Guia de Air Cooling e dúvidas

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Guia de Air Cooling e dúvidas

Mensagempor feldrix » Segunda Jan 21, 2008 15:29

Boa tarde a todos! Bem a ideia de criar este tópico resultou numa questão que coloquei no post sticky de sistemas de air cooling e de algumas dúvidas que tenho.

Como a maior parte do pessoal ainda tem sistemas de air cooling era interessante recolher as opiniões dos mais experientes na matéria em relação a colocação de fans (e já agora que tipo de fans) em diversas caixas. Isto pode ser muito útil, penso eu, a quem pensa fazer upgrades de caixas e iniciar-se em OC ou acrescentar discos até parecer um mini-provider de sites! :)

Em relação à minha dúvida específica prende-se com a caixa que tenho, a Silverstone LC16M - http://www.silverstonetek.com/products/p_contents.php?pno=lc16m&area=

Ultimamente tenho verificado temperaturas não exageradas mas preocupantes tendo em conta que o Verão há-de chegar - CPU ~39º em idle e 50º em load, GPU 50º idle e 80º em load e temperatura ambiente varia entre 32-42º (idle e load respectivamente). Medições com SpeedFan.

Ora como arrefecer mais o bicho? Não sei! :D

Assumindo que estão todos a olhar de frente para a caixa, tenho a fonte bem instalada a extrair o ar para o lado esquerdo, 2 de outtake na parte detrás mais para o lado direito. O cooler do GPU atira o ar quente directamente para a fonte e o CPU atira para a frente da caixa (hopefully sai pelas ranhuras no fundo da caixa). Só tenho espaço para fans que ocupam slot PCI de extracção de ar e uma ranhura do lado direito que ainda não percebi bem se consigo pôr lá uma fan ou não...

As fans estão a ser controladas pela motherboard. Specs da máquina na sig.

Desculpem o post extenso mas preferi assim para dar a maior quantidade de info possível.

Posto isto o que sugerem?

Obrigado!
Si a ti te gusta, a mi me encanta

3DMark06 - 10810
Gigabyte 8800 GT (redesigned)
Intel C2D E6600
2GB dual channel (4x 512)
Gigabyte GA965-DQ6
Silvertone LC-16M
2x Seagate 320GB (Raid 0) + Lacie 500GB USB2
BeQuiet Silent Power 500W
feldrix
Novato
Novato

Registado: Terça Dez 11, 2007 23:58

Mensagempor guest » Segunda Jan 21, 2008 22:42

Eu acho q o grande problema é q tu nao tens nenhuma fan de intake, logo o ar nao circula. Se conseguires, coloca pelo menos 1 fan intake para criar 1 fluxo de ar na caixa.

Olhando de frente para a caixa, parece-me q tens espaço p colocar mais 1 fan do lado direito intake (alem das duas out take traseiras). Se possivel, coloca 1 de 120mm (Noiseblocker XL1 por ex).
Com isto crias 1 fluxo de ar na zona do CPU, q provavelmente vai baixar-te as temps.

Se tiveres facilidade p fazer 1 mod na caixa, tenta fazer 1 furo de 120 no topo e coloca mais 1 fan de 120 intake por cima do GPU (1 vez q o CPU, se colocares 1 fan do lado direito da caixa, já fica com 1 bom fluxo de ar).
:wink:
Asus K8N-E / AMD Sempron64 3100+ BX CnQ@9x250 / 1.5GB RAM DDR400 / ATI Radeon 9600 Pro
WD 320GB AAKS SE16 SATA2 / LC Power SuperSilent V2 420W / Windows XP Pro SP2
guest
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jul 25, 2004 11:51

Mensagempor djore4 » Segunda Jan 21, 2008 23:45

Optimo tópico...tava a pensar criar algo do género pk tb tenho mts dúvidas. Vou estar atento :wink:

Tenho temperaturas razoaveis, à excepção da grafica lol! Reparo k s tiver a jogar algum tempo a temperatura da motherboard vai aos 45ºC e o Asus Probe alerta-me para tal!
Tenho 3xNB-Black Silent Fan X2, 1 intake (frent) e 2 outtake (atraz) todas d 80mm. É suficiente?
djore4
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 15, 2007 12:37

Mensagempor feldrix » Terça Jan 22, 2008 12:05

guest Escreveu:Eu acho q o grande problema é q tu nao tens nenhuma fan de intake, logo o ar nao circula. Se conseguires, coloca pelo menos 1 fan intake para criar 1 fluxo de ar na caixa.

Olhando de frente para a caixa, parece-me q tens espaço p colocar mais 1 fan do lado direito intake (alem das duas out take traseiras). Se possivel, coloca 1 de 120mm (Noiseblocker XL1 por ex).
Com isto crias 1 fluxo de ar na zona do CPU, q provavelmente vai baixar-te as temps.

Se tiveres facilidade p fazer 1 mod na caixa, tenta fazer 1 furo de 120 no topo e coloca mais 1 fan de 120 intake por cima do GPU (1 vez q o CPU, se colocares 1 fan do lado direito da caixa, já fica com 1 bom fluxo de ar).
:wink:

Olá guest! Bem, já vi que estás muito mais à frente que eu! Mods na caixa? Acho que furava aquela m#$da toda e ainda dava cado do chão da casa. Eu não dou para trabalhos manuais desses! :lol:

Eu também acho que uma fan intake faz falta, ainda não percebi bem se nessa caixa do lado direito posso tirar a malha de metal. Tem lá furos cuja distância é de 7,5cm, logo penso que só uma fan de 80mm é que caberia... Uma de 120mm penso que não, certo? Mas para além dessa dúvida, o flow de ar dentro da caixa poderia ficar esquisito já que logo ao lado desta estão 2 de outtake! Será que chega ar a algum lado assim? :)

Por último, também já li uma sugestão de um colega de forum que tendo as ranhuras na caixa por baixo à frente poderia pôr uma fan de intake aí mas não encontro em Portugal nada para isto... Até pensei pôr uma de arrefecimento de discos (já que tenho uma baía livre de 3,5'') mas tb não sei se consigo instalar e se resulta...

Abraços!

3DMark06 - 10810
Intel C2D E6600
Gigabyte GA965-DQ6
Silvertone LC-16M
feldrix
Novato
Novato

Mensagempor lucky » Terça Jan 22, 2008 12:40

Bem, basta olhares para as especificações da tua caixa para ver que esta pode levar 2 ventoinhas de 92mm ou de 80mm na frontal, basta isso, não precisas de mais nada.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor guest » Terça Jan 22, 2008 13:47

No proprio site q indicaste, alem de teres as especificações, tens tb varias reviews.
Aconselho-te a dar 1 olhadela pelas varias reviews pq têm varias fotos a mostrar onde é q podes colocar as fans (2 na frente, 2 atrás e 1 de lado).
Asus K8N-E / AMD Sempron64 3100+ BX CnQ@9x250 / 1.5GB RAM DDR400 / ATI Radeon 9600 Pro
guest
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Bad_Cop » Terça Jan 22, 2008 17:20

como podes ver na imagem abaixo a disc cage tem furaçao para colocar fans de 80 ou 92 mm.
Imagem

para colocares julgo que apenas tens de retirar a frontal e "partir" a tampa circular que vem, por defeito, na estrutura da caixa (canto inferior esquerdo da imagem abaixo).

Imagem

noutra perspectiva, a tal tampa que tens de partir:

Imagem

Foto 1 e 2 Bjorn3d, Foto 3 modthebox.

eu optaria por 2 noiseblocker se1 na frente e uma na lateral a fazer intake e duas atrás em outtake. a fonte com um fluxo de ar próprio, isto é, a sugar o ar directamente do exterior através do mesh lateral. pelo que li em duas ou tres reviews a intake pela frente nao é ideal, por isso achei melhor a tal fan na lateral tb. e a grafica acaba sempre por fazer algum outtake tambem. já agora, que cooler tens? se tiveres um tipo tunic ou ultra 120 convem o cooler enviar o ar directamente para as fans traseiras.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor feldrix » Terça Jan 22, 2008 19:32

Bom, como não montei a caixa de facto era difícil ter reparado nisto mas vcs foram fantásticos! :D Obrigado!

Vou ver com mais atenção a review para tirar dúvidas práticas de como montaram. Em relação a colocar aí as fans, eu por acaso entretanto comprei uma Cooler Master de 80mm a pensar na grelha lateral, podia tb pôr à frente (foi compra de impulso na Vobis, pode ser parvoíce mas estava mesmo um pouco à rasca depois dos problemas que tive com o sw sem saber se era das temps, enfim). É muito má?

Só 2 notas : a fonte está a fazer outtake e ainda bem (penso eu!) porque a gráfica está mesmo à direita a mandar ar quente para cima da fonte. O Hyper TX do CPU é que foi mal colocado, está a mandar ar quente para a baía (vazia) de discos em vez de o mandar para as fans de outtake... Enfim, vou tentar mudar isso, já me disseram que não é difícil.

Mais uma vez obrigado! Se houver mais dicas, óptimo!

E não se esuqeçam de fazer post de links ou dicas para air cooling - em termos de montagem, flows de ar, etc porque já existe um tópico sobre fans.

Abraços!

3DMark06 - 10810
Intel C2D E6600
Gigabyte GA965-DQ6
Silvertone LC-16M
feldrix
Novato
Novato

Mensagempor feldrix » Quinta Jan 24, 2008 0:37

Caríssimos, acho que os gurus daqui deviam mesmo perder algum tempo para ajudarem newbies, como eu, nestas cenas de air cooling. Da última vez que montei uma mobo e CPU enfim, não tinha nada a ver com isto e de facto pequenos truques ajudam.

Fui devolver a fan à Worten e no forum onde comprei o PC fiz uma pergunta parecida com esta e sugeriram-me para mudar a direcção da fan do cooler do CPU. Felizmente que o Hyper TX que tenho dava para isto e com dificuldade média lá consegui, por causa das patilhas de plástico.

A fan do cooler ficou apontada para as fans de outtake a uma distância de cerca 3 cm (a caixa é pequena). E qual não foi o meu espanto quando vi a temperatura em idle do CPU baixar para os 33ºC!!! Recordo que em idle estava a 39ºC!!! E o ambiente baixou cerca de 5º no GPU também!

Como não há cenas perfeitas, os sensores de ambiente da mobo subiram para os 40 - o hyper tx tem uma saia que arrefece um pouco os componentes à volta e agora pelos vistos não o faz tão bem... Espero que o calor não acumule e torne no final a caixa mais quente, subindo assim as temps... Vou deixar isto ligado com o speedfan no chart para ver a evolução. Algum feedback da vossa experiência?

Ora, claro que para já, vou esquecer a fan de intake na frente, a pressão negativa deve puxar suficiente ar pelas ranhuras por baixo da caixa. Sendo assim, acho que de facto pequenos truques resultam mesmo!

Na volta ainda experimento aquela fan de outtake PCI mesmo à frente do GPU a ver se noto diferença, pela lógica da coisa que aconteceu, pode ser que resulto. Ou quem sabe apontar a do CPU para a da gráfica, se der, porque o ar do CPU, mesmo quente, sempre é >10º mais frio que o do GPU... Já alguém experimentou isso?

E uma última dúvida - porque raio o speedfan tem spikes de temperaturas? É algum erro de sensores ou mesmo do software?

Abraços!
Editado pela última vez por feldrix em Quinta Jan 24, 2008 11:29, num total de 1 vez.

3DMark06 - 10810
Intel C2D E6600
Gigabyte GA965-DQ6
Silvertone LC-16M
feldrix
Novato
Novato

Mensagempor guest » Quinta Jan 24, 2008 9:42

Fui devolver a fan à Worten e no forum onde comprei o PC fiz uma pergunta parecida com esta e sugeriram-me para mudar a direcção da fan do cooler do CPU. Felizmente que o Hyper TX que tenho dava para isto e com dificuldade média lá consegui, por causa das patilhas de plástico.

A fan do cooler ficou apontada para as fans de outtake a uma distância de cerca 3 cm (a caixa é pequena). E qual não foi o meu espanto quando vi a temperatura em idle do CPU baixar para os 33ºC!!! Recordo que em idle estava a 39ºC!!! E o ambiente baixou cerca de 5º no GPU também!

Como não há cenas perfeitas, os sensores de ambiente da mobo subiram para os 40

A temperatura ambiente subiu pq o ar nao circula pela caixa e ficou limitado apenas a 1 regiao. Já a do cpu baixou pq o ar está perto de 1 saida de ar onde o ar nao está tao quente. Se tivesses colocado as fans de intake, teria sido melhor, pq o ar assim ia "varrer" a caixa toda e provavelmente terias reduções em todas as temps (CPU, grafica, ambiente).

Em vez de experimentares mais "esquemas" (que te reduzem as temperaturas num sitio e aumentam outras), mais vale colocares logo as fans de intake na frente e manteres tb as traseiras de outake (isto pq as ranhuras por baixo da caixa nao sao suficientes para forçar o ar a circular pela caixa toda).
guest
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Bad_Cop » Quinta Jan 24, 2008 14:35

de facto, a pressão negativa induz a que o ar entre, como é lógico. o problema é que, sem uma fan de intake explicito, o ar entra por onde pode. no teu caso, muito provavelmente, pela lateral na zona do cpu. isso queria correntes de ar, ou airflow, difrente daquele que por vezes se pretende. por isso é que uma ou duas fans a forçar o airflow numa direcção ajuda.

quanto às fans pci, já te disseram outros e digo-te eu que são uma porcaria. muito ruidosas para o que fazem. se a grafica te preocupa o melhor é pagares um mod no topo da caixa para por uma grelha e uma fan, é aquilo que melhor relaçao performance silencio dá. porque as fans pci de pouco servem.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor feldrix » Sexta Jan 25, 2008 17:34

Ok, vou controlar as temps! Provavelmente vou ver fans para colocar dentro de pouco tempo.

Obrigado!

3DMark06 - 10810
Intel C2D E6600
Gigabyte GA965-DQ6
Silvertone LC-16M
feldrix
Novato