Ajuda: PC Silencioso

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ajuda: PC Silencioso

Mensagempor xpto » Quarta Jul 21, 2004 8:57

Bom dia, eu não sou grande entendido de mods e cooling. Por isso gostava da vossa ajuda. Eu tenho um P4 3Ghz com ventoinhas e afins tudo de origem. Mas o PC faz uma barulheira, mais parece uma perfuradora. Gostaria que me dessem umas ideias de forma a por o PC mais silencioso. Obrigado :).
xpto
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jul 21, 2004 8:49

Mensagempor Crouwe » Quarta Jul 21, 2004 9:39

olha desculpa lá mais vais ter que ser um pouco mais xpecifico, tipo qual é a tua caixa?só tens cooler, não tens outro tipo de ventoinhas?
PC in Modding
Crouwe
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jun 22, 2004 17:17

Mensagempor xpto » Quarta Jul 21, 2004 9:49

A minha caixa é das mais normalíssimas que poderia existir. Não tem nenhuma caracteristica especial. Em relação a ter coolers e ventoinhas, nunca meti nada extra. É o que vinha com o hardware que comprei. O hardware que uso é:
Motherboard: Asus P4P800S-E Deluxe
CPU: Intel P4 3Ghz FBS800
Placa Gráfica: Asus FX5600
xpto
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Crouwe » Quarta Jul 21, 2004 9:56

calma, para oq eu tu queres saber não precisamos de saber o teu hardware, mas andando,agora é axim ou fazes um modding á tua caixa(q axo pouco provável), ou então compras uma caixa nova, com xpecificações já para tal,agora se não queres fazer oc então não vale apena mexeres no cooler, asseguir depois de comprares a caixa então compras umas ventoinhas e uma controladora pras ventoinhas

nota: tu ate podes por ventoinhas na tua caixa, mas não vai dar grande coisa
PC in Modding
Crouwe
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor MoonWalker » Quarta Jul 21, 2004 9:57

Tens mesmo k ser mais específico...
Qtas fans tens e que caixa tens...
Depois ja podemos ajudar.

No entanto:
Boa performance sem barulho: Watercolling.
ou
Air colling: Boas ventoinhas da noiseblocker
MoonWalker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Mar 19, 2004 11:40

Mensagempor xpto » Quarta Jul 21, 2004 10:10

Bem, pelo que estou a entender a caixa é importante. Mas ainda não percebi se ela tem impacto no barulho produzido pelo componentes do pc, ou se a importancia é apenas em ter de possibilidade de a equipar melhor.
A caixa como disse, acho que até nem marca tem. É daquelas mesmo mais rascas, que o unico objectivo é ter o hardware lá dentro :).
Bem, de qualquer forma quando chegar a casa, vou abrir aquilo para o ver o que tem lá para dentro :).
Já agora, e muito suscintamente, normalmente o que é que provoca mais barulho num PC? Fonte alimentação, "ventoinhas" da placa gráfica, "ventoinhas" do CPU? Será que apenas com a melhoria dessas "ventoinhas" consigo melhorar o nível de ruido?
xpto
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Crouwe » Quarta Jul 21, 2004 10:14

placa gráfica, cooler e fonte de alimentação as 3 fazem barulho, mas é possivel reduzilo, agor aquano á parte da caixa reduzir o barulho...é axim o que a caxia 'faz' é melhorar o seu airflow, o barulho que os componentes fazem, não depende dela, ou seja a caixa consegues 'fazer xegar' mais ar fresco a todos os compentes.....xpero ter xclarecido
PC in Modding
Crouwe
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Bit&Byte » Quarta Jul 21, 2004 10:17

Tenho a certeza absoluta que o problema esta na tua fonte chefe...

á fan da cpu tb deve ser de 60mm de diâmetro, o que tem que fazer mais RPM para atingir um fluxo de ar que baste para dissipar o calor desse bicho...

com uma fan de 80mm de diametro as rotações são mais baixas e consegues melhor airflow..

há adaptadores de 60 para 80 e tudo...

manda ai umas fotos com a caixa para vermos como é!!! :wink: isto se tiveres disponibilidade é claro... :P

bem vindo!!!

abraços!!!
P4 2.0GHz Northwood, MB ECS rasca, DDR Infineon 1024MB PC2700 CL 2.0, GeForce 2 175/286@210/375, Maxtor 160GB - 8MB, DVD, CD-RW, Mid-Tower in moding....
Bit&Byte
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 17, 2004 13:53

Mensagempor xpto » Quarta Jul 21, 2004 10:21

Até se vão rir com a caixa :P. É mesmo mega rasca :). Bem, então eu qaundo chegar a casa tiro umas foto e meto para fazerem o diagnostico, assim como abro aquilo para ver o que tem lá em termos de ventoinhas e afins.

P.S.: Da fonte de alimentação não é pq eu já fiz um pequeno teste. Parei a ventoinha e vi que dali não vinha quase ruido nenhum :). É mesmo teste de quem não percebe do assunto, mas pronto ;).
xpto
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Jet_Black82 » Sexta Jul 23, 2004 0:04

pa é perigoso mas n é mau teste, eu prefiro tapar a fan durante uns segundos com a mao pa ver se é dali k vem o barulho

cumps Jet
<_/\_> Barton 2800+
<_/\_> ASUS A7N8X Dx
<_/\_> twintech 7600GT
<_/\_> 2x512 DDR400@400 (OEM)
<_/\_> Seagate 7200.10 320GB
<_/\_> Powered by BeQuiet Colorline 450W ATX 1.3
Jet_Black82
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Abr 24, 2004 11:33

Mensagempor Speed Dragon » Sexta Jul 23, 2004 0:07

Tapar a fan ? Fdx, não sabem o perigo que corem eu tenho acerteza k a mim e´da fonte.
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor luigi_pirex » Sexta Jul 23, 2004 23:11

Olá a todos! Este é o meu primeiro post, mas já acompanho o forum há meses! Parabéns, são um pessoal espectacular! :D

Eu tenho um problema semelhante. Isto faz uma chiadeira pra aqui que não queiram saber. O responsável é o stock cooler do meu fogão, err, perdão, do prescott (3.0 gHz)... A ventoinha regista normalmente valores acima das 5000 RPM... É normal TANTO??

Tenho uma ventoinha lateral e um VGA Silencer na minha 9800pro@XT :twisted: . E de refrigeração é tudo.. O que posso fazer pra aliviar o trabalho à ventoínha do cpu?...

fiquem bem!
Intel Pentium 4 Prescott 3.0 Ghz
Asus P4P800S/SE - 512 Mb DDR 400
Western Digital SATA 160 Gb
Sapphire Atlantis 9800PRO@XT
IOMEGA DVD-RW - Audigy 2 ZS
Creative T7700
luigi_pirex
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Jul 23, 2004 23:03

Mensagempor Crouwe » Sábado Jul 24, 2004 0:25

luigi_pirex, é primeiro lugar bem-vindo(já não era sem tem...há tanttos mesmes :lol: ), bom quanto ao cooler, não te priocupes com os valores da ventoinha, agora com o barulho, é diferente apesar de 5000rpm tem que dar algum barulho dê por onde der.....penso que deve haver algo de errado com esse cooler, poix os que vêm de origens é suposto não fazerem barulho.....o meu conselho é ires á loja e pede para te testarem o cooler....

depois tu disseste que tinhas uma vga silencer(boa escolha), mas axo que precisas mais qq coisa na caixa se queres teres melhores temps

xpera por mais oíniões

fica bem
PC in Modding
Crouwe
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor luigi_pirex » Sábado Jul 24, 2004 1:05

Só uns dados para complementar o que postei atrás:

Temp. ambiente: mais ou menos 30 graus (estimativa minha, lol)
Segundo o AsusProbe
CPU: 48º
MoBo: 34º
Segundo o RivaTuner
GPU: 48º
Ambiente (na caixa): 49º

e a ventoínha: 5273

Acho k é rotação a mais para as temperaturas, tendo em conta k já vi neste computador, em situações semelhantes, 3000 RPM, bem mais calminho....

deve valer a pena mais uma ventoínha, não??

fiquem bem!
Intel Pentium 4 Prescott 3.0 Ghz
Asus P4P800S/SE - 512 Mb DDR 400
Western Digital SATA 160 Gb
Sapphire Atlantis 9800PRO@XT
IOMEGA DVD-RW - Audigy 2 ZS
Creative T7700
luigi_pirex
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Jul 23, 2004 23:03

Mensagempor mockabar » Sábado Jul 24, 2004 8:51

Eu comigo tenho um aquecedor. De Inverno dá jeito
Vê lá que tenho um palomino XP 2000+ na caixa mais ranhosa que conseguires imaginar com cooler de origem e a fonte mais foleira barulhenta e quente de single fan a puxar ar a ferver.
De verão tenho isto UFESA cooled às vezes :lol: com a ventoinha mesmo apontada à caixa porque senão o processador vai aos 60~70ºC o que dá para fazer umas belas omeletes 8)
Quando se investe tudo nos componentes é o que dá.
Mas também montei um pc para um familiar com uma bequiet e um cooler e ventoinhas do melhor e digo-te que é um bom investimento.
O meu parecia um Boeing 747 em África enquanto que o outro era um sopro de um passáro na islândia(se é que lá há piupius :hoho: )

Em conclusão se tiveres pasta investe que vale a pena
Dfi LP Ultra-D.::.Athlon64 3000+.::.512 RAM.::.2XHitachi@RAID0 + Maxtor 40GB ATA133.::.Pioneer DVR 106-D.::.NEC 3520A.::.Lite-on DVD-ROM.::.SoundBlaster Audigy2.::.GigaByte 6600GT
mockabar
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Dez 13, 2003 19:48

Próximo

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes