[GUIA] Sistemas de Aircooling [26-12-07]

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor seewt » Quarta Set 05, 2007 11:49

Darkblood Escreveu:
seewt Escreveu:Pessoal preciso de um cooler novo no cpu ja tou farto de ter temperaturas na ronda dos 70 60ºc num p4, muito embora ja tenha uns anitos.
O k aconselham para me baixar as temperaturas e aproveitar o fluxo de ar k me dá uma silverstone d 120mm na parte frontal da caixa?

Quanto é que queres gastar? Com um tuniq tower já ficas bem servido...mas vê lá se cabe na tua caixa. ;)

Cumps

Pois o problema vai ser msmo o espaço ja tava mesmo a pensar em comprar uma caixa nova agora vou ter mesmo de comprar.
Eu sei k aki não é topico mais apropriado mas aproveitando a conversa, por qual acham k devo optar:

NOX COOLBAY SIDE WINDOW BLACK
http://uk.nox-xtreme.com/products.php?p=pagina&id=63

THERMALTAKE ARMOR
http://www.thermaltake.com/product/Chassis/fulltower/armor/va8000bws.asp

Cumps.
seewt
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Abr 04, 2007 22:01

Mensagempor Darkblood » Quarta Set 05, 2007 12:57

seewt Escreveu:
Darkblood Escreveu:
seewt Escreveu:Pessoal preciso de um cooler novo no cpu ja tou farto de ter temperaturas na ronda dos 70 60ºc num p4, muito embora ja tenha uns anitos.
O k aconselham para me baixar as temperaturas e aproveitar o fluxo de ar k me dá uma silverstone d 120mm na parte frontal da caixa?

Quanto é que queres gastar? Com um tuniq tower já ficas bem servido...mas vê lá se cabe na tua caixa. ;)

Cumps

Pois o problema vai ser msmo o espaço ja tava mesmo a pensar em comprar uma caixa nova agora vou ter mesmo de comprar.
Eu sei k aki não é topico mais apropriado mas aproveitando a conversa, por qual acham k devo optar:

NOX COOLBAY SIDE WINDOW BLACK
http://uk.nox-xtreme.com/products.php?p=pagina&id=63

THERMALTAKE ARMOR
http://www.thermaltake.com/product/Chassis/fulltower/armor/va8000bws.asp

Cumps.

Armor, sem dúvida, o único problema é que essa versão da Armor é um bocado pesada.

Quanto é que queres/podes gastar? em vez do tuniq arranja o thermalright ultima-90, é melhor e custa o mesmo.

Cumps
Imagem
Darkblood
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Mar 02, 2006 22:35

Mensagempor seewt » Quarta Set 05, 2007 13:15

Obrigao pela ajuda Darkblood acho k vai ser mesmo essa a minha opção
Armor e thermalright ultima-90
Cumps
seewt
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Abr 04, 2007 22:01

Mensagempor Darkblood » Quarta Set 05, 2007 14:10

Tive a ver melhor e afinal o tuniq parece-me melhor escolha...já o vi a €40 também e já traz uma fan, supostamente silenciosa. Em termos de desempenho são praticamente iguais.

Review:
http://www.anandtech.com/casecoolingpsu ... spx?i=3068
Imagem
Darkblood
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Mar 02, 2006 22:35

Mensagempor Utilizador_comp » Domingo Jan 06, 2008 16:55

Vi no site de uma loja que o Arctic Cooling Freezer 64 PRO era compatível, no caso dos X2, apenas a partir do 5000. É verdade isto ou para a compatibilidade apenas interessa o socket?
Utilizador_comp
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Dez 21, 2007 12:55

Mensagempor jotoa » Domingo Jan 06, 2008 17:08

Utilizador_comp Escreveu:Vi no site de uma loja que o Arctic Cooling Freezer 64 PRO era compatível, no caso dos X2, apenas a partir do 5000. É verdade isto ou para a compatibilidade apenas interessa o socket?

Isso é sempre melhor é ir ao site oficial ver. Afinal de contas ele existe para alguma coisa. Ora indo lá: http://www.arctic-cooling.com/cpu2.php?idx=80
Podemos observar que:
Application:
AMD Socket AM2+, AM2, 939, 754
- All Athlon 64 X2, Athlon 64
- All Athlon 64 FX, Sempron
- Opteron

Pois, o que interessa é o socket.
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor feldrix » Terça Jan 15, 2008 16:24

Boas! Excelente tópico!

No entanto tenho um problema que talvez pudesse resolver mas não encontro nada na vossa lista e na net...

Tenho uma caixa Silverstone com 2 ventoinhas traseiras a fazer outtake da caixa mas não tenho nenhuma a fazer intake. A do PSU está em outtake também.

Ora bem, o que me dava mesmo jeito era ventoinhas intake que dessem para pôr em portas PCI já que a frente da caixa está completamente tapada... Conhecem alguma?

Obrigado!
Si a ti te gusta, a mi me encanta

3DMark06 - 10810
Gigabyte 8800 GT (redesigned)
Intel C2D E6600
2GB dual channel (4x 512)
Gigabyte GA965-DQ6
Silvertone LC-16M
2x Seagate 320GB (Raid 0) + Lacie 500GB USB2
BeQuiet Silent Power 500W
feldrix
Novato
Novato

Registado: Terça Dez 11, 2007 23:58

Mensagempor HidEaL » Terça Jan 15, 2008 22:05

Essa caixa não tem suportes para fans nas baías dos discos? :roll:

(Já agora, não leves a mal, tudo bem que queiras aproveitar o tópico mas teria sido igualmente adequado - ou melhor até - abrir um tópico novo, para não ocupar este com discussões :wink: )

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor feldrix » Quarta Jan 16, 2008 0:30

Eu pensei eu pôr um tópico novo! Mas como não vi nenhum sistema de air cooling nesta lista para PCI também achei que fosse útil complementá-la com sistemas destes.

É que repara, hoje em dia com caixas de media center não há o flow normal de ar com caixas normais e soluções um pouco alternativas podem dar jeito a algumas pessoas que como eu têm estes sistemas.

Mas se for melhor, eu crio um novo tópico no forum normal, no problem! :) Basta dizerem.

Em relação á caixa, infelizmente isso é impossível. A frente é toda em metal, só cortando aquilo tudo! E é capaz de ficar assim para o horrível na sala...

Abraços e obrigado!

3DMark06 - 10810
Intel C2D E6600
Gigabyte GA965-DQ6
Silvertone LC-16M
feldrix
Novato
Novato

Mensagempor HidEaL » Quarta Jan 16, 2008 22:03

Não percebeste o que quis dizer :) Essa caixa, segundo sei, tem suportes para fans na frente:

Imagem

Se estás preocupado com o local por onde o ar entra, não te preocupes, porque acaba sempre por entrar por fissuras na caixa, criando um fluxo natural de ar. No teu caso nem é preciso ir tão longe, essa caixa deve ter ductos para deixar entrar o ar:

Imagem

Julgo não me estar a escapar nada... :)

E é claro, não podes esperar condições de arrefecimento ideais de uma caixa com um fim e limitações tão específicas quanto essa, mas até estás bastante bem servido (tendo em conta que não estou a dar barraca e estou a acertar na caixa... :oops:)

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor feldrix » Quinta Jan 17, 2008 16:36

Ok vou ver, obrigado pelas dicas! Esta caixa é um pouco diferente porque a minha tem led e mesmo assim com a tampa do dvd não dá para refrigerar, fica sempre tudo tapado...

Eu encontrei uns extractores de ar que se colocam na porta PCI na Worten e Vobis, da marca Akasa. Não sei se é grande espingarda mas pode ser útil a alguém. Custam mais ou menos 10,9€.

Já agora, e não querendo fugir ao tópico, onde é que posso ver dicas mais concretas de air flow, temperaturas, etc? Preocupa-me o CPU estar a 50º mas felizmente mesmo com o 3dMark não passa disto... Se bem que tb n o consigo correr todo, dá erro e não sei se é das temps, software ou outro...

Obrigado!

3DMark06 - 10810
Intel C2D E6600
Gigabyte GA965-DQ6
Silvertone LC-16M
feldrix
Novato
Novato

Mensagempor lucky » Quinta Jan 17, 2008 16:46

feldrix Escreveu:Ok vou ver, obrigado pelas dicas! Esta caixa é um pouco diferente porque a minha tem led e mesmo assim com a tampa do dvd não dá para refrigerar, fica sempre tudo tapado...

Penso que não percebeste o que o HidEaL estava a explicar e mostrar. Na imagem a caixa está de pernas para o ar e existe uma espécie de ranhuras se uma ponta à outra que estando a caixa na posição normal ficam virados para baixo, é por aí que o ar entra, se colocares ventoinhas nas gaiolas dos discos elas vão puxar o ar proveniente dessas ranhuras.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor HidEaL » Sexta Jan 18, 2008 0:30

lucky Escreveu:
feldrix Escreveu:Ok vou ver, obrigado pelas dicas! Esta caixa é um pouco diferente porque a minha tem led e mesmo assim com a tampa do dvd não dá para refrigerar, fica sempre tudo tapado...

Penso que não percebeste o que o HidEaL estava a explicar e mostrar. Na imagem a caixa está de pernas para o ar e existe uma espécie de ranhuras se uma ponta à outra que estando a caixa na posição normal ficam virados para baixo, é por aí que o ar entra, se colocares ventoinhas nas gaiolas dos discos elas vão puxar o ar proveniente dessas ranhuras.

Exactamente. Não é por não haver um buraco logo à frente das ventoinhas que o ar não entra...

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor ghost_matrix » Sexta Jan 18, 2008 0:53

HidEaL Escreveu:
lucky Escreveu:

Exactamente. Não é por não haver um buraco logo à frente das ventoinhas que o ar não entra...

Cumps.

O mais importante é ter um na ventoinha de saida, pra nao haver acumulaçao de ar kente.
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor D@rKWolf » Sexta Jan 18, 2008 8:11

Zalman VF700-Cu - €25

:D

Não se consegue aceder à img! :)
Imagem
D@rKWolf
Membro de Ouro
Membro de Ouro