uma ajudinha se possivel...

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

uma ajudinha se possivel...

Mensagempor Tesla » Segunda Mai 27, 2002 10:56

Boas pessoal.

Tenho um AMD Tbird 1200Mhz, numa a7v133 KT133A, com 384 MB e uma Geforce2 MX 32MB, Cooler:Titan DTC5(qqer coisa do genero.)

Ontem pela primeira vez overclockei o CPU e a gráfica!

Pus o processador a funcar a 1404Mhz, mudei o multiplier para 12,5 e passei uma outra definição que num sei qual é agora, mas devera ser o FSB, de 100 para 110. E as memorias passaram instantaneamente de 133 para 146MHz. As minhas perguntas são:

Até que velocidade poderei puxar esta coisa(processador)?

As memorias sem marca de PC133 podem funcar sem problemas até quantos Mhz?

Poderei por o processador a 2,2Ghz?? :mrgreen: Já tou a avacalhar!! eheheheh

Se me puderem ajudar... :wink:

Be well...be cool...
Wanna fight? Go get Trivial Pursuit!!
Tesla
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Mai 07, 2002 13:38

Mensagempor Vitor » Segunda Mai 27, 2002 12:22

Tesla reduz o multiplicador (10.5x133=1400MHZ+-) e põe o FSB a 133/133 pelo menos, quanto á velocidade da ram isso depende apenas da qualidade dela a que eu tinha antes não dava isso portanto as tuas devem ser pelo menos razoáveis.

ps: atenção antes de fazeres OC garante que tenhas um cooler bastante razoável para não queimares o CPU
Vitor
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Abr 30, 2002 11:16

Mensagempor Tesla » Segunda Mai 27, 2002 13:57

Vou tostar mas é a gráfica!! :twisted: :twisted: :twisted:

Já num a posso ver à minha frente!!! :evil:

Se alguem a quiser comprar... :lol:

Be well...be cool...

P.S.- É uma GigaBosta!
Tesla
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alfatek » Segunda Mai 27, 2002 15:57

Quanto ao limite das memorias e afins tudo depende... Se o computador fizer boot ao windows e aguentar bem estar ligado com essas definições é porque aguenta... senão não aguenta :)

As memórias 133Mhz sem marca duvido que cheguem muito acima dos 133 mas depende muito da sua qualidade... não há nada como ir aos poucos experimentando
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Tesla » Terça Mai 28, 2002 13:39

Fdx!!! :(

Só consegui OC o meu Tbird até ~1400 Mhz. (10.5x134).

É normal o windows dar erro? É que a determinada velocidade dava-me um erro de sistema, entenda-se Windows! :?: Sem sequer entrar!

Outro erro que deu foi, já dentro do windows, aparecer um warning que um VxD qualquer tava f*dido, e que o registo ia tentar arranjar, depois de clicar ok o sistema blokeava.

O mais estranho disto tudo, é que o CPU nunca ultrapassou os 60º!!!!(60º=full load / 58º=idle)

Ke se passa? é o cooler? É a pasta termica? é a board que limita alguma coisa...ou é simplesmente o c*"/&#&$"$%& do Win98?!?!

:evil:
Tesla
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Vitor » Quarta Mai 29, 2002 9:29

Podem ser várias coisas mas se o teu cpu vai aos 60º então pensa seriamente em arranjar um cooler de jeito, no minimo um Volcano 7 de preferencia um V7+ ou um AX7.

Mais uma coisa por acaso aumentaste o Vcore :?:
Vitor
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tesla » Quarta Mai 29, 2002 10:27

Não! Não aumentei porque nem sei onde isso fica, na bios!

Só mexi com o multiplicador e com a frequencia do CPU, que deve ser o FSB!

Só isso!

Ontem à noite mantive os 1400Mhz mas desta vez passei para 10x140!

Como mexo no Vcore. Quais as precauções a ter?

Este CPU já funcou a 70º. Na altura em que tinha um cooler para pentium III 8O 8O !!!Agora tem o TITAN, mas só mudo outra vez quando tiver tempo.

Fiz um programa pra stressar o CPU! Este prog levou o CPU a 62º!!

O prog é bom?! :P Ou a temp. ainda está baixa?! :P :P

See ya.
Tesla
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Vitor » Quarta Mai 29, 2002 10:43

O vcore se não tiveres essa opção na bios de certeza que terás na board uns pequenos comutadores vê no manual da board, quanto ás temperaturas hummm..... digamos que estás a arriscares-te a queimar o processador, decididamente fazer OC nessas condições não é uma boa opção.
Quanto ao Vcore aumenta um pouco á medida que o sistema ficar instavel até estabilizar se não estabilizar é sinal de que cegaste ao máximo OC que ele aguenta ou então que o calor é demasiado (mas isso já ele é) :twisted: e lembrate que quando aumentares o Vcore vais aumentar a temperatura do processador.

ps: parece que estou a prever que a AMD vai ter mais um cliente não tarda muito :lol: :lol: :twisted:

ps2: TITAN isso não é um cooler mas sim um enfeite para computadores cor de rosa :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Vitor
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tesla » Quarta Mai 29, 2002 11:00

Cliente já sou!! :mrgreen:

Até o meu portatil é AMD!!

Que cooler me aconselhas? O AX7 ou o Alpha?

Já ouvi dizer mto bem dos alphas...alguem uma vez disse que têm mais poder de dissipação que o AX7! (como mediram...não sei! 8O )
Tesla
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Vitor » Quarta Mai 29, 2002 16:52

Se pensas tirar e por o cooler com uma certa frequencia (o que é muito comum a quem faz OC) de certeza que não queres o Alpha o AX7 segundo ouvi dizer e pelo que já li é tão bom como o Alpha e bem mais barato o Volcano 7+ também é muito bom e bem mais barato ainda.
Vitor
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor malikot » Quarta Mai 29, 2002 17:58

Questão muito importante... O Windows 2K e seus descendentes são muito sensíveis à corrupção de dados... ou seja, cuidado ao overclockar num sistema destes porque ainda podem dar cabo da instalação de Windows!
malikot
Novato
Novato

Registado: Quarta Mai 29, 2002 17:32

Mensagempor Tesla » Quarta Jun 05, 2002 20:00

malikot, então quais os sistemas que permitem fazer OC sem se queixarem?

É que já tou farto de ver a msg de erro no registry! :x :x

P.S.- Já agora, tou em Win98SE!!
Tesla
Aprendiz
Aprendiz

OC'ing

Mensagempor malikot » Quinta Jun 06, 2002 10:46

Tanto quanto sei, tudo o que fôr tecnologia NT anterior ao XP é extrasensível ao OC'ing... 2000 era um caos. Agora o XP parece-me muito mais estável no que toca a OC. Os sites de hardware saltaram directamente de Windows 98SE para XP no que toca a testes de OC, parece-me.
malikot
Novato
Novato

Mensagempor malikot » Quinta Jun 06, 2002 11:07

Em relação ao Vcore. Se a tua board é minimamente recente (E tem que ser para teres um 1200)... o Vcore está normalmente situado ao pé do multiplicador... mas normalmente está em modo automático. Define-lo manualmente mas nunca excedas 110% da voltagem original senão corres o risco de fritar o processador... a AMD e Intel mantém os +10% como o limite ... por isso imagina que tens um processador com o Vcore a 1,75v... podes ir até 1,92v mas isto é o que faz aumentar mais o débito de calor dentro da CPU!!!

Já agora... o Athlon aguenta bem os 62º... isso não quer dizer que o processador esteja em "stress" mas que se calhar o fluxo de ar dentro da caixa (especialmente no casa das Mini-ATX) é uma bosta. (oops) :wink:

Outro pormenor. Os erros do windows não têm a ver com o overclocking da CPU, mas sim com a RAM e das buses PCI/AGP... ou a tua memória é xpto ou tás lixado, não levas o OC muito longe. Tenta encontrar memória certificada para velocidades superiores... algumas lojas anunciam isso assim tipo memórias abcd PC133/150 ou coisa parecida. Qdo OC uma board (sim, é a board inteira que está sob o "encantamento" do OC) ele acelera-te o processador, a bus e a memória... ahem... placas gráficas e placas de rede ODEIAM overclocking... e quando sobes a bus de 100MHz para 133MHz acontece o seguinte:
CPU=xxxMHz*1.33
BUS PCI= 33MHz*1.33= 44MHz
BUS AGP= 66MHz*modoAGP*1.33=
_____351MHz em modo AGP4x
_____176MHz em modo AGP2x
_____por oposição a 264 e 132, respectivamente 8O

Ora, se a tua placa de rede não marar, a tua placa gráfica também, a memória fôr de qualidade, a CPU gostar e se alguém lá em cima sorrir cá para baixo... tens uma máquina BEM overclockada. :P

PS: normalmente a voltagem sobes em steps de 0,05v por isso o 1,92 é na realidade 1,90.

PPS: à tua conta e risco...! : 8)
malikot
Novato
Novato

Mensagempor Vitor » Quinta Jun 06, 2002 19:45

>CPU=xxxMHz*1.33
>BUS PCI= 33MHz*1.33= 44MHz
>BUS AGP= 66MHz*modoAGP*1.33=
>_____351MHz em modo AGP4x
>_____176MHz em modo AGP2x
>_____por oposição a 264 e 132, respectivamente

È pá eu quase que me arriscava a dizer que não percebi patavina doque escreveste :roll: mas não é bem assim :wink: Malikot estás a fazer um bocado de confusão a board que ele têm quer tenha o FSB a 100MHZ ou a 133MHZ os PCI trabalham sempre a 33MHZ e o AGP a 66MHZao alterar o FSB ele altera também o divisor PCI/AGP que passa de 3/1.5 para 4/2 só quando está com velocidade de FSB intermédias é que o divisor pode não ser o mais correcto e até mesmo isso depende da board ex:

eu tenho uma ECS K7S5A que a 133MHZ de FSB usa um divisor de 4 para PCI e continua assim até +- aos 149MHZ (aqui não tenho a certeza) mas a 150MHZ de FSB o divisor PCI já está em 5 o mesmo acontece na casa dos 115MHZ+- em que o divisor passa de 3 para 4 já nas Epox com o VIA kt266A o divisor só muda de 3 para 4 dos 133MHZ para cima fica tudo em OC por isso o grande desempenho que ela consegue :wink:
Vitor
Aprendiz
Aprendiz

Próximo

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante