Picos de temperatura de 5seg - como aconteceu isto?

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Picos de temperatura de 5seg - como aconteceu isto?

Mensagempor Geek » Sexta Out 01, 2004 22:35

Boas ppl tou com um problema.

Tenho o meu PC 24/365 ligado, pq tenho de fazer uploads diários para o servidor e backups. E graças ao ppl aqui do forum tenho excelentes temps agora ao contrário do que acontecia antes de descubrir este excelente fórum.

O problema estranho no mínimo é que nas ultimas 2 semanas tive 3 picos de cerca de 5 segundos com o cpu o MBM5 a dizer que tinha 99º de temp no cpu. Aparece o erro e depois de fazer ignorar ele volta ao normal poucos segundos depois. Tenho o webtemp instalado que comprova que no gráfico que esse erro ocorre num período curto de tempo (5-15 segundos) é como se fosse um pico de corrente.

Alguém já lhe aconteceu isto? De onde acham que vem o problema?
O transtorno que isto me causa, é que fico com uploads e backups a meio porque se não estiver no computador e não ignorar ele faz reboot e lá se vai o trabalhinho.

Abraços
Pentium 4 2.5Ghz, Motherboard ASUS P4S8X-X, 1Gb Ram, MSI FX5200, Western Digital 200Gb 8Mb Cache IDE, Western Digital 120Gb 8Mb Cache IDE, SB Audugy Platinium. Coolermaster Stacker, Zalman 7000B-CU
Geek
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 11, 2004 21:17

Mensagempor Kayn » Sábado Out 02, 2004 0:28

pode ser ke os teus sensores ja tenham visto melhores dias... tenta troca-los e ve se inda te da o mesmo problema...
Eu digo ke é um erro de leitura em qq lado...
um pico de corrente nao te fazia isso, axo eu. alias, se passasse corrente no processador que num espaco de 5seg o fizesse produzisse calor de 99 graus, ja tinhas tido barbkue de silicio a muito... :)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Geek » Sábado Out 02, 2004 0:58

Thanks Kyan será da board então? Como mudo os sensores, já que devem ser os da board? Só mudando de board né?

Eu sei que não é um pico de corrente, tenho uma fonte super estável (Enermax 475), que nem sequer mexe. Tenho tb ups. Só disse isto pq é mesmo um pico foi como comparação, é um pico de temperatura e depois volta tudo ao normal.

Entretanto mais uma questão, conhecem alguma UPS que faça safe shutdown ao PC quando falta a corrente e que tenha software que me grave as cenas se possivel? É que a minha já é antiga e não é suportada pelo XP sequer...

Cumps
Pentium 4 2.5Ghz, Motherboard ASUS P4S8X-X, 1Gb Ram, MSI FX5200, Western Digital 200Gb 8Mb Cache IDE, Western Digital 120Gb 8Mb Cache IDE, SB Audugy Platinium. Coolermaster Stacker, Zalman 7000B-CU
Geek
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Kayn » Sábado Out 02, 2004 3:58

n sei onde andam os sensores da tua board ou tao pouco como sao... geralmente tao pelos lados do socket, o mais proximo possivel do processador, penso eu...
s ele faz reboot pk tens algum programa de controle ke reinicie como medida de precauçao, so tens ke o desligar. em todo caso, se forem erros de leitura, n me parece ke seja motivo pa preocupacao imediata...

o ideal ate seria consegires meter um sensor ou um teremometro alheio a caixa, a medir a temp, de facto, sem te fiares nos da board e reproduzir um dos tais picos de 99 graus.

se vires ke é mesmo da board, pode tar ai um bom motivo pra a actualizar (n sei, mas trocar sensores integrados numa board e capaz de ser drama, nem me tinha lembrado...) umas actualizacoes a bios e uma limpeza tb sao boas ideias...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor Bit&Byte » Sábado Out 02, 2004 10:17

Boas!

Partilho da mesma opinião que o Kayn e digo que são os sensores que estão marados.. eu se fosse a ti, gastava 15Euros num termómetro digital de precisão e media as temp com ele!! aliás, uma coisa temos que estar cientes.. tu dizes que de repende passa de uma temp normal para 99º... e que passados 5-15segundos volta ao normal imediatamente...

se pensarmos em termos físicos, isso nunca seria possível! a inércia que o material constituinte do CPU tem à mudança do calor não é grande, mas certamente não é tão pouca para uqe a temp de repende suba 50º.. não dá para isso!

eu no teu caso não me preocuparia, e compraria o sensor externo só para confirmar..

abraços e fica bem! boa sorte para o teu problema! :twisted:
P4 2.0GHz Northwood, MB ECS rasca, DDR Infineon 1024MB PC2700 CL 2.0, GeForce 2 175/286@210/375, Maxtor 160GB - 8MB, DVD, CD-RW, Mid-Tower in moding....
Bit&Byte
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 17, 2004 13:53

Mensagempor Geek » Sábado Out 02, 2004 19:17

Thanks de facto já não estou muito preocupado

Tenho um sensor externo no aerogate II, emboara não esteja no melhor sitio (está junto ao socket), da-me uma diferença de 5/6 em relação à bios

No entanto vou seguir as vossas indicações e vou compar o tal termometro para ver se tá tudo em condiçoes. Agora tenho o Motherboard Monitor 5 desligado vou esperar mais uns dias a ver se ele faz reboot de novo.

Thanks mais uma vez
Geek
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Geek » Segunda Out 04, 2004 0:17

Bem até hoje nunca mais sucedeu, e as temps parecem-me correctas, já comprei o termómetro excepto aqueles picos

Thanks ppl
Geek
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Kayn » Segunda Out 04, 2004 2:20

inda bem. qse de certeza ke eram temps mal lidas. ja agora, onde e ke compraste o teremometro? por qto? é ke tb tou interessado em arranjar um pra ver a temp da grafica. esta mer** faz mto barulho e eu tenho ali um dissipador de um processador. mto maior ke o ke ela tem. kero ver se consigo substituir as pekena ventoinha da grafica por um dissipador mto grande passivo. mas pra isso preciso dum teremometro ke axo ke esta grafica n tem sensores de temp..
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor Geek » Segunda Out 04, 2004 17:49

Kyan

Comprei numa loja de produtos electronicos que o meu pai faz a contabilidade em sacavém. Quanto a preços na sei ainda.

Para a fx5200 não conheço grande coisa em termos de coolers. Qual é a marca da tua? A minha MSI não faz muito barulho.

Já deste uma olhada na Zalman se eles têm alguma coisa? para a 9800 têm um passivo que é muito bom. Agora para a FX não te posso dizer grande coisa ainda. A noite pode ser que se encontre qq coisa.

Cumps
Geek
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante