trocar meter dissipador de processador na gfx

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

trocar meter dissipador de processador na gfx

Mensagempor Kayn » Segunda Out 04, 2004 2:51

boas. um dos maiores fazedores de barulho do meu caixote é a mini ventoinha da grafica (depois da spark).

bem, eu tenho o dissipador do meu proc anterior (p4 1500) e gostava de saber se sera suficiente pra substituir a micro ventoinha e o projecto de dissipador ke a gfx tem com este tijolo.

o dissipador é este, se é ke ajuda:

Imagem

Imagem

a grafica é uma fx5200 128mb. marca axo ke é sparkle (alta marca, lol)
ja agora, quais sao as temps medias / max ke este tipo de grafica deve ter? axo ke esta n tem sensores...

claro ke se eu for c isto pa frente, inda tenho ke pensar como é ke o vou prender a gfx. sugestoes, aceitam-se! :)
pra ja tava a pensar numas bracadeiras a dar a volta a placa e segurar o dissipador (ja fiz uma coisa semelhante qdo ele tava no processador...)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Bit&Byte » Segunda Out 04, 2004 10:19

Olás!!

gostei da tua ideia de adaptar o dissipador ao chip da gráfica :wink:

tendo em conta que o que realmente aqueçe o GPU não é uma frequência mais elevada, é se lhe espetares com mais voltagem! por isso desde que tenhas um bom airflow na caixa.. e faças um overclock não muito acentuado.. penso que o dissipador serve na perfeição!

para o agarrares há o típico processo das braçadeiras que ja o conheçes... e também existem uns adesivos térmicos que são autocolantes, ou seja, em vez de colocares pasta térmica, colocas um adesivo térmico que para além de o agarrar, estabeleçe o interface térmico... contudo eu não aconselho esta hipótese porque o GPU está virado para baixo e o dissipador com o peso + cedo ou + cedo cai lolol...

por isso eu voto no sistema de abraçadeiras!!

espero ter ajudado, depois posta ai como correram as coisas e métodos utilizados!

abraços e fica bem! :twisted:
P4 2.0GHz Northwood, MB ECS rasca, DDR Infineon 1024MB PC2700 CL 2.0, GeForce 2 175/286@210/375, Maxtor 160GB - 8MB, DVD, CD-RW, Mid-Tower in moding....
Bit&Byte
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 17, 2004 13:53

Mensagempor GENETIC_KILLER » Segunda Out 04, 2004 10:26

Bom dia!

Gostei da igeia que foi dada anteriormente.
Yambém é a minha opinião.

força!! ja agora tenha uma ASUS FX5200 V9520TD 256MB para venda como nova!!
Intel® Pentium® 4 3Ghz HT Tech. 1MB L2Cache
XFX GeForce 6600 GT 128MB DDR3, HD Maxtor
2x512MB DDR 400Mhz Twinmos, ASUS P4V800X
Let me hear you make decisions without your television. Speak for yourself...
GENETIC_KILLER
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Set 29, 2004 11:25

Mensagempor Kayn » Segunda Out 04, 2004 13:27

ya... eu nem seker tou a penar em overclock a grafica (muito embora as vezes desse jeito), por isso tou mto confiante ke o dissipador xega.
qto a ventilacao, o melhor ke tenho e uma ventoinha a tirar o ar quente de pontos criticos na caixa. ter uma a meter a frente era inutil. mas neste momento ate tenho a caixa aberta ke tenho temps muito melhores assim (caixa=25 graus/proc=38 em idle. em full load caixa=30/31, proc= 47 a 49/50)

gostava era de saber temps da grafica media e max.

qto aos adesivos termicos (e ja tem um), ke se lixem. nao gosto deles nem a bala. sao muito ineficientes, e como a grafica ta pra baixo e o dissipador e enorme, axo ke tb n segurava mto tempo.. e qdo caisse ia dar curto na placa ke ta abaixo, ou seja MA ideia... axo ke vou po sistema das bracadeiras pa testar, com pasta termica (normal). gostava era de ter um teremometro pra ver as temps, senao fazia isso ja hoje...

qto a tua placa... se fosse a fx5600... mas qto keres por ela? pode ser ke haja alguem ke keira por aki.
so por curiosidade, no site da asus diz ke ela so tem 128mb:

http://usa.asus.com/products/vga/v9520td/overview.htm
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor Clever » Segunda Out 04, 2004 19:32

se fosse a fx5600? eu tenho uma dessas para venda :P
a marca e Asus :P tas intereçado eh? :P
Imagem
Clever
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jul 17, 2004 14:23

Mensagempor Kayn » Terça Out 05, 2004 2:38

state your price :) so depende unicamente do preco...

mas voltando ao dissipador... axo ke o vou meter preso com bracadeiras e pasta termica da spark. nao tenho teremometro, por isso vou vendo se akilo vai ficando muito kente... tipo, a olhometro com a mao e tal... ate era gajo de lhe encostar um de tirar a febre, digital, mas axo ke esses nao passam dos 42 graus... em todo o caso, ate 42 graus mede!

sera ke a grafica faz mais calor ke o nbridge? é ke o nb tem um dissipador passivo mais pekeno e xega...

agora tou completamente dedicado a por o sistema a fazer pouco barulho, e como tal, gostava de tirar o barulho da gfx pra completar o silencio da zalman q vem a caminho.

tb tou a pensar por um interruptor pras ventoinhas do disco a alternar a alimentacao entre os 12 e os 7V pra cortar ao barulho em alturas de mais silencio (qdo durmo). ja meti um pra ventoinha de traz e axo ke este e um bom uso pra outro interruptor.

era o ideal pro silencio:

a fonte nao faz barulho nenhum (as ventoinhas qse nem precisam de trabalhar), um zalman 7000 no processador, um dissipador passivo na gfx pa calar, e 2 interruptores pra calar (mas sem deixarem de trabalhar) as ventoinhas de traz e do disco...

depois tenho ke arranjar uma placa de acrilico (custom made) pra meter do lado com uma ventoinha de 120 a xutar ar pa caixa de lado, em vez de meter pela frente. axo ke é bem mais eficiente assim, ja ke faz corrente de ar na mesma (apesar de o car ter ke fazer curva de 90 graus) e sopra directo po nb e pa grafica (se o dissipador passivo da gfx funcionar, isto ajuda) e inda arrefece akela area ke é a mais kente do sistema.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor Clever » Terça Out 05, 2004 22:40

logo vejo... mandei a um gajo a cobrança...
como vais medir a temp dessa grafica? olha k a minha akece mais k o CPU :?
Imagem
Clever
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jul 17, 2004 14:23

Mensagempor Bit&Byte » Terça Out 05, 2004 23:11

Vi uns termómetros digitais com precisão de 0,1ºC de 0ºC até 90ºC, e leituras de 3 em 3 segundos.....interessa-te?? o preço ronda os 12€....

mando o site com a loja por PM...

com esse dissipador não tens que te preocupar muito, acredita que não há perigo..

abraços e fica bem!! :twisted:
P4 2.0GHz Northwood, MB ECS rasca, DDR Infineon 1024MB PC2700 CL 2.0, GeForce 2 175/286@210/375, Maxtor 160GB - 8MB, DVD, CD-RW, Mid-Tower in moding....
Bit&Byte
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 17, 2004 13:53

Mensagempor Kayn » Terça Out 05, 2004 23:34

obrigado! qto ao teremometro, manda sffv.

pk dizes ke nao ha perigo? ja exprimentaste qq coisa semelhante? eu tb axo ke como o dissipador é tao ridiculamente maior ke o outro n ha crise nenhuma, mas um gajo fica sempre nakela...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes