Que ventoinhas?

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor D@rKWolf » Segunda Mar 10, 2008 5:28

Bad_Cop Escreveu:uma blacksilent xl1 é silenciosa a 12v, uma xl2 nao é mas pode-se regular. ainda assim se houver dinheiro para gastar o melhor é ir para s-flex e noctuas.

Bad_Cop Escreveu:fans com leds escolhes e depois reduzes a rotaçao (se bem me lembro tens um zalman). não tens outra hipotese, não conheço nenhuma fan com leds silenciosa. opta por umas acran ou assim. agora segundo reviews do spcr as melhores fans no que toca a performance/ruido sao as noiseblocker, as noctuas e as scythe (das que se vendem em pt).

mas realmente para intake não precisas lá muito disso.

*
Noctuas só o último modelo e mesmo assim não sei.

Pk algumas pessoas falaram (mal) sobre modelos antigos certo?

------------------------------------------------------------------------------------

Agora "falando" sobre o meu TT versão Blue Led ...

EU estou satisfeito com a vent* de origem...

simplesmente pk deixa fazer o OC que desejo...que é o suficiente :) e NÃO oiço a vent*...

mas não tenho a tua caixa ^_^

Nzxt Lexa tudo de origem :)

E já agora a vent* que vem com o meu TT está a funcionar no modo
mais fraco...quando digo fraco é mesmo no mínimo!
E consegui "só" uma redução de 27º ^_^ a 20% de OC...

20% OC by ASUS BIOS*

Cumps, db
D@rKWolf
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Fev 24, 2005 9:15

Mensagempor Bad_Cop » Segunda Mar 10, 2008 13:27

o que se fala mal das noctua é que não servem para WC porque o desenho das pás não consegue produzir um airflow tão bom quando a fan tem algo denso à frente. para coolers e para input/output continuam a ser das melhores fans do mercado.. esteticamente é que deixam um pco a desejar.

primeiro, oc's automáticos pela bios são das piores coisas que podes fazer. tenta lá fazer isso à lá pata que obtens muito melhores resultados.

depois o facto de ouvires ou não a fan depende de pessoa para pessoa. para mim a noiseblocker xl1, que é uma fan já bastante silenciosa, a 12v continua a ser audivel. só que fica mais ou menos com o ruido da fonte por isso não me adianta muito regulala ou desligala.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor D@rKWolf » Segunda Mar 10, 2008 18:58

Bad_Cop Escreveu:o que se fala mal das noctua é que não servem para WC porque o desenho das pás não consegue produzir um airflow tão bom quando a fan tem algo denso à frente. para coolers e para input/output continuam a ser das melhores fans do mercado.. esteticamente é que deixam um pco a desejar.

primeiro, oc's automáticos pela bios são das piores coisas que podes fazer. tenta lá fazer isso à lá pata que obtens muito melhores resultados.

depois o facto de ouvires ou não a fan depende de pessoa para pessoa. para mim a noiseblocker xl1, que é uma fan já bastante silenciosa, a 12v continua a ser audivel. só que fica mais ou menos com o ruido da fonte por isso não me adianta muito regulala ou desligala.

OC pela BIOS como tu disst e bem n foi memo feito por mim ...
Levei a uma loja e guess what o que recebi em troca... 20% que já retirei... pk nem vale a pena aquilo xD

Era só para ele saber uma referência...e para responder a perguntas como e fizeste esse OC como ah?

Já tivemos uma "conversa" semelhante pk eu tive a mesma dúvida em investir em novas vents* lembrast?! e sinceramente para quem tem um orçamento por volta dos +-50 E é fácil :)

Aliás até estava diposto em arriscar em WC :)

Concluindo:

Estou 200% satisfeito com o meu Tuniq tower :D mas como sabem obviamente ... à pessoas ... e gostos... vários factores... um dos meus melhores amigos vai comprar essa caixa em princpio portanto logo vejo o ruido :D

Qualquer dia talvez para a semana posto* o novo build dele ... se ele tal me deixar não é? pk o pc efectivamente não é meu :D
(quando digo a um post... digo fotos incluindo portanto é capz de ficar bonitinho vah*)

1+1=0 e sobra 1

Vou voltar ao meu estudo lool
Cumps, db
D@rKWolf
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Fev 24, 2005 9:15

Mensagempor Darkblood » Segunda Mar 10, 2008 21:58

Bad_Cop Escreveu:
Darkblood Escreveu:
Bad_Cop Escreveu:uma blacksilent xl1 é silenciosa a 12v, uma xl2 nao é mas pode-se regular. ainda assim se houver dinheiro para gastar o melhor é ir para s-flex e noctuas.

porquê?

no que toca a silêncio há um site que eu tomo como referência - o silentPCreview. e lá, todas as fans que falei são bem cotadas.

SPCR's Fan Round-Up #2: 120mm Fans

SPCR's Fan Round-Up #4: 120mm Fans

http://www.silentpcreview.com/article734-page1.html

Tomei conhecimento disto por ti. :P

D@rKWolf Escreveu:

Bad_Cop Escreveu:fans com leds escolhes e depois reduzes a rotaçao (se bem me lembro tens um zalman). não tens outra hipotese, não conheço nenhuma fan com leds silenciosa. opta por umas acran ou assim. agora segundo reviews do spcr as melhores fans no que toca a performance/ruido sao as noiseblocker, as noctuas e as scythe (das que se vendem em pt).

mas realmente para intake não precisas lá muito disso.

*

Pk algumas pessoas falaram (mal) sobre modelos antigos certo?

Epa ya. A NF-P12 parece que é boa, agora as anteriores não, mesmo para por na caixa. Mais uma vez, vejam esta review as fans são testadas de várias maneiras (num cooler, num radiador, ao ar livre) e em todos a noctua 1200 deixou muito a desejar...
Imagem
Darkblood
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Mar 02, 2006 22:35

Mensagempor Bad_Cop » Segunda Mar 10, 2008 23:22

eu lembro-me perfeitamente desse link e lembrei-me dele quando falei. agora dizeres que a noctua não se porta bem na outra review é que não podes dizer, ou então não interpretas-te bem os gráficos.

Imagem

Imagem

não são as melhores do teste, isso não são, mas as silverstone tambem não sao mais baratas que as noctua. n sabia era que já se vendiam yate loon em pt, por isso sim, valem mais a pena essas. embora eu continue a achar as noctua melhores porque para mim o silentpcreview é mais credivel nos seus métodos que um admin do extreme systems. lá as yate loon têm o mesmo desempenho em ruido/cfm que uma noiseblocker.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Darkblood » Terça Mar 11, 2008 2:47

Eu disse que deixou muito a desejar porque olhando para o preço, deviam ser das melhores quando não o são. Essas yate loon custam €7, as noctua mais que o dobro, acho que é estar a gastar dinheiro a mais sem necessidade.

E as silverstone (todos os modelos) são mais baratas que as noctua, estive agora mesmo a ver no kuantokusta.

Eu também tenho muita consideração pela SPCR, mas repara nisto:

Most recently, we identified the Noctua's NF-S12 series as the fan with the best airflow-to-noise ratio. Naturally, we were surprised when reports began to surface that, while the Noctua was indeed very quiet, some users were noticing their system temperature going up, not down. Since our recommendation assumes that higher airflow normally leads to lower temperatures, these reports cast our measurements into question.

E nisto

Our original measured airflow on the Noctua 120, on the other hand, was unusually high. At 63 CFM, it was 15 CFM higher than specified. The new testing brings this number down to earth; the measured 38 CFM is more in line with other fans of similar RPM and size. We must retract the comments we made about the Noctua's airflow in our original review. It does not push significantly more air for a given RPM than other fans. In this regard it is ordinary. But most importantly, it remains a very quiet fan, and comparison with both the Nexus and Scythe SFF21E 120mm fans, the Noctua still seems to have an edge in airflow at lower speed.

Podes ver mais detalhes aqui:
http://www.silentpcreview.com/article734-page1.html
Imagem
Darkblood
Membro de Ouro
Membro de Ouro

lol

Mensagempor vala » Terça Mar 11, 2008 9:02

Eu tenho 3 ventoinhas da noisebloker e não se houvem
axo que são as xl2 se n me engano
vala
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Nov 19, 2007 10:25

Mensagempor Bad_Cop » Terça Mar 11, 2008 14:35

Darkblood Escreveu:E as silverstone (todos os modelos) são mais baratas que as noctua, estive agora mesmo a ver no kuantokusta.

a silverstone da review, a 121, custa o mesmo que uma noctua. por acaso tinha visto umas noctua em qq lado abaixo dos 15€, mas ou fiz confusão ou era alguma promoção, agora já voltaram para os 18. mas sim, as yate loon são mais baratas. nao sabia que já se vendiam em pt, como disse acima.

Our original measured airflow on the Noctua 120, on the other hand, was unusually high. At 63 CFM, it was 15 CFM higher than specified. The new testing brings this number down to earth; the measured 38 CFM is more in line with other fans of similar RPM and size. We must retract the comments we made about the Noctua's airflow in our original review. It does not push significantly more air for a given RPM than other fans. In this regard it is ordinary. But most importantly, it remains a very quiet fan, and comparison with both the Nexus and Scythe SFF21E 120mm fans, the Noctua still seems to have an edge in airflow at lower speed.

isso de meter a bold só o que convem é que não leva a lado nenhum. mas o spcr nao fez review à silverstone por isso não interessa para o caso.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Riey » Quarta Mar 12, 2008 19:44

obrigado a todos pela ajuda... não quero ser "desmancha prazeres", mas acho que agora estou mesmo indeciso e confuso :?
ASUS P5E | XFX 8800GT 512MB | CORSAIR HX-520W MODULAR | WD 250GB AAKS + Samsung 1TB + Externo 160GB | Q6600 G0 + TUNIQ TOWER 120 | ASUS DRW-2014L1T SATA | NOX COOLBAY SIDE WINDOW | 4GB G.SKILL DDR2 PC2-6400MQ | SONY MULTI-CARD 7/1 | ZALMAN MFC2 CONTROLER
Riey
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Jun 01, 2007 16:56

Mensagempor Darkblood » Quarta Mar 12, 2008 22:56

Riey Escreveu:obrigado a todos pela ajuda... não quero ser "desmancha prazeres", mas acho que agora estou mesmo indeciso e confuso :?

Quantas fans queres? quanto queres gastar no total?

Bad_Cop Escreveu:
Darkblood Escreveu:E as silverstone (todos os modelos) são mais baratas que as noctua, estive agora mesmo a ver no kuantokusta.

a silverstone da review, a 121, custa o mesmo que uma noctua. por acaso tinha visto umas noctua em qq lado abaixo dos 15€, mas ou fiz confusão ou era alguma promoção, agora já voltaram para os 18. mas sim, as yate loon são mais baratas. nao sabia que já se vendiam em pt, como disse acima.

isso de meter a bold só o que convem é que não leva a lado nenhum. mas o spcr nao fez review à silverstone por isso não interessa para o caso.

Sim, quis dar mais destaque a essa parte, mas coloquei o resto do texto bem visivel, não lê quem não quer. Também essa parte que meteste a bold não vejo nada de especial, diz que é muito silenciosa, também se por €18 não fosse...e a variação de temperatura entre as várias fans não é de 1º no máximo 2º.

Bem, cada um tem a sua opinião e na minha as noctua (excluindo o último modelo pois ainda não vi nada sobre ele) depois de tudo o que vi acho que não compensam.

Cumps ;)
Imagem
Darkblood
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Bad_Cop » Quinta Mar 13, 2008 18:23

Darkblood Escreveu:Sim, quis dar mais destaque a essa parte, mas coloquei o resto do texto bem visivel, não lê quem não quer. Também essa parte que meteste a bold não vejo nada de especial, diz que é muito silenciosa, também se por €18 não fosse...e a variação de temperatura entre as várias fans não é de 1º no máximo 2º.

não vês nada de importante? diz que comparativamente às nexus e scythe tem na mesma maior airflow a velocidades mais baixas. ou seja, é melhor para quem as usa a velocidades mais baixas (que é quem procura silencio).
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Darkblood » Quinta Mar 13, 2008 19:15

Bad_Cop Escreveu:
Darkblood Escreveu:Sim, quis dar mais destaque a essa parte, mas coloquei o resto do texto bem visivel, não lê quem não quer. Também essa parte que meteste a bold não vejo nada de especial, diz que é muito silenciosa, também se por €18 não fosse...e a variação de temperatura entre as várias fans não é de 1º no máximo 2º.

não vês nada de importante? diz que comparativamente às nexus e scythe tem na mesma maior airflow a velocidades mais baixas. ou seja, é melhor para quem as usa a velocidades mais baixas (que é quem procura silencio).

Airflow esse que varia as temperaturas no máximo 2ºC, o que, para mim, não é significativo.
Imagem
Darkblood
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Riey » Quinta Mar 13, 2008 19:20

Darkblood Escreveu:Quantas fans queres? quanto queres gastar no total?

3... tava a pensar em 30€ no máximo...

1 ventoinha p/ Tuniq Tower 120

Silenciosa (muito importante)
que arrefeça o suficiente para fazer OC
ligação = à do tuniq tower 120 que permite ligar à board (para ligar ao controlador)
120mm

2 ventoinhas p/ caixa

Silenciosas (muito importante)
ligação = à do tuniq tower 120 que permite ligar à board (para ligar ao controlador)
c/ leds
120mm
ASUS P5E | XFX 8800GT 512MB | CORSAIR HX-520W MODULAR | WD 250GB AAKS + Samsung 1TB + Externo 160GB | Q6600 G0 + TUNIQ TOWER 120 | ASUS DRW-2014L1T SATA | NOX COOLBAY SIDE WINDOW | 4GB G.SKILL DDR2 PC2-6400MQ | SONY MULTI-CARD 7/1 | ZALMAN MFC2 CONTROLER
Riey
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Jun 01, 2007 16:56

Mensagempor Bad_Cop » Quinta Mar 13, 2008 23:29

Darkblood Escreveu:
Bad_Cop Escreveu:

Airflow esse que varia as temperaturas no máximo 2ºC, o que, para mim, não é significativo.

é como uma gráfica ser 1 ou 2 fps melhor que outra.. maior parte das reviews que vês é assim. não interessa se é por um, se é por mil. é melhor. a qualidade preço não é a mesma, isso não. se calhar até é pior (para mim as más fans com relaçao qualidade preço começam a seguir às yate loon, dos 7€ para cima), agora que é melhor é. independentemente de tu achares ou não significativa a difrença.

bom, convergindo para o assunto principal.

fan para o tuniq ia para algo bom.. noiseblocker xl2 ou yate loon, silverstone ou scythe s-flex ou noctua (escolhe a que vendam mais perto de ti ou informa-te dos portes porque pagar 5€ de portes em algo que custa 15€ é um bocado suicidio e arruina por completo a boa relaçao qualidade preço que o produto possa ter).

para a caixa, se queres leds lamento informar-te que não encontras nenhumas com boa relaçao ruido performance embora para a caixa isso não seja assim tãaao importante. no entanto, como tens controlador, deves conseguir minimizar o ruido. acho que as acryan são ravoaveis porque têm o controlo dos leds difrente do das fans e, como tens controlador, consegues controlar as voltagens de cada uma das fans e a intensidade do brilho dos leds.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Darkblood » Sexta Mar 14, 2008 2:56

Bad_Cop Escreveu:
Darkblood Escreveu:
Bad_Cop Escreveu:

é como uma gráfica ser 1 ou 2 fps melhor que outra.. maior parte das reviews que vês é assim. não interessa se é por um, se é por mil. é melhor. a qualidade preço não é a mesma, isso não. se calhar até é pior (para mim as más fans com relaçao qualidade preço começam a seguir às yate loon, dos 7€ para cima), agora que é melhor é. independentemente de tu achares ou não significativa a difrença.

Sim, é isso.

Riey Escreveu:
Darkblood Escreveu:Quantas fans queres? quanto queres gastar no total?

3... tava a pensar em 30€ no máximo...

1 ventoinha p/ Tuniq Tower 120

Silenciosa (muito importante)
que arrefeça o suficiente para fazer OC
120mm

2 ventoinhas p/ caixa

Silenciosas (muito importante)
c/ leds
120mm

Com leds- Sharkoon Silent Eagle 1000 ou Revoltec.

Sem leds- Além das referidas pelo Bad_Cop, acrescento mais esta: Sharkoon Silent Eagle 2000/1500.

Tanto as Sharkoon Silent Eagle 1000 (~€12) como as yate loon SL12 (~€7) são difíceis de encontrar e é como o Bad_Cop disse, tar a dar €5 (ou mais) de portes por uma compra de €15 arruina a qualidade/preço.

Outra coisa a ter em atenção é que as duas fans que referi acima têm um bom desempenho, ou seja, uma boa relação de airflow e barulho quando controladas. Tu tens um controlador físico? ou é por software?
Imagem
Darkblood
Membro de Ouro
Membro de Ouro

AnteriorPróximo

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante