Preciso de ajuda overclock a um P4 3.00ghz

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Preciso de ajuda overclock a um P4 3.00ghz

Mensagempor cubernix » Sexta Fev 06, 2009 17:12

Tenho m P4 3.ooghz e tenho este cooler ARCTIC COOLING ALPINE 7

Application:
All Intel Celeron D
Intel Pentium 4 up to 650
Intel Pentium D up to 940
All Intel Core 2 Duo
All AMD Sempron, Athlon 64 and
Athlon 64 X2 (Socket 754, 939, AM2)
All AMD Opteron

Heat Sink: 78(L) x 98(W) x 56(H) mm
Fan: 113(L) x 101(W) x 47.2(H) mm
Overall Dimension: 113(L) x 101(W) x 91.7(H) mm
Rated Fan Speed: 900 - 2000 RPM (controlled by PWM signal)
Power Consumption: 0.15 Amp.
Air Flow: 36 CFM / 62 m3/h
Weight: 486 g
Noise Level: 0.6 Sone
Thermal Resistance: 0.26°C/Watt
Thermal Interface Material: Pre-applied MX-1 Paste

e a motherboard é uma asus p4v800-x
Posso fazer um clockzito sem correr risco? se sim como?!
cubernix
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Out 31, 2008 15:08

OC

Mensagempor sniperista » Sexta Fev 06, 2009 22:54

Boas, eu tenho exatamente o mesmo processador que tu e já o consegui por a 3.6 GHZ estável com o cooler de origem numa motherboard Asrock P4i65G.
Para o OC vais à BIOS e lá vais aumentando o FSB aos poucos e depois testas com aplicações pesadas (tipo jogos) para ver se o sistema está estável.
Tem em atenção que se a RAM estiver e funcionar em 1:1 com o FSB o desempenho é maior mas o risco de queimar tambem.
sniperista
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Jan 18, 2009 16:15

Mensagempor sniperista » Sexta Fev 06, 2009 22:59

E não te esqueças de monitorizar a temperatura... pois valores muito altos (para esse processador julgo que um valor alto seja de 80ºC em Full Load).
Para combateres este precalço usa uma boa massa termica e é bom que a caixa tenha boa ventilação (ventoinhas frontais a meter ar e as traseiras a tirar ar).
sniperista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor HidEaL » Sábado Fev 07, 2009 13:54

sniperista, isso é tudo muito certo, mas a tua Asrock tem agp/pci lock. A P4V800-X do cubernix não tem... E se não sabem do que estou a falar, é melhor lerem um pouco :wink:

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Overclock

Mensagempor sniperista » Sábado Fev 07, 2009 17:29

Sim, nesse aspecto tens razão... o facto de ao subir o FSB não subir o clock do AGP é uma vantagem das Asrock... mas não creio que isso tenha muita influencia na estabilidade do sistema...
Mesmo na motherboard dele (P4V800-X), e com o cooler que ele tem acredito que o sistema seja estável até 3.4GHZ - 3.6GHZ
sniperista
Aprendiz
Aprendiz

Re: Overclock

Mensagempor PsicoPete » Sábado Fev 07, 2009 17:43

sniperista Escreveu:Sim, nesse aspecto tens razão... o facto de ao subir o FSB não subir o clock do AGP é uma vantagem das Asrock... mas não creio que isso tenha muita influencia na estabilidade do sistema...
Mesmo na motherboard dele (P4V800-X), e com o cooler que ele tem acredito que o sistema seja estável até 3.4GHZ - 3.6GHZ

Até pode estar estável a essas velocidades (o que dúvido) mas não esperes que dure muito...

Elevares a frequência do bus AGP/PCI vai fazer com que até os discos (se forem S-ATA) trabalhem com uma frequência maior do que a devida o que vai provocar erros de escrita/leitura com mais facilidade e consequente instabilidade do SO.

É ver os BSOD a aparecerem até teres de formatar isso tudo.
Falo por experiência própria.

BTW sniperista o AGP/PCI lock não é exclusivo das Asrock. :wink:

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor skyruner » Domingo Fev 08, 2009 4:12

sniperista Escreveu:Sim, nesse aspecto tens razão... o facto de ao subir o FSB não subir o clock do AGP é uma vantagem das Asrock... mas não creio que isso tenha muita influencia na estabilidade do sistema...
Das ASRock não, mas sim de qualquer board com chip/BIOS decente.

O problema da P4V800-X é ter chip7 VIA.

Se tivesses uma ASRock, tipo uma P4V88 também vias que tens nada disso.

Seja como for, de facto, mesmo sem lock, consegues algum OC, mas não é de todo aconselhável.
Com o meu P4 1.7 umas PC-3200 não consigo passar dos 2GHz, ao contrário do que fazia com o mesmo CPU e umas memória PC133.

PsicoPete Escreveu:

Até pode estar estável a essas velocidades (o que dúvido) mas não esperes que dure muito...
Olha que até é capaz de andar bem.
Um amigo meu tinha uma board VIA sem lock, e o 2.53GHz dava 3GHz sem espiga.

Mas não é de todo aconselhável.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante