Memorias a 1066Mhz trabalham a 800Mhz

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Memorias a 1066Mhz trabalham a 800Mhz

Mensagempor Rx » Quinta Abr 08, 2010 10:36

Boas...
Sou novo no forum e peço desculpa se não estou a colocar este tópico no devido lugar...

Aqui vai...

Actualmente tenho a máquina que esta na assinatura, mas tenho um problema em mãos.

Comprei dois pentes DDR2 1066Mhz 4Gb (dual channel) e não sei como configurar a 1066Mhz... as ditas memórias estão sempre a 800Mhz...

já li as indiações que estão nas memorias e na board e nada, já fui a bios tentar alterar e parece que não estou a ter sucesso.

A Asus vem com o program AI SUITE mas tenho receio em alterar alguma coisa... pois não sou sabedor como vocês sobre estas coisas... até tenho o programa MEMSET 4.1 e acreditem que não sei como funcionar...

Como tal peço humildemente a vossa colaboração...

Obrigado
Asus Maximus II Formula
Intel Core 2 Duo E8600 3.33Ghz
Kingston DDR2 Hyper 1066MHZ 4GB dual channel
Asus ATI 4890 1GB
Sata II 500Gb
Fonte NOX 700W
Caixa NOX
Rx
Novato
Novato

Registado: Quinta Abr 08, 2010 10:19

Mensagempor skyruner » Quinta Abr 08, 2010 11:09

Se bem me lembro no BIOS, tens uma opção que diz "Extreme Tweaker" ou algo do género.
Aí deverás encontrar poder alterar a frequência das memórias.

Diga-se de passagem que isso, pouca ou nenhuma vantagem te trará.
Ter o FSB de 1:1 com as memórias é praticamente a mesma coisa que teres um divisor maior.

Passo a explicar.
O teu CPU tem um FSB QDR (Quad Data Rate), já a memória é DDR (Double Data Rate).
Para teres o CPU em sincronia com a memória (para comunicarem de forma a nenhum esperar pelo outro, e por conseguinte não perderes em desempenho), necessitas de ter as memórias a funcionar à mesma velocidade real do FSB.

Fazendo as contas:
FSB: 1333MHz/4 = 333MHz

Assim sendo, para manteres a sincronia, apenas necessitas de umas memórias PC2-5300 ou as chamadas DDR2-667 (667/2=333MHz).

Acima disso não vais ter grandes ganhos, se é que vais ter alguns. Quando disso acima de 1:1 é por exemplo ter a memória a trabalhar a uma frequência real superior a frequência real do FSB.
Depois outro contra em aumentares frequência das memórias, é que as latências também aumentam. Ou seja garantes que o CPU nunca espera pela memória, mas esta apesar de estar a trabalhar a uma frequência maior, apenas vai conseguir "tratar" da informação que chega do CPU.

Não sei se me fiz entender...
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor alr_tech » Quinta Abr 08, 2010 11:19

boas

ok....
a board suporta as mems, mas, tens de configurar na bios
os valores da freq., latências e vdim...

indica esse valor porque a bios está a ler valores standart de compatibilidade no SPD...

escolheste uma HiperX, que gostam de vdim...
se não estou em erro são estas: KHX8500D2K2/4G
Kingston Escreveu:Each module pair has been tested to run at DDR2- 1066MHz at a latency timing of 5-5-5-15 at 2.2V.
The SPD is programmed to JEDEC standard latency 800Mhz timing of 5-5-5-18 at 1.8V...
resumindo, para trabalhar como:
DDR2- 1066MHz (2x533);
latencias: 5-5-5-15
vdim - 2.2V
Código: Seleccionar todos
Timing   Definition    Abbreviations   What it does
5        CAS Latency   CL              Delay between activation of row and reading of row
5        RAS to CAS (or Row to Column Delay)   tRCD   Activates row
5        Row Precharge Delay  (or RAS Precharge Delay)   tRP/tRCP   Deactivates row
15       Row Active Delay (or RAS Active Delay, or time to ready)   tRA/tRD/tRAS   Number of clock cycles between activation and deactivation of row
1 (?)    Command Rate   CMD Rate   Delay between chip select and command

tb aconselho a aplicar uma das últimas bios..

há.. tb podem aquecer um bocadinho...
testa, pois podes necessitar de um fan a bombar em cima delas...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Rx » Sexta Abr 09, 2010 8:12

Agradecido pela ajuda....

Assim sendo, já que tenho o investimento feito, o que me aconselham fazer... por acaso ontem fui a bios e foi só alterar a frequência que a board reconheceu logo...(deu para tirar a curiosidade se funcionava ou não...e experimentar... admito que fiquei um bocado nervoso se iria estragar...) :)

Mas tenho andado a ler e gostava de fazer um pequeno overclock mas atraves da bios, a board asus trás uns programas para fazer over, como "EPU6, AI SUITE", mas pelo que li nos foruns da asus, parecem não ser muito fiáveis... e como tal gostava de aprender mais...até porque experimentei colocar a frequência das memorias pelo AI Suite e nada...

quais os conselhos que me dão para fazer um pequeno over, caros amigos... :o

o meu processador é Core 2 Duo E8600, mas futuramente parece que vou ter um "Core 2 Quad Q9650"...(o que não importava de adquirir, até porque o jogo que tenho que é o bad company 2 aconselham um core 2 quad...mas vamos ver

muito obrigado pela ajuda
Asus Maximus II Formula
Asus ATI 4890 1GB
Sata II 500Gb
Fonte NOX 700W
Caixa NOX
Rx
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Sexta Abr 09, 2010 8:54

boas

ainda agora estás a tentar saber como colocar as memórias a funcar e já falas em OC...

pois é, enquanto não souberes para que serve esses parâmetros todos da bios... não te safas...

verifica se o vdim subiu... 2,... V
porque senão pode, falhar em algum jogo...

outra estuda sobre OC... vê por aqui no forum dedicado ao OC... está um bocado antiquado, mas, ainda dá para entender os princípios...

depois de estudares (manual e site da ASUS) entenderás que o EPU é um módulo destinado à poupança de energia... e o AI suite, serve para fazer OC dinâmico...
e que estão dependentes um do outro..
aliás acho que ainda há um terceiro módulo...

mas, há muito tempo que não mexo nisso...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Rx » Sexta Abr 09, 2010 9:22

sim tens razão e peço desculpa pela minha arrogância ... :oops:

Mas irei fazer isso, estudar mais um bocado, mas gostava de experimentar... puxar um cadito pela máquina, nada de turbos.... :o

Tens alguma sugestão por onde começar... o forum é bastante util e tenho andado a ler, mas queria algo mais de concreto....

Mais uma vez obrigado
Asus Maximus II Formula
Asus ATI 4890 1GB
Sata II 500Gb
Fonte NOX 700W
Caixa NOX
Rx
Novato
Novato