por Kayn » Terça Set 21, 2004 14:54
ei... ke drama com ligacoes.
ligar ventoinhas a qualquer lado dentro da caixa nao tem nada que saber.
vou supor que tas no mesmo caso que eu: uma ventoinha, com o encaixe pra ligar a board, mas board sem mais encaixes pra ligar. Se nao for isto deve ser qq coisa semelhante.
Basicamente a tua fan deve ter 2 ou 3 fios. O 3o é o amarelo e pra ligares a ventoinha, vais ter ke o desprezar (é o fio ke conta as rpms da fan)
Os outros 2 sao um fio vermelho e um preto. O vermelho tem ke ser alimentado por 12V e o preto é o GND, ou seja, 0V pra ele.
Podes pegar numa das fichas ke sai da fonte e liga a um dos discos/leitores cd (as tais fixas molex), e fazer uma pekena derivacao dai pra tua ventoinha.
Diga-se que para uma ventoinha nao tem mal nenhum ter a ficha derivada e ligada mesmo assim ao disco. Mas n sei com quantas aguenta. A partida, o limite vai depender da potencia da fonte. Se tiveres uma de 500w tas a vontade... Mas suponho q 2 tambem aguente, como valor seguro, que o meu dissipador de disco tem 2 ventoinha e é feito pa ser ligado ao mesmo sitio do disco....
Bom, mas de volta à pratica:
Nessa ficha (molex) tem 4 fios. 2 pretos (0V), 1 amarelo (12V) e 1 vermelho (5V)
Pegas numa pinça fina (ou qq coisa fina, eu usei uma agulha) e da parte da frente da ficha ke liga ao disco desencaixas o ligador do fio amarelo e um dos fios pretos (qualquer um deles) do suporte de plastico.
Por esta altura deves ter 2 fios separados (amarelo e preto) do conector de plastico ke encaixa no disco.
basicamente tens q arranjar maneira de prender o fio vermelho da ventoinha ao conector de metal do fio amarelo do disco e o preto da ventoinha ao preto do conector de metal do fio preto do disco.
Sugestao: o conector de metal do fio amarelo ta apertado no fio. desapertao um bocadinho, metes o fio da ventoinha e apertas de novo com um alicate. Faz o mesmo pos pretos.
depois é so voltar a encaixar os conectores no suporte de plastico do conector do disco e ta feito.
Se fores habilidoso, em vez de ligares o fio preto directo ao fio preto, podes meter um interruptor a alternar o que liga ao fio preto (GND) da ventoinha entre 0 e 5V (o outro fio vermelho do molex).
A vantagem disto é ke em vez de alimentares a ventoinha com 12V, vai tar a alimentar com 7V, o que a poe a trabalhar a menos RPM e menos barulho, sem tar parada (a minha nem a ouço).
Mais uma coisa, este ultimo mod do interruptor é so pra ser usado com ventoinhas pas caixas ou outra coisa qq. NUNCA com a de processadores. Esses gajos akecem demais pra tar a cortar-lhe power.... Se alguem nao percebeu mas ta interessado em fazer isto, arranja-se com facilidade eskemas no google... Esse cabo da Revoltec ke aparece na 1a pagina do post e um bom exemplo desta derivacao.