Peço ajuda aos Gurus do Overclock para um novato nisto :)

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Peço ajuda aos Gurus do Overclock para um novato nisto :)

Mensagempor cabaptista » Quinta Jan 10, 2008 17:33

Boas Pessoal,

Recentemente decidi mudar o meu computador pessoal, substituindo alguns componentes que eu achei fundamental para o seu bom funcionamento (para jogos essencialmente).
ehehehehehehe

Então cá vai disto:
- Fonte de alimentação Gigabyte ODIN GT de 800 watts;
- Motherboard "Gigabyte P35C-DS3R" revisão 2.0;
- CPU Intel E6300 a 1.86 (o processador já tinha);
- Cooler da CoolMaster GEMINI II para CPU e RAM;
- HeatSync da Asaka para a RAM;
- 4GB de RAM Kingston DDR2 PC6400;
- Placa gráfica ATI HD 3850;
- Disco SATA 2 de 250GB;

Temperaturas:
- Motherboard a 31º;
- CPU a 25º;
- RAM a 33º;
- HDD a 36º;
- ATI a 43º;

Tenho coolers por todo o lado (CPU, RAM, ventoinha externa na tower).

A questão é que agora que tenho estes componentes todos, gostaria de os afinar de modo a ter um bom PC e a funcionar sem problemas mas rápido. :)

Mas como faze-lo ? Já vi neste forum e até noutros tópicos, como por exemplo colocar um CPU Intel E6300 de 1.86 a 3.0Mhz. É mesmo possivel ? Mas como faze-lo ?

O que vos pedia era se possivel, me indicassem dicas, guias, ajudas de como afinar o meu PC, pois este forum tem muita coisa, e eu estou um pouco perdido.
Que testes devo fazer ? Que programas utilizar ? Altero tudo pela BIOS ?
E firmwares ? Devo actualizar ?
Preciso da vossa orientação.

Obrigado desde já pelas ajudas que possa ter.

Nota:
Fiz um teste com o CrystalMark 2004R2 e os resultados foram:
CrystalMark 103659
ALU 14372
FPU 17072
MEM 11432
HDD 8577
GDI 9347
DirectDraw 2549
OpenGL 40310

Parece-me que o score é muito baixo (no ranking do site fiquei em 9857).
Gostaria de subir alguns lugares. ;)
Editado pela última vez por cabaptista em Sexta Jan 11, 2008 12:06, num total de 1 vez.
cabaptista
Novato
Novato

Registado: Terça Jan 08, 2008 18:04

Mensagempor santalico » Quinta Jan 10, 2008 17:49

Rapaz, visto estares a iniciar.te e teres muito para aprender, nos 8 topicos inamoviveis existentes na pagina anterior estão grande parte das respostas as tuas perguntas.

Aqui vais poder esclarecer problemas que te vao surgindo mas quanto a parte de iniciacao convem leres para entrares no assunto.
santalico
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 16, 2005 22:32

Mensagempor cabaptista » Quinta Jan 10, 2008 17:53

Ok,

Vou começar por aí e depois vou referindo aqui no tópico todos os passos realizados e as dúvidas que tenho.

Obrigado.
cabaptista
Novato
Novato

Mensagempor Hartsock » Quinta Jan 10, 2008 18:00

Corre o 3dmark 06 para sabermos mais ou menos quanto fazes.....
Acho que para o teu sistema, deves fazer 6000/7000 ou á volta disso...

depois sacas um programa tipo RivaTuner ou Atitools (deste ultimo não te posso dar opinião)
Vais aumentando os mhz´s da gráfica, se não me engano essa gráfica com OC podem passar os clocks da hd3870...

Depois experimentas o CPU, que é bem divertido, mas deves 1º po-lo a 2.0 depois a 2.2, 2.4, etc...até veres onde ele continua estável (para ir aos 3.0 quase de certeza que tens de mecher no vCore)

Para aumentar a frequencia, basta aumentares o FSB, por exemplo no meu caso tinha 8x333 = 2660Mhz 8 é o multiplicador e o 333 é o FSB, como todos os processadores actuais têm o multiplicador bloqueado, vais ter de aumentar o FSB ...
Eu pus assim: 8x375 = 3000Mhz
E assim o meu CPU passou de 2.66 para 3.00Ghz

O teu CPU é 7x265 = 1855mhz

Para 2.0 é 7x286

Para 2.4 7x343

Para 2.6 7x371

Para 2.8 7x400

Para 3.0 7x429

Boa Sorte

Cump´s
Intel Core 2 Duo - E6750 @ 3.0ghz
EVGA nforce 650i Ultra
2x1Gb Team Elite DDR2 Dual Channel 800mhz
XFX Geforce 8800GT OC 512mb
Seagate 250gb Single Plate
LC Power 550W Super Silent
Hartsock
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Nov 28, 2006 21:08

Mensagempor santalico » Quinta Jan 10, 2008 18:38

De modo simples foi explicado. Mas ao leres e toamres conehecimentos sobre a materia vais ver que nao e tao simples pois vais ter que ter smp em atencao as temperaturas do sistema, estabilidade (realizando testes intensivos as memorias e CPU), vCore e vDimm para a estabilizaçao, proprios limites que o teu sistema te vai criar, ETC...

Lembrar que OC vai tirar algum tempo de vida aos teus componentes.. se queres fazer um OC para o dia-a-dia aconselho.te a nao te esticares muito.

Já o OC da gráfica, tens de ter smp em atencao as temps mas tens de rular algum prog que a meta em 'full' como o caso de jogares algum jogo que te 'puxe' pla grafica.

Mais uma vez te aconselho a entrares dentro do assunto.

cumprimentos
santalico
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 16, 2005 22:32

Mensagempor tntnt » Sexta Jan 11, 2008 2:57

Não é assim tão simples!
Não é só aumentar o FSB. A RAM tem de acompanhar o processo, diminuindo a frequência.
Tem que se ter em atenção também as voltagens e as temps.

Mas vai lendo! Alguma dúvida, posta!

cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Re: Peço ajuda aos Rookies do Overclock para um novato nisto

Mensagempor Fresh_fruit » Sexta Jan 11, 2008 9:24

cabaptista Escreveu:Peço ajuda aos Rookies do Overclock para um novato nisto :)

Rookie = Novato .

Nao resisti ehehe ...

O resto está explicado nos inamovíveis.
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor cabaptista » Sexta Jan 11, 2008 12:02

Ok Fresh_fruit, engano meu.

Pessoal, ontem fiz a minha primeira alteração ao CPU, pq na minha motherboard o multiplier estava a 6x e o FSB a 200Mhz. Já vinha assim de fábrica.
Mudei o multiplier para 7x e o FSB para 266Mhz, o que na prática não mudou nada em termos de overclocking.
A questão era que quando eu corria o CPUID da Crystal, ele dizia-me que tinha o overclock a -14,87% e agora está a 0%, ou seja agora sim o CPU está a correr normalmente sem overclocking é verdade mas sem perda de performance.

A seguir fiz um teste no CrystalMark, ao ALU e FPU do CPU e os resultados foram os seguintes:
Novo
ALU, 14732 (Antigo), 20459 (Novo)
FPU, 17072 (Antigo), 23804 (Novo)

Acho que para começo não é nada mau. :)

As temperaturas estão neste momento:
Motherboard = 40º
CPU = 27º

Agora estava a pensar em seguir os passos descritos pelo Hartsock para aumentar o Clock do CPU mas o santalico diz que tenho de mexer no vCore e vDIMM para a estabilização, mas em que proporções e quando ? Podem-me dar alguns exemplos como interagir com a mudança do Clock do CPU e o vCore e vDIMM.
Depois, quais os melhores programas para stressar o CPU e a RAM ?
Para medir as Temp. tenho o Speedfan e o Core Temp. Para ver o clock do CPU tenho o CrystalCPUID.

E obrigado pelas ajudas até agora.

Nota: Hartsock, tinhas razão, o 3DMark06 deu o resultado de 6186. Obrigado.
cabaptista
Novato
Novato

Mensagempor lucky » Sexta Jan 11, 2008 12:46

...repetida...
Editado pela última vez por lucky em Sexta Jan 11, 2008 12:59, num total de 1 vez.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor lucky » Sexta Jan 11, 2008 12:58

Como o tntnt referiu muito bem, overclock não é só aumentar as frequências e as voltagens que fica tudo bem, isso é o que eu apelido de "overclock à bruta", primeiro que tudo tens de tomar as devidas precauções em relação a alguns settings do BIOS de modo a evitar eventuais percas de estabilidade, em especial as seguintes:

(Plagiado do Lasac :mrgreen: )
Overclock:

Antes de começar, mal entrem na bios, devem carregar em CTRL + F1 para desbloquear opções avançadas que estão escondidas, como timings das memórias por exemplo.

Como as imagens falam por si, deixo aqui umas pics da bios editadas:

Advanced BIOS Features:
Imagem
Desactivar aquelas 5 opções. São opções que só servem para sobrecarregar o chipset.
Fica mais estável com fsb's elevados.

Integrated Peripherals:
Imagem
Aqui basta desactivar o Legacy USB Storage Detect.

MB Intelligent Tweaker (M.I.T.):
Imagem

Nesta última imagem os timings e vdimm são os apropriados às memórias dele e não às tuas, deves colocar os valores de origem das tuas memórias que deverão ser provavelmente 5-5-5-15 ao invés dos 4-4-4-12 que estão nesta última imagem e no DIMM OverVoltage Control deve ficar em default (1.8v) se as tuas memórias funcionarem a esta voltagem (tens de ver nas especificações delas qual é a voltagem a funcionam de origem), se funcionarem a 1.9v colocas +0.1v, se funcionarem a 2.0v colocas +0.2v e assim por diante.

Depois vais aqui:
Imagem

Colocas o PCI Express Frequency (Mhz) a 100Mhz como na imagem.
Colocas o System Memory Multiplier a 2.00 como na imagem, isto garante que a frequência das memórias fica a trabalhar 1:1 com o fsb ou seja em default vão ficar a 266Mhz (DDR533), a partir daqui vais aumentando o valor do CPU Host Frequency (Mhz) que é na prática o fsb, é este valor que multiplicado pelo valor 7x do multiplicador do teu CPU que te vai dar a frequência final do mesmo. Convém ir aumentando pouco a pouco e ir testando se está estável e se o sistema não está a ter comportamentos anormais como reboots etc. Por norma, para quem está a começar o melhor é ir apalpar o terreno nas primeiras vezes e aumentar cerca de 5/10Mhz de cada vez no fsb.

Depois disto tudo, a partir dos 350-400fsb convém ires testanto mais profundamente a estabilidade com programas específicos como o ORTHOS especialmente para o processador, utiliza a opção Small FFTs e coloca prioridade 10 (o máx) e corre durante uns 30m mais ou menos para ver se não dá erros e o memtest86+ para testares se as memórias se estão a aguentar também (este podes fazer apenas acima dos 400fsb pois as memórias até aos 400fsb vão estar a trabalhar a um frequência inferior à de origem).

Qualquer coisa é só dizer. Força nisso! ;)
Imagem

Mensagempor cabaptista » Sexta Jan 11, 2008 15:37

lucky,

Muito obrigado pelas dicas.
Vou experimentar o que disseste no PC e assim que tiver resultados, aviso-vos.

Mais uma vez, obrigado a todos.
cabaptista
Novato
Novato

Mensagempor cabaptista » Segunda Jan 14, 2008 17:28

Pessoal,

Cá estou eu de volta com mais novidades e dúvidas.

Tive a bulir durante o fim de semana na máquina e agora quero instalar-lhe três novas ventoinhas para arrefecer o PC. :)

Segui as instruções do lucky o que Plagiou do Lasac e mudei as várias opções da BIOS com aparente sucesso (a minha RAM é de 5-5-5-18) ;)

Testei com o MemTest e o CPU ainda sem as 3 novas ventoinhas foi até aos 53º.
Acham que é uma temp. muito alta ?

Tb tentei fazer overclock à ATI HD 3850 com o CCC da ATI mas sem efeito.
Aliás agora a placa dá no windows leituras erradas do cpu e memory core.
Tenho de instalar de novo o windows e experimentar com o ATI Tray Tools.
Valores originais da minha ATI:
CPU Core = 699
Memory Core = 829

Tentei ir até aos 759 no CPU e ele passou mas quando entrei na Memória fui até aos 1064 e ele aí atingiu 90º de temp. e acabou por ir abaixo. Agora, a minha questão é:
Posso ir até estes valores mas aumentando a voltagem ? Eu tentei fazer isso mas não surtiu efeito. Acho este ponto importante, pq nos testes de desempenho a placa gráfica está uns furos abaixo do esperado. Como posso proceder aqui ?

Quando ao CPU, neste momento está nos 2.4 e estável.

Obrigado.
cabaptista
Novato
Novato

Mensagempor lucky » Segunda Jan 14, 2008 18:14

Não precisas instalar novamente o Windows por causa da placa, deverá ser suficiente desinstalar os drivers ATI e voltar a instalar, mas não instales por cima dos que lá tens, tens mesmo de os desinstalar primeiro.

Em realação ao desempenho, talves o processador te esteja a limitar um bocadinho o desempenho ainda, experimenta pô-lo nos 2.8Ghz para ver se as melhorias são significativas, e assim ficarias com as memórias a 800Mhz também, é um conjunto de coisas que poderão ter preponderência na performace final.
Imagem

Mensagempor cabaptista » Quarta Jan 16, 2008 10:32

Boas pessoal,

Ponto de situação.

- CPU a 2.8Ghz
- DRAM a 400Mhz
- FSB:DRAM a 1:1

Até agora o sistema está estável, tenho 4 ventoinhas, duas S-FLEX no CPU ligadas mais ou menos a 1450RPM e mais duas para extração do ar ligadas mais ou menos entre 1600RPM e 1800RPM (Ainda consigo incluir mais duas no SYS FAN).

Estou a fazer o stress test ao CPU e à RAM com o ORTHOS à várias horas e os resultados são:

Temperatura Normal do CPU: Entre os 20º e 25º
Temperatura em Stress do CPU: Entre os 45º e 50º
A temperatura da Motherboard fica entre os 35º e 40º em stress.

Que acham destes valores ?
É que estamos em pleno inverno e está muito frio. E quando chegar o verão ?

Um colega meu disse-me que agora necessito de provocar fluxo de ar contínuo dentro da caixa do PC com a introdução de duas ventoinhas de 8mm ou uma de 12mm na parte da frente do PC para a entrada de ar e respectiva circulação. Acham isto correcto ? Conselhos ?

Obrigado por tudo.
cabaptista
Novato
Novato

Mensagempor lucky » Quarta Jan 16, 2008 13:14

Está bom assim, um overclock decente embora ainda tenhas margem para mais, as temperaturas também estão boas, vai-se aguentar no Verão concerteza abaixo dos 60º que é o que importa.

Uma ventoinha na frontal a puxar ar do exterior é uma boa ideia, ajuda a provocar o fluxo e melhora as temperaturas, mas para isso tens de ter tudo bem arrumado para não interferir no fluxo, arruma bem os cabos a afins para não ficarem na trajectória.
Imagem

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes