperaturas que posso trabalhar?

4. Vale a pena comprar aqueles painéis ao estilo do Vantec, para controlo das temperaturas/ventoinhas da máquina?

5. fora a tanga dos fabricantes, o que realmente funciona na prática para arrefecer e reduzir o ruído?

obrigado e aguardo as vossas respostas!
============
"If you want a Microsoft product that doesn't suck, wait for the day they make vacuum cleaners."
mikelima
Novato
Novato

Registado: Segunda Jan 05, 2004 19:17

Mensagempor Speed Dragon » Segunda Jan 05, 2004 21:26

1º Talvez um cooler novo, tipo SLK900U .... com uma FAN.

2º Não sei :(, bios + 4ºC no processador, pelo menos no meu é assim quando entra para o windows ;)

3º Isso varia de processador apra processador, o core n sei, as temps ... 40/60.

4º Depende, se tiveres muitas ventoinhas na caixa, sim.

5º A uma cena k absorve o ruido para por na caixa, e refregiração a agua compensa :D e agora já e´mais barato.
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor oc_nightmare » Segunda Jan 05, 2004 23:04

qual é a temperatura dentro da caixa?
cascade in developement
oc_nightmare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jul 24, 2002 14:21

Mensagempor bcunha » Terça Jan 06, 2004 13:09

Por o que descreves o problema pareçe ser mais da caixa que não tem um fluxo de ar muito famoso. Como tens 4 discos e estes aqueçem bem, o que tens para sacar o aquecimentos dos discos ? Outra coisa, o ar quente sobe, o que tens no topo da caixa ? Ajuda ter umas fans de lado/trás ou em baixo a pôr ar na caixa e outras no topo a sacar o ar quente. Existem fans de 120 que fazem uma boa circulação de ar e ruido muito baixo.

E porque n queres WC ?

Cmps.
AMD64 2800+ || ASUS A8V || 2x256 OCZ 3500 || ATI 9800SE 128MB @ 9800XT || 2xSeagate 7200 80 GB sata Raid 0 || Sony DRU-500A || LG 1710S Adoro o cheiro de napalm por a manhã.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Mensagempor mikelima » Terça Jan 06, 2004 16:30

Realmente a caixa está com má circulação. Ela é uma caixa comum. Os discos estão na parte inferior direita (olhando pelo lado esquerdo), a fonte está no canto superior esquerdo e os CDs/DVDs do lado superior direito.

Água é para peixe e não ia ficar tranquilo imaginando uma mangueira daquelas a vazar e a casa arder.

Liguei o fan da caixa e não adiantou nada. zero.

Como posso arrefecer os discos?

cumps.
============
"If you want a Microsoft product that doesn't suck, wait for the day they make vacuum cleaners."
mikelima
Novato
Novato

Registado: Segunda Jan 05, 2004 19:17

Mensagempor hlagido » Quarta Jan 07, 2004 11:58

Para já os discos devem estar separados entre si de modo à não aquecerem entre si. Podes comprar coolers para os discos.
A64 3000+ Venice (2268 MHz)
A8N-E; 2*512 G-Skill; 6600 Silencer