1º OC com AMD3000+ venice e DFI Lanparty nF4 Ultra-D

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor HidEaL » Domingo Fev 11, 2007 21:36

Não te vou responder à dúvida porque acho que já estás num ponto em que deves experimentar e depois se tiveres dúvidas logo expões o problema ou whatever. Tentativa e erro é aquele processo sem o qual não aprendes nada, ou aprendes muito pouco...

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor kelsinni » Domingo Fev 11, 2007 23:01

:x GRRRRR!!
:wink: Vou subir mais um pco o HTT e ver se dá algum problema...apartida acho que não vai haver problema...se der, baixo o divisor para 100 e testo de novo...

Vou dando noticias... :wink:
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Abr 28, 2005 16:41

Mensagempor kelsinni » Segunda Ago 03, 2009 14:12

Boas amigos...
decidi desenterrar este meu tópico que já tem algum tempinho pk estou novamente numa de puxar mais um pco por isto... :D

Tambem tou a pensar mudar de grafica e como o meus sistema já tem uns aninhos, queria que me "empancasse" a grafica o menos possivel, daí a minha vontade de puxar mais por isto.

Neste momento o melhor que consegui foi o seguinte:
Imagem

Se subir mais o HTT o mais certo é ter de diminuir o Mult. do HT pois com estes valores o HTT*LDT(x4)=1060Mhz (ja passou dos 1000Mhz)

Por outro lado se baixar o HT de x4 para x3 o teria de subir mto o HTT para respeitar a mesma regra...

O que acham que deva fazer?

Obrigado desde já e conto c a vossa ajuda novamente :)

Cumps
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor lucky » Segunda Ago 03, 2009 14:32

Bem, não há muito a dizer, é mesmo isso, desces o multi do HT para 3x e depois começas a subir o fsb aos poucos e testando com alguns programas, sobretudo Prime95 (Small FFTs), Memtest86 para as memórias, jogar um bocado os teus jogos habituais e se os tiveres, utilizar programas pesados (esta parte dos jogos e dos programas podes deixar para quando chegares ao patamar de overclock que consideres suficiente).
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor kelsinni » Segunda Ago 03, 2009 15:24

Mas a minha dúvida agora é a seguinte:
se baixar o LDT para x3 e se colocar o HTT nos 275 fico com um valor de LDT*HTT de 825Mhz...mesmo por ex com o HTT a 300, se o LDT ficar a x3 o valor de LDT*HTT fica bastante inferior aos 1000Mhz recomendados não?
Isso não trará problemas?

Outra questão será acerca do Mult. do CPU, deixo estar em x9 ou baixo para x8,5 ou mesmo p 8x?

E já agora qdo falas em incrementos pequenos no HTT estas a falar de qto? 5 em 5? 10 em 10?

Obrigado pelas dicas ;)

cumps
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor lucky » Segunda Ago 03, 2009 16:27

Não há problema o HT ficar com um valor inferior a 1000, o importante é não passares muito dos 1000 para cima, é claro que quanto mais perto dos 1000 estiver melhor, mas mesmo que fique a 800 ou a 900 não há qualquer problema.

Para acertares os valores podes perfeitamente baixar o multi do cpu, mas não te esqueças de que as memórias também entram aqui em jogo, elas têm um divisor próprio que deves utilizar para não ficarem acima do limite delas.

Os incrementos podem ser de 10 em 10 na maioria das vezes mas provavelmente vais ter dar passos mais pequenos quando sentires instabilidade nos testes, 5 em 5 ou mesmo 1 em 1 para os acertos.

Num cenário hipotético, se o teu cpu e memórias chegarem lá, podes tentar algo do género:

LDT - 3x
HT - 333
HTT - 999
Multi Cpu - 9x
Frequência Cpu - 2997
Divisor RAM - 3/2
Frequência RAM - 220 (DDR-440)

Aqui ainda podes tentar um multi do cpu de 8x se ele não conseguir chegar a estes valores.

Se as memórias não aguentarem os DDR-440 deves tentar com valores inferiores de HT até chegares à estabilidade, neste exemplo específico não vale a pena utilizares um divisor RAM inferior pois vais ficar com uma frequência na RAM desajustada em relação ao resto do sistema.

Acho que com isto podes começar... cuidado ao mexeres nas tensões para não queimares nada e vai vendo as temperaturas, o verão não é amigo do overclock :P

Já me tinha esquecido de como é divertido fazer overclock em skt 939... :D
Imagem

Mensagempor kelsinni » Segunda Ago 03, 2009 16:39

Compreendida a parte do xLDT*HTT :)

O divisor RAM que falas é a 133 certo?
Outra questao antes de passar à parte pratica disto, que valores aconselhas para o CPU VID control (Vcore)? na minha bios vao desde 0.8v ate 1,55v
E para a DRAM voltage(VDIMM)? vao desde 2,5v a 3.2v

Nao deixo nada em AUTO certo?

Ha la tambem outra opcao chamada CPU VID Special Control (que nao faço a minima p que sevre) e tem as hipoteses: Auto, Above VID*104% ate 136%

gracias mais uma vez :)
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor lucky » Segunda Ago 03, 2009 16:56

Exacto, o divisor é o 133 (DDR-266).

Em relação ao vcore, convém subires apenas quando sentires instabilidade e na minha opinião não deves passar de 1.5v e este valor apenas se as temperaturas em full load com o Prime95 Small FFTs não passar dos 60º ou andar nesse limiar.

Para o vdimm, deves colocar manualmente o valor de origem dessas memórias e aumentar apenas se tiveres erros no Memtest86+, não convém aumentares mais do +0.2v no máximo e mesmo assim já convém teres dissipação activa, normalmente uma ventoinha de 120mm no mínimo de rotação é mais do que suficiente para as memórias se manterem "frescas".

Essa opção CPU VID Special Control deve servir para aumentar ainda mais o vcore, pelo que deves deixar em AUTO. ;)
Imagem

Mensagempor kelsinni » Segunda Ago 03, 2009 17:59

Capiche ;)

Mas para já antes de começar a aumentares voltagens qual o valor que devo colocar inicialmente no Vcore? 1.38v? Qto ao VDIMM vou colocar como dizes...
Tambem nao ha o risco de subir mto o HTT(FSB) e depois "rebentar" com a grafica por ex? pois o aumento no FSB tb vai aumentar a banda no slot Pcie ou estou a dizer uma asneira?:)

Obrg ;)
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor lucky » Segunda Ago 03, 2009 19:28

Tens de colocar o bus do pci-ex manualmente nos 100Mhz, e o vcore, o melhor é veres qual é o VID do teu cpu com o Core Temp ou com o Everest e colocas esse valor, ou ligeiramente acima para compensar o vdroop.
Imagem

Mensagempor kelsinni » Terça Ago 04, 2009 22:30

Ora entao é assim, vamos la ver se consigo explicar isto bem...:)

Com vcore definido a 1,4v(valor origem VID do cpu) e VDIMM 2,6v (valor origem das mems) fui tentar encontrar o maior valor que conseguisse para o FSB.

com os seguintes valores:
RAM div 133
LDT 3x
Mult cpu 9x
o maior FSB que consegui foram 265, e cpu clock 2385Mhz (33% OC)
mais que isso o windows nao reiniciava ou reiniciava e passados uns segundos ia abaixo.

Alterando o mult cpu para 8,5x e com os mesmos valores de Vcore e VDIMM, o maximo de fsb que consegui foram 280Mhz, mais que isso e mesmo baixando o mult cpu para 8x nao iniciava.

Posto fui aumentando 0,025v no vcore e consegui colocar o fsb a 280Mhz com multi cpu a 9x e LDT na mesma nos 3x.
Fiquei com Clock CPU a 2520Mhz (40% OC)
Imagem

O win arrancou normalmente, aparentemente sem problems mas qdo fui correr o Prime95 passados alguns minutos dava logo erro.
Reparei que algo tinha mudado nos CLs das mems, ou seja, a minhas mems sao CL 2,5-3-3-6 e de alguma forma ficaram a CL 2,5-3-2-5
pois nada alterei no menu da bios na parte da DRAM configuration e penso que o erro que o Prime95 deu deve-se a isto e nao ao FSB estar mto alto...
Imagem

O meu menu da bios DRAM config está da seguinte forma:
Imagem
(EXCEPTO O VALOR DE DRAM FREQ. SET QUE ESTÁ A 133Mhz)

Acho que tenho de alterar alguns valores que estão definidos como AUTO no menu da bios da DRAM config, pois com o aumento do FSB levou de certeza a uma alteração nos tempos das mems.
Que valores devo alterar?

P.S. peço desculpa pelo testamento mas quem ainda anda às apalpadelas é mmo assim :)

OBRG

CUMPS
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor lucky » Quarta Ago 05, 2009 15:37

Convém colocar os timings das memórias manualmente mas não existe problema em relação a essa mudança que observaste, isso tem a ver com o SPD, ou seja as memórias têm diversos cenários pré-programados e consoante a frequência a que estão esse valores mudam devido à opção que está activa no BIOS: DRAM Ferquency set: By DRAM SPD value

Coloca esta opção em Manual e depois podes mudar os timings para os default das tuas memórias para já.

Em relação ao cpu, esses erros no Prime são concerteza por falta de vcore, sobe o vcore mais um bocadinho e depois testa novamente. E outra coisa, não te guies somente pelo valor que colocas no BIOS pois existe sempre um desfazamento em relação ao que colocas no BIOS versus o valor real, para conferires, antes de executares o Prime95 abre o cpu-z e podes verificar lá o vcore real em idle e quando correres o Prime95 o vcore real em full load, também aqui existe um desfazamento. Por norma eu guio-me pelo valor em full load como o real e pelo qual estabeleço o meu limite mas existem opiniões divergentes em relação a isto. Uma coisa é certa, o valor do BIOS não é o real e deves guiar-te pelo valor do cpu-z, em idle ou load é uma escolha tua.
Imagem

Mensagempor kelsinni » Quarta Ago 05, 2009 17:05

Boas...
também acabei de chegar agora a essa conclusão de que o erro que deu no Prime95 não era devido às mems..:(
Alterei na bios os timmings nas mems para o seguinte:
Imagem

E fiquei com os timmings das mems em CL3-3-3-6 (sendo CL2,5-3-3-6 o original delas) e quando corri o Prime95 aconteceu exactamente o mesmo.

Quanto ao que disseste:
"...esse valores mudam devido à opção que está activa no BIOS: DRAM Ferquency set: By DRAM SPD value ..." esse valor ja estava alterado para 133Mhz (neste campo é onde se altera o DIV das mems) portanto deve ser devido a outra opção qualquer.

Vou tentar subir 0.025v o Vcore ou baixar o FSB em 5 para ver o que dá

Obrg
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor kelsinni » Quinta Ago 06, 2009 21:25

Boas...
baixando apenas 5 no FBS já correu o PRime95 uns 55 minutos :)
Tinhas razao...é falta de vcore para os 280 de FSB que estava.

E na realidade nao tinha 1,5v no Vcore com pensava e como indicava na bios...no Cpuz indicava um pco menos, cerca de 1,456v

Vou tentar subir mais um pco o Vcore e aumentar tb um pco o FSB.

Disseste atrás que nao aconselhavas passar no Vcore o valor de 1,5v...como estou quase lá isso significa que o meu OC está no limite?

Obrg

Cumps
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor lucky » Quinta Ago 06, 2009 23:07

Exacto, para mim 1,5v é o limite para esses cpus para estar a ar no dia-a-dia, há quem use mais mas cada um sabe o que faz ;) acho que não deves avançar mais do que os 1,5v.
Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante