Ajuda com temperatura de E6300

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ajuda com temperatura de E6300

Mensagempor satch » Quarta Ago 27, 2008 14:46

O meu E6300 apresenta temperaturas na casa dos 40º, por vezes um pouco mais.
O CPU está stock, estou a usar um cooler Artic Freezer 7 Pro e pasta térmica Artic Silver Cerámique. Segundo informação do site da Artic Silver, devo aplicar uma linha fina no meio do CPU e foi isso que fiz.

Este fim de semana, estive a verificar a temperatura do pc do meu pai que tem um E6420 com o cooler de origem e aquilo dá temperaturas pouco superiores a 30º.

Acham os valores para o meu CPU normal? Estou a pensar fazer OC, mas com estás temperaturas estou com receio de não conseguir chegar muito longe.
Pentium Core 2 Duo E6300
Asus P5B Deluxe
Teamgroup Xtrem 2x1GB PC5300
E-VGA 7900GS KO
satch
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jan 16, 2005 15:51

Mensagempor lucky » Quarta Ago 27, 2008 15:40

Essa da linha fina... :roll: não será antes camada fina?

Normalmente o que gaço é colocar um bocadinho de massa térmica no centro, mais ou menos do tamanho de um bago de arroz (carolino, não é cá agulha ou basmati... :mrgreen: ) e depois espalho bem com um cartão bancário até ficar uma camada igual no processador.

De qualquer maneira não acho essa temperatura nada de mais para esta altura do ano, a diferença para o E6420 do teu pai pode não ter nada a ver com a montagem do cooler, pode ser diferença de leitura nas temperaturas, motherboards diferentes fazem leituras diferentes, os processadores nunca têm a mesma temperatura, mesmo que sejam iguais, a temperatura da divisão em que o pc está é uma variante, tal como o resto dos componentes do pc, como a placa gráfica, chipset da motherboard que aquecem mais ou menos quando comparados com os de outro sistema e que vão influenciar a temperatura dentro da caixa e consequentemente o processador, o airflow da caixa também é outro factor... como podes ver existem uma série de factores que condicionam a temperatura e a sua leitura e não podes portanto fazer uma comparação linear.

Desde que não passe muito dos 60º em full load podes estar descansado. ;)
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor satch » Quarta Ago 27, 2008 16:38

Ambos os PC's estão numa Cooler Master Centurion, por isso o problema não é da caixa. Eu tenho uma Noise Blocker à frente e outra atrás e ele tem apenas a ventoinha de origem.
A minha motherboard é uma P5B Deluxe e a dele tenho a impressão que é P5B-E.

Segundo o site da Artic Silves Cerámique, é mesmo uma linha que deve ser colocada ao centro do CPU. Neste link estão as instrucções.

Com os valores de temperatura que relato, posso aventurar-me no OC?
Pentium Core 2 Duo E6300
Asus P5B Deluxe
Teamgroup Xtrem 2x1GB PC5300
E-VGA 7900GS KO
satch
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jan 16, 2005 15:51

Mensagempor alr_tech » Quarta Ago 27, 2008 16:57

boas

e os cabos..
estão deixar passar o ar ...
ou estão a por-se á frente...
criando mini turbilhões que podem estar a travar o fluxo de ar....

bém, começa por usar ex.: CPU Burn-in , Toast, etc
aqui...
corre os ditos durante uma hora e valida a temp...

assim, validas a temp max...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante