1º OC com AMD3000+ venice e DFI Lanparty nF4 Ultra-D

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor kelsinni » Quarta Ago 12, 2009 13:34

Boas novamente...
relativamente às mems, já que à partida sei +- qual o "limite" do FSB, (os tais 275Mhz com 1,5v no Vcore) o que posso fazer agora dado que a RAM DIV está nos 133Mhz 2/3, (freq. das mems anda perto dos 185Mhz) para tentar coloca-las perto dos 200Mhz que é a freq. original delas.

Devo mexer no vDIMM e subir um pco mais que os 2,6v que está actualmente?
E quanto ao HTT? Está a 825Mhz (3x LDT * 275 FSB) há alguma forma de conseguir colocar o HTT mais perto dos 1000Mhz?

Com a versão da Bios que tenho (a última), o LDT só me permite as opçoes de x3 ou x4 (para este caso), sabes se há alguma versão que possibilite por ex. um mult. de 3,5x no LDT? pois desta forma já andava mais perto dos 1000Mhz (x3.5 * 275 = 962.5)

Obrg

Cumps
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Abr 28, 2005 16:41

Mensagempor lucky » Quarta Ago 12, 2009 14:44

O LDT não permite divisores intermédios, só mesmo os standard 3x, 4x, 5x

O limite que tens neste momento é quase de certeza o processador, e portanto podes tentar algumas coisas, depende do que as tuas memórias permitirem:

- por exemplo, baixas o HT para 240, colocas o divisor das memórias a DDR-333 (166), e na prátîca as memórias irão ficar a DDR-400, depois vais subindo o HT e testas a estabilidade das memórias com o memtest86+, vais subindo o HT até chegares ao limite das memórias, podes aumentar ligeiramente o vdimm mas por segurança não ultrapasses os 2.8v e convém teres dissipação activa para elas não aquecerem muito, podes tambem relaxar os timings, e dessa maneira tens mais margem de manobra antes de teres de aumentar o vdimm, não esquecer que frequências altas e timings relaxados não são na maioria das vezes as melhores opções, convém depois fazeres uns testes de largura de banda com o Everest e/ou o Sandra para veres o que te dá melhores resultados.

- depois de descobrires o máximo que as tuas memórias dão, então pode-se ver uma solução para teres o HTT mais perto dos 1000, mudando o HT, o multi do cpu e o divisor das mems de modo a enquadrar todos os elementos nos melhores valores possíveis
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor kelsinni » Quinta Ago 13, 2009 16:58

Boas...
Ok, entao o LDT terá que ser x3 ou x4
Relativamente às memórias, as minhas são estas:
2x512Mb OCZ DDR400 PC3200 Performance Series Dual CH 2-3-3-6
Imagem
Imagem

Não sei o que posso "puxar" por elas pois nunca me meti a mexer em timmings nem mto menos em vDIMM's. Achas que não há problem se eventualmente precisar de ir até aos 2,8v de vDIMM? importa tb referir que tenho 2 Noiseblocker 120mm intake e 1 Thermaltake 120mm extract, por isso penso que não devo ter grandes problemas de refrigeração das mems e tb porque as mesmas dissipadores.
Conheces estas mems?

Para já enquanto os dias tiverem assim tão quentes e com estas temperaturas não me vou por a inventar mto com isto. Vou também mudar a minha massa termica AS5 do CPU que ja tem uns "mesitos valentes".
Quando tiver mais novidades depois digo...

Outra coisa. Tou tb a pensar em substituir o cooler do chipset. Este faz mto barulho qdo as temps começam a subir um pco.
Pelas reviews que li acerca disso, um dos mais indicados é este da EVERCOOL:
http://www.evercool.com.tw/products/vc_re.htm
Imagem
Imagem

REVIEW:
http://hothardware.com/cs/forums/t/33953.aspx

Qual a tua opinião?

Obrg ;)

Cumps
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor lucky » Segunda Ago 17, 2009 10:01

Não conheço essas memórias, não faço ideia do que são capazes mas ir até aos 2.8v no vdimm deverá ser seguro desde que elas não aqueçam , como já referi anteriomente devem ter refrigeração activa, não só a caixa mas também uma ventoinha a apontar para as memórias...
De resto, antes de mexer nas voltagens verificas qual o máximo que elas dão até ficarem instáveis.

Esse cooler para o chipset parece ser bom mas não acho que seja muito silencioso... tens alguns coolers de chipset passivos que podes ponderar utilizar, como os da Zalman, tens o ZM-NB47J que é excelente:

www.zalman.co.kr/ENG/product/Product_Read.asp?idx=131

Que apesar de passivo oferece melhor performance do que muitos que têm ventoinha, desde claro que a caixa tenha uma boa dissipação.
Imagem

Mensagempor kelsinni » Segunda Ago 17, 2009 20:23

Boas...
relativamente às mems nao tenho nenhuma ventoinha a mandar ar directamente p elas...
apesar da minha caixa ser bastante ampla (Thermaltake Armor), e como ja referi ter 2 Noiseblocker XL 120mm a Intake, o meu receio ao mexer no vDimm é mmo fritar as mems LOL mas isso depois logo se vê :)

Quanto ao cooler do chipset, o problema desse Zalman é ser mto alto e nao dar p colocar por causa do slot PciExp estar memo por cima dele. Mesmo mudando a grafica de slot nao tenho bem a certeza que dê para colocar esse Zalman...
Mas tambem esse EVERCOOL não o encontro à venda aqui em Portugal em parte nenhuma, mesmo o representante da deles em portugal nao tem esse modelo LOL portanto se calhar o mais certo é mmo mudar a massa termica do chipset e ficar com o mesmo se nao arranjar outra alternativa...

Vamos la ver o k se consegue arranjar...ja agora, aceitam.se dicas ;)

Obrg :)

Cumps
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor lucky » Terça Ago 18, 2009 16:16

Tens este da Thermaltigth, mas ainda custa uns 20€:

www.thermalright.com/new_a_page/product ... 5_sli.html

Tens aqui a lista de motherbords compatíveis, a tua está lá:

http://www.thermalright.com/new_a_page/ ... 05_mcl.htm
Imagem

Mensagempor kelsinni » Terça Ago 18, 2009 17:33

Pois...esse tb ja tinha visto e parece.me ser realmente mto bom mas ainda são 20€ por um cooler de chipset...é k o da evercool ou mesmo o zalman ficavam por menos de metade deste :( e como o meu sistema ja nao é dos "mais recentes" :)

Relativamente ao cooler tenho de investigar de o tal ZAlman com a altura que tem nao irá implicar com a grafica ou ver se arranjo o tal EVERCOOL num site estrangeiro a um preço que compense senão a solução nesta questão irá passar por substituir a massa termica (que nunca foi mudada :oops: ) e continuar com este cooler.

Se me sair o euromilhoes esta semana, mudo mesmo de de PC LOL

:D
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor HidEaL » Segunda Ago 24, 2009 0:12

O cooler para chipset que o lucky recomendou é precisamente o que uso na minha Ultra-D, e vale todos os 20€ que custa. até mesmo pela implicação que (não) tem com a gráfica. O sistema pode não ser recente, mas a mim pelo menos dá-me jeito ainda ter a DFI a bombar :P Material bom é pra manter!

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor kelsinni » Segunda Ago 24, 2009 12:33

Boas amigo HidEaL...
sem dúvida que esse cooler é dos meus preferidos tb...
nao só por ser passivo e pk já tenho barunho demais no meu sistema, principalmente agora que mudei de grafica para uma 9800gt da gigabyte c tras cooler com fan e como ja referi, com estes dias de calor o cooler do chipset sempre a bombar ao maximo...

Mesmo que eventualmente queira por mais uma grafica para SLI esse cooler não irá interferir?

Obrg ;)

Cumps
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor HidEaL » Segunda Ago 24, 2009 13:39

Boas ;) No que diz respeito 1 gráfica a interferir com o cooler, acho que não, porque podes posicionar o cooler de várias formas. Na opção SLI continuo a achar que é possível que não interfira, mas não garanto, por causa do comprimento das placas.
De qualquer forma, como deves calcular, um arranjo SLI no teu sistema acaba por ficar um "bocadinho"... Limitado. Tanto pelo CPU como pela largura de banda dos slots PCI-e (a menos que estejas a ponderar a mod física, tanto quanto me lembro era a melhor - e única - maneira de obter PCI-e x8/x8. Prata líquida ou tinta condutora ftw! lol)...

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor kelsinni » Segunda Ago 24, 2009 17:56

Pois...
à partida o SLI está fora de questao mesmo pela "deficiencia" do meu sistema :)

DE qualquer formma vou tentar ver se arranjo um cooler desses ai no ebay ou noutro sitio qquer em 2ª mao mais baratucho...:)

Tou farto deste zumbido :)

Obrg

Cumps
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor kelsinni » Domingo Ago 30, 2009 22:15

Boas...
segui o conselho aqui do amigo lucky e hoje troquei o stock cooler do chipset da minha board por um Zalman ZM-NB47J
Imagem

Não sei se eventualmente a massa termica que coloquei (AS5) ainda se está a "acomodar" ao lugar mas com as 2 fans que tenho em intake no max a temp. do chipset ronda os 49º-51º :( o que +- o que estava anteriormente com o stock cooler e que já quase que não tinha massa termica nenhuma?

Sei que tem estado mto calor estes ultimos dias mas acham normal estas temps?
Não sei também se a forma como o coloquei poderá ter algo a ver, pois eu coloquei-o como está em baixo na pic e secalhar deveria te-lo colocado com as faces mais largas dos "pinos" do cooler viradas para onde vem o ar frio das fans...
Imagem

Alguém já montou algum cooler destes ou pode dar ai umas dicas?

Obrg

Cumps
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Gs » Terça Set 15, 2009 19:01

kelsinni Escreveu:Boas...
segui o conselho aqui do amigo lucky e hoje troquei o stock cooler do chipset da minha board por um Zalman ZM-NB47J
Imagem

Não sei se eventualmente a massa termica que coloquei (AS5) ainda se está a "acomodar" ao lugar mas com as 2 fans que tenho em intake no max a temp. do chipset ronda os 49º-51º :( o que +- o que estava anteriormente com o stock cooler e que já quase que não tinha massa termica nenhuma?

Sei que tem estado mto calor estes ultimos dias mas acham normal estas temps?
Não sei também se a forma como o coloquei poderá ter algo a ver, pois eu coloquei-o como está em baixo na pic e secalhar deveria te-lo colocado com as faces mais largas dos "pinos" do cooler viradas para onde vem o ar frio das fans...
Imagem

Alguém já montou algum cooler destes ou pode dar ai umas dicas?

Obrg

Cumps

Boas já montei um e acho que nao faz grande diferença, mas nada como estares, mas realmente as temperaturas que se fazem sentir até eu com um bom cooler(tuniq tower 120) no cpu noto bem....

também nao te esquecas que se aplicas-te AS5 ela demora um tempo até ficares com as temperaturas mais baixas, cerca de 2 ou 3 dias e baixa-te uns 3 ou 4 graus.
Gs
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Mai 01, 2005 17:37

Anterior

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante