Diário de um nabo: A minha primeira experiencia em O/C

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Diário de um nabo: A minha primeira experiencia em O/C

Mensagempor Taxus » Quinta Ago 21, 2003 3:15

Ok.. n é bem a primeira, mas hoje antes de ir para a cama decidi brincar um bocadinho

Asus A7N8X
Athlon XP 2400+

- Comecei por baixar o multiplicador (originalmente a 15x) para 9.5x
Primeira duvida -> Na Bios, o multiplicador estava em 7x/15x. Como o processador estava a 2Ghz e o FSB a 133mhz entao o multiplicador tinha que estar a 15x. Entao para que raio é o 7x antes do 15x ?
Na bios varias opções de multiplicador têm dois valores (tal como o q descrevi) Alguem me pode explicar porque?

- Em seguida subi o FSB pa 166mhz

Ate aqui tudo correu bastante bem

- Estava c sono, nao me apeteceu ver ate onde ia o FSB entao comecei a subir o multiplicador. Temp da MB boa, temp do processador boa, aqui vou eu.

- Multiplicador a 12x. Tenho os meus 2Ghz de volta c FSB a 166 sincrono c as memorias. Boa!

- Multiplicador a 13x. Ena! Passei o 2Ghz e tudo correu bem....

- Multiplicador a 13.5x, fez o post (ena, XP 2800+), o windows demorou milenios a arrancar. Fiz reset e n tornou a fazer post.

- Azar, reset à bios, posto a minha nabice no hardware.com.pt e vou dormir.

Amanha vou tentar por o FSB a 200 mhz (a revisao da minha MB é a 1ª, será que tente?)
Será que se subisse ligeiramente o vcore o conseguia por estável com fsb a 166 e multiplicador 13.5 ?
De qq maneira, ficou estável a 2Ghz com fsb a 166 o q fica sincrono c as memorias, nao fiz benchmark, mas teoricamente ganho qq coisa, certo?
KaoS Contingency UT2k4 clan
http://www.kaos-eu.com/
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 11, 2002 3:33

Mensagempor metralha761 » Quinta Ago 21, 2003 7:36

Se o CPU continuar com o multiplicador bloqueado, não consegues alterar, mesmo k alteres os valores dos multiplicadores na bios, ele continua com o valor original.

Só alterando o valor do FSB é k consegues aumentar a velocidade.

Já ouvi dizer que para meter o CPU mais estável aumenta-se o vcore, mas tem o inconveniente da temperatura.
Mas tem cuidado pa nao queimares o CPU.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Speed Dragon » Quinta Ago 21, 2003 11:48

Bem, eu so faço overclock ao meu processador ( 2000+ (Palomino) no inverno ... aonde no meu chale ( topo da casa ) está quase sempre a temp ambiente menores que 0ºC .... e quando saio daqui saio todo roxo, preciso de um cobertor, ao contrario do verão que é um calor do caraças ....

Eu quando comprei o PC ( Março deste ano ), tentei puxar um kito pelo processador com um programa que a minha board tem ( Fuzzy Logic 4 ), mas chegando aos 140 ou 141 FSB, o Pc desligava .... bem, vou a bios e ponho a 140 e tornase estavel, passado alguns dias renicia, mas a temp 39 ou 40º do CPU ...

So n percebo se é da board ( Msi kt4 ) se é das memorias ( OEM DDR 333 ) ... ou mesmo do processador ...
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor Stu3s » Quinta Ago 21, 2003 12:52

Geralmente se aumentares a voltagem é possivel que um processador funcione numa determinada frequencia que antes com a voltagem padrão n conseguia. Mas tem cuidado com as temperaturas e pelo que sei do teu (Taxus) ele aquece bem!

Eu tb n percebo muito de OC mas n existia uma cena nos TBred B que era a cor do nucleo? Tipo por ai podias ver o que é q ele aguentava em OC ou algo do genero????

Taxus tu puxas-te isso até um 2800+ (2,25GHz)? Sem mexer no vcore e aumentado apenas o FSB? Obviamente que n iria dar, pq se desse e ficasse estável com a voltagem padrão, esse teu processdor tinha sido vendido como um Barton 2800+ FSB333 e n como um Tbreb B 2400+ n é? :)

Se queres cehgar a essa velocidade tens de aumentar o Vcore, agora n me perguntes para quanto nem me quero ariscar a dizer, mas olha que n deve andar longue dos 1.8V ou até mais! E assim teras de comprar um dissipador novo sem falta e de qualidade se n queres ter aborrecimentos futuros.

QUanto à cena do 7x/15x depois de puxar um bocado pela cabeça cheguei à seguinte conclusão!:
Alguem que n saiba o pq ja se deve ter perguntado, mas entao aquilo diz FSB266 e eles estão para ali a dizer que o FSB estava a 133MHz??? Pois o barramento destes processadores funciona em esquema DDR, ou seja executa 2 ciclos a cada pulso, dobrando a largura de banda .... tal como nas memorias!
Assim 7.5x266 = 15x133. Agora acho estranho dizer apenas 7??? Mas penso que seja algo do genero, tv umas aproximações aqui e ali dê isso. Pah se n for nada disto peço desculpa mas é para o que dá, o resto do cerebro está ocupado em estudar Resistencia dos Materiais para setembro, e q por acaso nada tem a ver com informática! Fico-me pelo betão eh eh!!!!!
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor Taxus » Quinta Ago 21, 2003 13:38

Se o CPU continuar com o multiplicador bloqueado, não consegues alterar, mesmo k alteres os valores dos multiplicadores na bios, ele continua com o valor original.

Nao percebi pq disseste isso. Nao tenho nenhum multiplicador bloqueado, na bios tenho opções desde 5x até 17x

Taxus tu puxas-te isso até um 2800+ (2,25GHz)? Sem mexer no vcore e aumentado apenas o FSB? Obviamente que n iria dar, pq se desse e ficasse estável com a voltagem padrão, esse teu processdor tinha sido vendido como um Barton 2800+ FSB333 e n como um Tbreb B 2400+ n é?

Pelo que estive a ler nos foruns da nforceshq.com o mais dificil mesmo é ele fazer o Post, se fizer pelo menos uma vez entao vai bem lançado. Dps é so uma questao de aumentar a voltagem pouco a pouco. Claro que nao devo chegar lá com este cooler de origem.
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor bcunha » Quinta Ago 21, 2003 14:54

Eu tenho essa board (embora seja a rev. 2), e ela consegue desbloquear o cpu sem ligar pins ou tretas do genero.
Se queres fazer OC a serio, mexer na voltagem e afins muda isso para àgua ou melhor.
Continua a experimentar várias configurações de fsb e multiplicador vendo sempre a temperatura e fazendo testes de bench. e estabilidade, não basta o windows arrancar para isso estar ok, se o cpu foi marcado como 2400+ é porque não passou dai, pelo menos em todos os testes com o dissipador de origem e com uma margem de erro generosa.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Mensagempor Speed Dragon » Quinta Ago 21, 2003 16:10

Pessoal, desculpem a insistencia, mas podem-me dizer se o defeito é do processador, memoria ou board ?, do cooler acho que n é ... Volcano 9 Cool Mod .... e está sempre a 5000 Rpm ....

Será mesmo do processador ? Ou os AMD 2000+ para fazer overlcock tem k se aumentar a Voltagem ? ... é que n passo dos 143 FSB a 12.5 ...
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Mensagempor Stu3s » Quinta Ago 21, 2003 18:52

Será mesmo do processador ? Ou os AMD 2000+ para fazer overlcock tem k se aumentar a Voltagem ? ... é que n passo dos 143 FSB a 12.5 ...

N é por ser o 2000+, provavelmente esse processador fahlou nos testes para frequencias mais altas. Essa falha pode ser maior ou menos, uma vez que eles tb tem de dar um boa margem de erro. Provavelmente tiveste azar a compras-te um que so se aguenta a 2000+ com vcore de orgiem. Sendo assim so meos aumentando a voltagem, pq n me parece que o problema seja das memorias.

Lê isto como deve ser, depois deves ficar a saber se o teu tbrebB é bom ou n para OC : http://planeta.terra.com.br/informatica ... scolha.htm
Stu3s
Moderador
Moderador

Mensagempor Speed Dragon » Quinta Ago 21, 2003 19:49

Lol, ai é que ta o problema! :D:D:D o meu n é TBrebB mas sim PALOMINO :(
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Mensagempor Stu3s » Quinta Ago 21, 2003 21:24

Pois os palominos acho que n sao tao bons para OC uma vez que workam com voltagem superior e por isso aquecem mas.
Alem disso sao processadores de 0.18 microns enquanto que os Tbreb B sao de 0.13 microns.

De qq maneira ja vi grandes OC com palominos, por isso aquilo que eu disse sobre a escolha do processador tb se deve aplicar aos palominos. Acho pouco conseguires por o fsb apenas a 143Mhz, mas eu tb n percebo muito disso....
Stu3s
Moderador
Moderador

Mensagempor Speed Dragon » Quinta Ago 21, 2003 22:27

Acho mesmo que o problema está na voltagem do processador, como o Oc_Nightmare mostra, tem o seu palomino 2000+ a 2v, e o meu ta em 1.74 ( o normal ) ... apesar de na bios so suportar 1.85 ... talvez la pro inverno, a melhor epoca de OC em minha casa :D ... e muito obrigado pela pagina que me indicas-te ;)
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Mensagempor metralha761 » Sexta Ago 22, 2003 15:30

Taxus Escreveu:

Nao percebi pq disseste isso. Nao tenho nenhum multiplicador bloqueado, na bios tenho opções desde 5x até 17x

Todos os CPU's teem o multiplicador bloqueado, normalmente por metodos fisicos (tipo corte de ligações com lasers, como é o caso dos AMD). Apesar de conseguires mudar o multiplicador na BIOS não quer dizer que mudaste na realidade.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Taxus » Sexta Ago 22, 2003 22:42

Apesar de conseguires mudar o multiplicador na BIOS não quer dizer que mudaste na realidade.

Nao sabia disso, de qq maneira, para todos os valores de multiplicador que escolhi, fiquei com a frequencia certa no processador por isso até agora nao deparei c nenhum valor bloqueado
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Taxus » Sábado Ago 23, 2003 3:38

Só agora é q me dei ao trabalho de instalar o 3D Mark
Instalei o 3D Mark 2001 SE
Com o FSB e multiplicador sem alterações -> 10300
Com o FSB a 166Mhz e Multiplicador a 12 (2Ghz) -> 11100
Com FSB a 166Mhz e Multiplicador a 12,5 (XP 2600+) -> 11300

Parece que o facto de as memorias estaram a funcionar à freq "normal" sincronas com o FSB aumenta bastante a capacidade do computador.

Nestes 3 testes a temperatura do cpu manteve-se constante ( 60 graus ), a temp da mb nunca subiu acima dos 26º

Qd tiver paciencia vou ver que tal é q o 3D Mark se dá com o multiplicador a 13 e já agora, com overclock tb à placa gráfica.
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Speed Dragon » Sábado Ago 23, 2003 9:45

Fogo, a temp. da minha MoBo anda entre 35º e 41º, esta com uma FAN a puxar apra fora, mas com a caixa aberta ... será que se viram a caixa ao contrario arrefesse mais depressa ?, a temp po CPU ta a 43º a 47º
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Próximo

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante