Boas,
As minhas considerações:
1. Mudar de um PII 300 para um Athlon 1800+ ou um Pentium IV a 2 GHz nota-se de certeza!!
2. Ainda muitos Pc's de hoje em dia vêm com SDRAM - é verdade que é para poupar dinheiro, mas o meu PC do trabalho é um IBM P IV a 1.6 GHz (e rola muito bem).
3. Eu próprio tive muito tempo uma Asus a7v133 com SDRAM e com um Athlon 1700+ (como é óbvio, notei muito mais a diferença de cpu - mudei de um Tbird 1.33 - do que a diferença de memória - quando passei para DDR, mal notei, e eu costumo fazer VCD's a partir de dvd's)
4. Aceito muito melhor o argumento que uma board com SDRAM hoje em dia não tem a qualidade necessária - por isso mudei para a minha board actual, que de facto já não tem suporte SDRAM
Mas sei que as boards Ecs têm boa reputação de estabilidade e se de facto o meu amigo não quiser trocar de ram, é uma hipótese viavel. Note-se que ele apenas usa o PC para web e pequenos trabalhos - que, como é óbvio, já não rolam com um P II 300.
Eu no meu PC tenho ram DDR porque de facto tem mais "bandwith" e sobretudo faz overclock muito melhor - e é o standard actual.