o meu bloco home-made

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

o meu bloco home-made

Mensagempor Sylix » Terça Mar 02, 2004 15:03

Ja o akabei a algum tempo e e provavel k o conheçam de outros forums.
O bloco e semelhante a um #rotorblock apenas com umas diferenças.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

liguei-o para ver se existiam fugas
Imagem

exprimentei o bloco com um peltier de 170w para ver se portava-se bem.
Imagem

O sistema td montado, a funcionar sem ventoinhas no radiador, para ver a capacidade de dissipaçao.
Imagem

Imagem
Imagem
Mas passados 15m o radiador ja n conseguia dissipar calor suficiente e o gelo foi-se td.
Decidi desligar e meter umas fans e voltar a ligar.
Imagem

passaram 15, 20, 25 aos 30 e o frio continuava, mas desliguei por causa da fonte(Bequiet 370w), k n e das melhores e ja tava a akecer um bocado, mas mm assim aguentou-se bem.

Imagem
Imagem
O sistema aguentou-se bem com o peltier portanto com o cpu tb deve. :wink:
Sylix
Novato
Novato

Registado: Segunda Set 15, 2003 21:09

Mensagempor Radeon Force » Quarta Mar 03, 2004 11:18

Ganda Maluco. 8O :D
Radeon Force
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Dez 20, 2003 12:05

Mensagempor ruimartins » Terça Abr 06, 2004 19:13

boas!

antes de mais, parabéns pelo trabalho e pela apresentação do mesmo.

uma alternativa à ultilização da fan no radiador é aumentares significativamente o volume de água do circuito de refrigeração e fazer com que esta circule rápidamente no seu interior. quanto menos tempo lhe deres para ela aquecer... menores serão as temperaturas do sistema!

anyway... excelente!

cumprimentos.
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 12:12

Mensagempor ]Birika[ » Terça Abr 06, 2004 19:57

ruimartins Escreveu:boas!

antes de mais, parabéns pelo trabalho e pela apresentação do mesmo.

uma alternativa à ultilização da fan no radiador é aumentares significativamente o volume de água do circuito de refrigeração e fazer com que esta circule rápidamente no seu interior. quanto menos tempo lhe deres para ela aquecer... menores serão as temperaturas do sistema!

anyway... excelente!

cumprimentos.

Mas e ao fim de umas horas? O estado de equilibrio?
O que interessa é um radiador muito bom para se ter boas temps!
Não podemos tratar todos as situações como casos de vida ou de morte, pois morreria-mos muitas vezes.
]Birika[
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Dez 04, 2002 22:10

Mensagempor Kaipyra » Quarta Abr 07, 2004 19:28

ruimartins Escreveu:uma alternativa à ultilização da fan no radiador é aumentares significativamente o volume de água do circuito de refrigeração e fazer com que esta circule rápidamente no seu interior. quanto menos tempo lhe deres para ela aquecer... menores serão as temperaturas do sistema!

Bem, só que o objectivo é que a água aqueça ao passar pelo bloco para que baixe a tmeperatura deste e portanto do CPU. Vou mais pelos radiadores de proporções generosas.
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor rosas » Quinta Abr 08, 2004 9:23

O arrefecimento do local por onde passa a agua é sempre a melhor soluçao.
No entanto se conseguires arrefecer a agua sem necessitares de aumento de volume da mesma, ou utilizaçao de fan maior ou extra no radiador....
rosas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 10, 2004 12:10

Mensagempor ruimartins » Quinta Abr 08, 2004 18:02

boas!

antes de mais, quero sublinhar bem um pormenor, que a julgar pelos posts seguintes, não ficou bem claro. quando sugiro um aumento do volume de água do circuito, faço-o apenas como possível alternativa ao uso da fan, afinal é mais um componente a consumir corrente, sem falar no ruido. e não sugeri em parte alguma que se eliminasse o radiador!

pelas imagens, apercebo-me que o volume de água na tina andará à volta dos 2 litros. um aumento do caudal de água, fará com que haja mais água para ser aquecia, ou seja a quantidade de água que está a arrefecer será muito maior que a quantidade de água que está em contacto com a fonte quente (entenda-se por água que está a arrefecer, toda a água que não está em contacto com o cooler do processador).

desta forma, o "e ao fim de umas horas" que perguntou o ]Birika[ não acontece, pois a quantidade de calor dissipada no cooler nunca será suficiente para aquecer toda aquela água!

é claro que o uso de um radiador torna-se indispensável, ou então teriamos de partir para quantidades de água na casa das muitas dezenas de litros, ou quem sabe, até centenas.

é também importante ter em conta o factor velocidade de deslocação da água no interior do circuito, pois, se esta circular rápidamente vai fazer com que a variação de temperatura seja menor (menos tempo a aquecer) e vai fazer com que o radiador tenha o trabalho facilitado (isto se estivermos a falar de um radiador com uma dimensão de fabo reduzido)

a dimensão do fabo (diametro das condutas de arrefecimento), é talvez o pormenor mais importante no que respeita ao radiador. se tivermos uma conduta grande para o nosso circuito o que vai acontecer é que o radiador quase não altera a temperatura da água que por lá passa (a não ser que lhe esteja a soprar directamente uma fan generosa) neste caso, parece-me que um radiador usado numa convencional 50 possa ser um pouco grande em termos de secção de fabo.

de qualquer das formas, as variaveis são conhecidas e o "grosso" do trabalho está feito. agora é uma questão de encontrar a solução óptima!

isto são noções que tenho retiradas do meu trabalho e da minha vivencia em àreas ligadas à mecânica, sou eng. mecânico de profissão. e se para se refrigerar uma cabeça de um motor de combustão estes são parametros a ter muito em conta num circuito de refrigeração, são com certeza também muito importantes quando se pretende dimensionar um circuito de refrigeração, seja ele de que natureza for!

espero agora ter esclarecido melhor aquilo que quis dar a entender no meu primeiro comentário/respota.

cumprimentos.
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Sylix » Quinta Abr 08, 2004 18:31

So tirei as fans do radiador para ver a capacidade de dissipaçao do bloco, visto tar com uma carga de calor k e o dobro de um amd n overclockado. A quantidade de agua e carca de 1l no sistema todo.
Como foi referido ter mais agua no sistema apenas vai atrasar o equilibrio termico do sistema, para baixar as tempueraturas so um bom radiador o faz.

Ja agora fica uma foto do bloco para o nb
Imagem

:wink:
Sylix
Novato
Novato

Mensagempor ruimartins » Quinta Abr 08, 2004 18:57

boas!

mas, afinal o que é se prentende, não é manter o processador o mais frio possível????

podia provar através de formulas termodinâmicas que o aumento do volume de água do sistema ajuda a ter e a manter o sistema (processador + sistema de arrefecimento) mais frio!!! mas, penso que não é isso que se pretende.

além do mais, qual é o ponto de equilibrio??? para mim um ponto de equilibrio óptimo seria teres o processador à temperatura ambiente da água, aproximadamnte 25ºC!!!!

vê as coisas desta maneira: (pegando em valores absurdos) poes 50 litros de agua, um radiador, a bomba de água e o processaor a aquecer, registas as temperaturas e alteras o volume de agua do circuito para meio litro!!!! por melhor que seja o teu radiador, ao fim de uns minutos tens tudo a fritar (por melhor que seja, não tem tempo de baixar a temperatura da água, pois quase toda ela está a ser constantemente aquecida pelo processador)

ponto de equilibrio: neste caso é igual á temperatura média que consegues atingir no sistema depois de este establizar!!!

se tiveres mais agua a 25ºC o teu ponto de equilibrio vai ser deslocado para esses 25ºC; se tiveres mais agua a 80ºC vais ter o ponto de equilibrio deslocado para esse ponto!!!!

penso que não deve ser dificil de entender....

cumprimentos e continuação de um bom trabalho!
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Sylix » Quinta Abr 08, 2004 20:49

Sim o k se pretende e ter o cpu a menor temperatura possivel k neste caso seria a temperatura ambiente.

Tb tens de ver k estes sistemas sao para caber numa caixa e estes sistema nunca levam mais de 2l de agua(salvo raras excepçoes).
Com os 50l a agua n aquecia tanto porque enquanto estava no reservatorio dissipava calor e arrefecia, mas tb da-se aki outro fenomeno, com a agua a uma temperatura ambiente superior esta vai evaporar(lentamente, mas vai) se o reservatorio for aberto.

Tb tnh aki um radiador com uma area de dissipaçao enorme 8O cerca de 100cm*50cm mas n o utilizo pk n se adequa a este tipo de cooling.

Mas se tiveres mais teorias diz para discutirmos isso, tou intressado :wink:
Sylix
Novato
Novato

Mensagempor ruimartins » Quinta Abr 08, 2004 22:26

dois litros de agua, um radiador com fabos finos e uma bomba razoável, deves ter qualquer coisa de jeito. mas duvido que te safes sem fan!

ha sempre pessoal, que eu conheço e tem sistemas destes a funcionar, não com cobre mas com prata no interface do dissipador, numa caixa separada!

em relação àquilo a que chamas teorias, deixa-me corrigir. são conhecimentos do trabalho do dia-a-dia, e modestias à parte, trabalho reconhecido pela qualidade por muita gente. há muito tempo, antes da moda do water cooling aplicado a pc's estar na roda viva, que mexo e tenho conhecimento de como funciona um circuito de refrigeração e quais as variáveis que os influenciam.

de qualquer das formas, as sugestões/comentários que fiz, foram num sentido de partilhar o conhecimento que tenho e de te ajudar a ter melhores resultados, que segundo tu próprio dizes ... não são grande coisa.
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Sylix » Sexta Abr 09, 2004 11:21

Os resultados n sao maus, tens de ver k akilo e um peltier de 170w, uma radeon 9800 e um pentium4 dissipam uns 200w.
Ok, isto indika k o radiador ja n conseguia dissipar o calor suficientemente mas a mnh ideia nunca foi deixar o radiador sem fans. Apenas o fiz para ver ate onde ele conseguia dissipar o calor.

N duvido k saibas do que estas a falar, ate pk em materia de fisica n sei nd, mas tnh lido que os ganhos em ter mais quantidade de agua no sistema e practicamente nulo, ganha-se 1º no maximo para alem de atrasar o equilibrio termico no sistema.
:wink:
Sylix
Novato
Novato

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante