1º Overclock :')

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor lucky » Quinta Out 25, 2007 9:29

Acho mais provável ser problema do sensor do que propriamente das ventoinhas ou da fonte, experimenta ficar a observar a ventoinha da fonte durante uns minutos para ver se ela realmente deixa de rodar em alguma altura e compara a tua observação com a leitura do Probe.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor Animus » Quinta Out 25, 2007 14:59

vou ver isso mais logo. o q eu ja pude reparar é q com apenas 2888MHz o pc as vezes "freeza". o q é q isso quer dizer?
Imagem
Animus
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Fev 18, 2006 14:05

Mensagempor lucky » Quinta Out 25, 2007 15:38

Com as memórias a 1:1 se calhar?! Ou seja, se for isso as memórias efectivamente estão a 412Mhz ou coisa assim, provavelmente as memórias não aguentam muito overclock, se por outro lado isso estiver a acontecer com o divisor 5:4 já não te sei dizer concretamente o que poderá ser. O melhor que tens a fazer é testar os componentes com diversos programas para esse efeito, tens o memtest86 para as memórias e o Prime95 principalmente para o cpu, estes são os que considero os principais, depois para testar a estabilidade mais a fundo, depois de passares os testes destes 2 programas que te indiquei deverás correr outros, como o SPI com o teste de 32MB, o OCCT, memtest 3.1, etc, quantos mais melhor, jogar jogos pesados também.
Imagem

Mensagempor HidEaL » Quinta Out 25, 2007 17:38

Só para completar o que o lucky disse, acho que devias aumentar a voltagem das memórias para 2.6 ou até 2.7v, independentemente do divisor, pelo menos para já.

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor Animus » Quinta Out 25, 2007 20:15

sim a 1:1... é estranho pq ja tive 40mins no memtest sem nenhum erro com 2900MHz. vou correr esses q disseste entao.
outra coisa, o problema daquelas mediçoes n pode ser da ventoinha pq se reparares ha alturas em q sai da escala xD e tambem ja m aconteceu mostrar -20000 rotaçoes por minuto portanto.. é esquisito :s mas vou comparar com o speedfan a ver se descubro algo.

hideal: e é seguro? é q eu n tenho nenhuma ventoinha a apontar pra elas. alias a minha caixa é mt mal arejada. Tapei os buracos q tinha atras p a fonte nao puxar o ar quente, abri a frente, e deixei a caixa semi-aberta de lado. Ja experimentei fechar de lado, e noto q a fonte faz uma pequena corrente de ar ao puxar o ar da frente que vem frio, mas msm assim aquece + do q como esta agora.

obgd mais uma vez pela ajuda :)
Imagem
Animus
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor HidEaL » Quinta Out 25, 2007 23:07

Animus Escreveu:hideal: e é seguro? é q eu n tenho nenhuma ventoinha a apontar pra elas. alias a minha caixa é mt mal arejada. Tapei os buracos q tinha atras p a fonte nao puxar o ar quente, abri a frente, e deixei a caixa semi-aberta de lado. Ja experimentei fechar de lado, e noto q a fonte faz uma pequena corrente de ar ao puxar o ar da frente que vem frio, mas msm assim aquece + do q como esta agora.

Seguro? Bem, antes de mais vê mas é qual é a voltagem default das tuas memórias, porque me está a parecer que não sabes :P Caso não saibas onde ver, está na etiqueta colada nelas. A príncipio, se elas não forem muito esquisitas, 2.7v julgo estar bom para as duas, mas confirma, porque repara que isto sou eu a tentar adivinhar valores default...

Quanto a esse airflow... Caixa mal arejada e OC não combina. De qualquer modo, na minha opinião, pelo menos uma ventoinha de outake (extracção portanto) na parte de trás da caixa seria bom. E se pudesses assegurar a ventilação "básica" (fan frontal de intake e traseira de outake) seria ouro sobre azul. Nesse caso, pessoalmente prefiro ter a caixa fechada, mas nada como testares (como aliás já fizeste).
Tenho-te a dizer é que, caso a tua caixa já seja algo desactualizada, existem escolhas bastante "baratas" que te tratam do assunto do airflow: Na casa dos 40-50€ tens Tacens Audeo, Nox Coolbay, Thermaltake Mambo, entre outras.

Enfim, boa sorte com isso :)

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor Animus » Sábado Out 27, 2007 15:50

tive outro freeze mas apenas com mais 5MHz no FSB, no minimo estranho..
e agora tou com a frequencia original e voltei a ter os spikes.
Imagem

vou agora ver qto posso aumentar a voltagem nas rams e ponho m a fazer testes. qto as fans n sei o q fazer :S isso so começou depois de ter andado a limpar. axo q vou tirar a motherboard p fora e vou ligar td como deve d ser.

EDIT: mais estranho ainda, agora os valores das fans tao a meio... :lol: e ja ta 100% no speedfan.

a da fonte sempre teve a 800 agora ta 400 e a do cpu a 2800 a 100% e agr ta a 1600 :lol: oh k carago :x no entanto pelo som q tao a fazer, pelo menos a do cpu ta a 2800. a da fonte n sei.

e tive um freeze tb com freq original :x
Imagem
Animus
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Animus » Quarta Out 31, 2007 17:32

Imagem :lol:
Imagem
Animus
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor lucky » Quarta Out 31, 2007 17:57

:lol:
Tens isso tudo podre :lol:

Agora a sério, tens aí um problema de leitura por parte dos sensores, parece-me ser problema da motherboard...
Imagem

Mensagempor Animus » Quarta Nov 07, 2007 16:35

ja resolvi os problemas todos q tinha em relaçao aos sensores. ao instalar o tuniq tower tirei os cabos todos voltei a liga los e limpei a mb toda. agora ta td a funcionar bem e ja tenho temperaturas decentes no CPU para overclokar :D

pois entao eu aumentei o fsb para 216MHz, 3080Ghz do cpu e 176MHz nas memorias(divisor 5:4), tudo estavel as temperaturas ficaram iguais nos 35ºC full load. Depois fui correr o 3dmark 05 anotei o valor e fiz o mesmo para a velocidade original 2800Ghz, 200MHz (1:1) nas mems mas este deu m mais 210 pontos no cpu marks :S q com 3080. alem disso o super pi tambem ta mais lento =X
3141 a 3080GHz 5:4
3368 a 2800GHz 1:1

alguma coisa d errado ou é a freq das mems q influencia o desempenho do cpu assim tanto?

Edit: refiz o teste e agora ja deu 3690 CPU marks para 3030GHz :D
Imagem
Animus
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Animus » Quinta Nov 08, 2007 0:12

bem tive a fazer varios testes com 2800GHz 1:1 e 3080GHz 5:4 e aqui ficam alguns resultados. digam me o q axam. nao sei s vale a pena tar a puxar 300MHz pelo cpu para tar a dar menos 50 pontos no 3dmark :S

2800GHz

3dMark05 - 3216

SuperPi - 53.6

CPUMarks - 3788.2

3080GHz

3dMark05 - 3168

SuperPi - 51.9

CPUMarks - 4407.5
Imagem
Animus
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor lucky » Quinta Nov 08, 2007 10:15

No cpu tiveste um bom resultado, no resto estás a perder por causa da frequência das memórias, experimenta fazer mais overclock se estiveres com essa disposição, penso que com facilidade vais aos 240/241fsb, que te dá 3360Mhz para o cpu e as memórias ficam a DDR400, depois é correres os testes novamente para ver no que deu. ;)
Imagem

Mensagempor Animus » Quinta Nov 08, 2007 18:33

será q vale a pena puxar tanto pelo cpu e pela MB para no geral a performance ser apenas um pouco melhor por causa das memorias? tambem ouvi dizer q ao fim d algum tempo d overcloking o PC fica "cansado" e q mais tarde tenho q reduzir o FSB. é verdade?
Imagem
Animus
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor lucky » Sexta Nov 09, 2007 12:54

Cansado?! Não, o que pode acontecer é o processador deixar de funcionar correctamente por ficar danificado se usares muita voltagem ou tiveres temperaturas muito altas.

Só poderás avaliar se o acréscimo de performance é compensatório correndo testes, ou melhor, executando tarefas ou jogando jogos que não correriam em condições se fosse de outra forma. Não perdes nada além de tempo e paciência a experimentar e testar os resultados.
Imagem

Mensagempor Animus » Sexta Nov 09, 2007 15:44

pois tb me parece um bocado historia...

isto foi o q à consegui bocado sem mexer nas voltagens
Imagem

so q entretanto lembrei me de outra coisa. nao podera haver sobreaquecimento do northbridge? por acaso fui la ver e o dissipador queimava passado uns segundos :?
Imagem
Animus
Aprendiz
Aprendiz

AnteriorPróximo

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes