Porquê fazer OC?

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor skyruner » Domingo Ago 30, 2009 1:27

Bad_Cop Escreveu:Antes de mais, o 3dmark não reflecte a performance da máquina em jogos. Pode ter aparecido com esse objectivo mas actualmente é apenas um benchmark sintético usado pela industria para publicitar os seus produtos e por alguns entusiastas como hobby.

No teu caso, tens um cpu que acompanha sem qualquer problema a gráfica e é perfeitamente natural que não notes o resultado do oc porque a gráfica acaba por ser o elo mais fraco do sistema. No entanto, se executares um benchmark do cpu (tipo cinebench, pcmark) ou se converteres um vídeo ou aplicares um filtro a uma (grande) imagem vês que o ganho em performance é bastante e, em pontos percentuais, provavelmente muito próximo do ganho em velocidade.
Sou da mesma opinião.
Há muito tempo que o 3D Mark deixou de seguir o intuito do "benchmark" propriamente dito.

Uma forma de notares bem é diferença, é com o que o bad_cop disse, faz lá os testes que realmente valem a pena.

Quanto à cache, realmente consegues ter mais instruções em cache com um CPU com 2MB/4MB de cache, mas isso não é tudo.
Ainda andava por aí um comparativo no Anandtech ou X-bit labs em que comparavam um E2160 e um X6800 a funcionar mais ou menos à mesma frequência (3GHz à volta disso), em que a vantagem do X6800 era mesmo em aplicações como CAD, 3DSMAX e afins em que são carregadas milhares de instruções para efectuar o trabalho. Agora em jogos, já não é bem assim.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor SilentWalker » Domingo Ago 30, 2009 1:55

boas
nao sou OCr, nativo, com ha muitos que o sao
ha ppl que nao dorme com com m****s de programas
ha ate um individuo tuga que delira, com o 3dmark2001, akilo ate foi mm muito bom, mas so mm o ano que saiu, de resto é mer**
ora bem o que kero dizer, ´q ue , faço oc, quando sistema, nao da mais para certo tipo de aplicação que preciso, ou para jogar, o compactar filmes ou fazer zips
exemplo quando saiu o doom 3 a a minha 7900, ja o nao o consegui acompnahar a 30fps, que era o minimo, subi como se tivesse uma ultra e o meu 3000 prescot, passou a 3.400, e passei a ter 35fps, nao é muito mas ja permitia jogar e passei de 25/37 para 35fps, assim como com outros processadores, quando se faziuo rendering a 5fps, eu fazia a 8 ou a 10, nao é muita a diferença, mas 10 horas depois havia diferença
hoje é o mesmo
possivelmete crysis, a 27 ou 35 fps, noata-se a difenreça
agora todos ous outros programas, é meda, so servem, quando nao alterados para ter uma ideia da gama onde a grafica se situa, mas isso tanto mmodelo como preço o indiam
cumps
X2 3800+, A8N32-SLI Deluxe
2*80 raid 0 hitachi Creative 5.1, LC POWER v2 550W DVD Pioneer CDR TDK, DVD-RW Sony, Samsung 760BF, powercolor theather 550pro,
Gskil 2*1GB F1 4000 500Mhz
SilentWalker
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 15, 2004 17:22

Mensagempor cmrosado » Domingo Ago 30, 2009 7:12

Quando me referi ao bottleneck da gráfica tambem me estava a referir à gráfica limitar o OC do CPU e não ao CPU limitar a gráfica.
Há uns meses já tinha feito este mesmo teste mas com o benchmark do Far Cry 2, que na altura postei no forum de jogos:

Testei a minha X1950gt com os clocks da X1950pro primeiro e depois com OC tambem no CPU (2,66 @ 3,2):

Settings Medium (sem bloom) - GT / PRO / E6750@3,2+ X1950PRO

Average Framerate: 35,18 / 39,10 / 40,15
Max. Framerate: 50,14 / 56,61 / 57,11
Min. Framerate: 28,40 / 30,90 / 32,27

Com settings em High a diferença é menor.

A diferença é quase toda devida ao OC na gráfica :cry: .

Naquele tópico que referi lá atrás onde me deram as indicações para fazer o OC uma das coisas que me disseram para fazer foi:
FSB STRAP TO NORTHBRIDGE - o número + alto (ex.400)

Ora, eu a opção mais alta que tenho é 333. Terá isto alguma influência?
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor cmrosado » Domingo Ago 30, 2009 10:41

Fiz uma série de testes de descompactação de um ficheiro e de cada vez que faço dá-me um valor diferente. Não sei se tem a ver com a Ram que esteja a ser utilizada no momento mas a verdade é que me dá diferenças grandes dentro dos mesmos settings. É dificil tirar conclusões assim.
Em relação ao OC quando o faço as memórias passam de 1066 para 800. Isso é normal, certo? Ainda não tinha reparado nisso e a Ram continuava a funcionar com os timmings da 1066 (5-6-6-18 ). Quando mudei para 5-5-5-15 passei no 3dMark de 4782 para 4794, lol.
Que bosta de memórias fui arranjar. Tinha as Team Elite e fui trocar por estas. Parece-me que pelo menos sem OC tanto faz.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor wyspa » Domingo Ago 30, 2009 12:07

Eu overclockei o cpu de 2.66 para 3.2, o que nem e' quase nada e notei uma grande diferença .. Nao em graficos mas sim em rapidez, extraio ficheiros MUITO mais rapido, em jogos tipo FM com processamento de dados as coisas carregam muito mais rapido. Eu costumava demorar 1 minuto a começar uma liga nova e agora demora 10/20 segundos ..
Quanto a memorias e graficas nao sei se vale a pena, agora ao cpu aconselho vivamente =)
wyspa
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Ago 24, 2009 18:35

Mensagempor Bad_Cop » Domingo Ago 30, 2009 13:32

Sim, eu sei que te estavas a referir à gráfica como bottleneck e eu acho que o é. Quanto a extrair ficheiros, há uma diferença, ainda assim é muito variável. Depende por exemplo da velocidade do disco, da fragmentação do disco, enfim, uma série de variáveis com algum peso significativo. Ainda assim deve dar para notar uma diferença nos valores médios. O FM, como referido, é um bom exemplo de um jogo em que o OC ao CPU tem muitas vantagens.

Quanto às memórias, provavelmente tens o multiplicador das memórias em auto. Mete isso em manual e escolhe tu o multiplicador mais adequado para a velocidade de memórias que pretendes. O fsb strap, quanto menor melhor. Mas é normal que não consigas melhor do que 333mhz.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor CryptorX » Domingo Ago 30, 2009 18:55

cmrosado Escreveu:Quando me referi ao bottleneck da gráfica tambem me estava a referir à gráfica limitar o OC do CPU e não ao CPU limitar a gráfica.
Há uns meses já tinha feito este mesmo teste mas com o benchmark do Far Cry 2, que na altura postei no forum de jogos:

Testei a minha X1950gt com os clocks da X1950pro primeiro e depois com OC tambem no CPU (2,66 @ 3,2):

Settings Medium (sem bloom) - GT / PRO / E6750@3,2+ X1950PRO

Average Framerate: 35,18 / 39,10 / 40,15
Max. Framerate: 50,14 / 56,61 / 57,11
Min. Framerate: 28,40 / 30,90 / 32,27

Com settings em High a diferença é menor.

A diferença é quase toda devida ao OC na gráfica :cry: .

Naquele tópico que referi lá atrás onde me deram as indicações para fazer o OC uma das coisas que me disseram para fazer foi:
FSB STRAP TO NORTHBRIDGE - o número + alto (ex.400)

Ora, eu a opção mais alta que tenho é 333. Terá isto alguma influência?

É impossivél esse E6750 limitar essa gráfica em termos de OC, até lhe podias pegar fogo com um OC colossal que esse processador ia tar de férias. É aquilo que te disse, esse processador já tira partido ao máximo dessa gráfica mesmo com stock speeds, por isso, mesmo que puxes por ele a gráfica não vai dar mais. É por isso que como disses-te e bem, a diferença devesse prácticamente toda ao OC da gráfica.

cmrosado Escreveu:Fiz uma série de testes de descompactação de um ficheiro e de cada vez que faço dá-me um valor diferente. Não sei se tem a ver com a Ram que esteja a ser utilizada no momento mas a verdade é que me dá diferenças grandes dentro dos mesmos settings. É dificil tirar conclusões assim.
Em relação ao OC quando o faço as memórias passam de 1066 para 800. Isso é normal, certo? Ainda não tinha reparado nisso e a Ram continuava a funcionar com os timmings da 1066 (5-6-6-18 ). Quando mudei para 5-5-5-15 passei no 3dMark de 4782 para 4794, lol.
Que bosta de memórias fui arranjar. Tinha as Team Elite e fui trocar por estas. Parece-me que pelo menos sem OC tanto faz.

Quanto a compactação de ficheiros que te sugeri, é normal que existam algumas variações dentro das mesmas velocidades, o disco pode ser uma das causas principais (ficheiros fragmentados). De qualquer maneira a sugestão do Bad_Cop parece-me mais adequada ( converter videos), também tinha pensado nisso mas como não é algo que eu fáça com frequência não sei até que ponto é que os resultados podem ser conclusivos em termos de performance do CPU. mas de uma coisa podes ter certeza, OC's aumentam sempre o desempenho mesmo que as diferenças de desempenho não se manifestem de maneira acentuada nalguns programas...

E quanto á velocidade das mem's é normal que a velocidade desça em várias ocasiões, porque a velocidade das memórias é automácticamente ajustada á velocidade da frequências dos multipliers que estás a usar e a maior parte das bios (senão todas) ajustam a velocidade das memórias sem exceder muito os valores especificados pelo SPD. Se quiseres as memórias mais rápidas, usa um CPU ratio menor com frequencias mais elevadas de modo a manter o OC actual e elas devem de ficar mais rápidas, ou então configura-as manualmente para ficarem a 1066Mhz. O mesmo também aconteceu comigo e não sei bem porque, as minhas memórias têm CL8 e trabalham a 1600Mhz mas o meu CPU configurou-as para ficarem a 1066Mhz e o CL8 manteve-se, resolvi isso ao diminuir o CPU ratio de 20x133 para 16x166 e ficaram a 1333Mhz, neste momento estou com 17x177 (3.0Ghz) e estou com elas a 1410Mhz gráças a uma grande ajuda do Lucky :D .
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Anterior

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes