WaterCooling Made In By Home (watercooling caseiro)

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

WaterCooling Made In By Home (watercooling caseiro)

Mensagempor metralha761 » Domingo Out 12, 2003 22:59

Kaipyra Escreveu:E depois por acaso a hermetização homemade até é meio fatela, caem uns pingos de água e adeus Maria ivone, CPU, Mobo e companhia com as urtigas. ;-)

De qualquer forma, para discutir isto abram outro tópico.

Tu mandas e eu faço :D

metralha761 Escreveu:Uma ideia:

Uma bomba dagua, mangueiras, cooler normal (sem fan), recepiente com áqua e mais algum material.

A ideia é a seguinte, a bomba d'agua, é facil pa k serve, o cooler, arranjavas maneira de o colocar tipo 1 cubo hermetico. O recepiente com água é pa meteres gelo, caso queiras :D e pa nao haver falta de água originando o ferramento do motor (o motor ficar com agua e deixar de funcar). Com as mangueiras é fazer as conecções.

E aqui tens um water cooler domestico :D

Comentem esta ideia :D

Digam até onde é viável. :twisted: :arrow:
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor RANA » Segunda Out 13, 2003 3:07

LoL uma ideia bastante simples... ate parece facil.... :) water colling caseiro.... gostava de ouvir alguem q tenho sido bem sucedido em tal experiencia, para me contar como o fez.....

A mim parece-me uma coisa mto dificil de fazer assim do nada.... mas andam ai mtos malucos inventores.... :D espero q aparecam ai bons inventores para nos dizer como é.... :D
RANA
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Out 12, 2003 18:14

Mensagempor metralha761 » Segunda Out 13, 2003 11:01

eu sei lol, falar é facil e até o projecto parece facil mas...

A parte mais complicada vai ser o cubo no cooler, mas penso k faria 1 efeito mt bom, provavelmente muito melhor k o watercooler normal, pelo facto k ao passar por entre as laminas faz um efeito maior k como os coolers k tenho visto.

OC_night esta é uma boa ideia pa ti :D
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Kaipyra » Segunda Out 13, 2003 12:23

Existem 2 problemas a resolver nesse projecto:
-isolamento, o mais importante
-distribuição da água, como fazes o tubo fazer a água entrar e sair....
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor Snake » Segunda Out 13, 2003 16:07

RANA Escreveu:LoL uma ideia bastante simples... ate parece facil.... :) water colling caseiro.... gostava de ouvir alguem q tenho sido bem sucedido em tal experiencia, para me contar como o fez.....

A mim parece-me uma coisa mto dificil de fazer assim do nada.... mas andam ai mtos malucos inventores.... :D espero q aparecam ai bons inventores para nos dizer como é.... :D

Penso k o melhor exemplo k temos por aki e muito bem sucedido (diga-se...) é o oc_nightmare.

Podias fazer uns tuturials po ppl ler sobre como montas-te isso :D

realmente o maior prob disto td e os pontos referidos pelo Kaipyra, por isso e k ainda muito ppl prefer ir a loja comprar os kits e monstar (ou pedir pa se montar) k se torna mais seguro.

Na minha opiniao o pior desses kits e mm os preços, ainda estão muito caros.
Snake
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Out 14, 2002 3:53

Mensagempor alatakontigu » Segunda Out 13, 2003 17:11

sim, depois de ver aquele project do oc_nightmare com um desumidificador... dá pra ver bem k ele sabe fazer disso!!! e ficou excelente!!
Imagem
alatakontigu
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 21:46

Mensagempor oc_nightmare » Segunda Out 13, 2003 17:12

aki vai o sistema actual....
http://ocnightmare.no.sapo.pt/PIC00014.jpg
e o bloco...
http://ocnightmare.no.sapo.pt/PIC00015.jpg

ainda n tive paxorra pa arranjar um reservatorio em condicoes e como isto é provisorio, basta um simples balde.... o sistema d watercooling custou-me 25€ (preco do radiador) pois ja tinha os outros componentes e voilá... 41ºC @ 1750MHz sem barulho...... tou so a espera de ter dinheiro pa comprar umas varetas de cobre + o aditivo pa começar a soldar o outro sistema... entretanto ando a procura de um sistema d ar condicionado pa fazer outro waterchiller mas mais potente....
new pics soon 8)
cascade in developement
oc_nightmare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jul 24, 2002 14:21

Mensagempor alatakontigu » Segunda Out 13, 2003 17:16

sempre a inovar sempre as refrescar!! és fo***** :P
Imagem
alatakontigu
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 21:46

Mensagempor Kaipyra » Segunda Out 13, 2003 17:39

Qual a marca desse waterblock?
E já agora quanto custou?

E esses tubos metem um bocado de medo, é impressão minha ou já levaram alguns remendos?
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Mensagempor oc_nightmare » Segunda Out 13, 2003 18:52

lol
este waterblock foi feito pelo mASO que voces podem contactar no #overclock ou no #watercooling da ptnet.... os wbs q ele faz, tanto pa cpus como pa north bridge e gpus sao de 5* e relativamente baratos.... o meu compreio no ano passado por 35€ ja com parafusos e porcas pa adaptacao... este wb é ideal pa quem quer temps negativas, ja q é mto facil de isolar e tem uma resistencia q n s ve tdos os dias....

em relacao aos tubos, akela junçao ao pe do radiador parece q é um remendo mas é a passagem da entrada do radiador q é mais larga q o wb e da bomba e entao tive d comprar tubo mais largo pa ficar com a mma largura...
cascade in developement
oc_nightmare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor metralha761 » Segunda Out 13, 2003 19:11

A ideia é +- como disse :D

Mas este oc_night supriende o ppl todo, pela positiva claro :D

www.metralha761.net

metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor RANA » Segunda Out 13, 2003 20:09

Ja deu para ver q nao é impossivel.... :D oc_nichtmare sera q nao podias explicar melhor (a mim, um leigo nestas coisas....) tipo onde arranjo a bomba e o radiador, e water block..... ou como se inventam essas coisa.... lol pq se tb se vai comprar essas coisas a loja e so inventares os tubos e o balde..... =| mas ta um bom trabalho sim senhor ;)
RANA
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Out 12, 2003 18:14

Mensagempor oc_nightmare » Segunda Out 13, 2003 21:49

bomba --> loja de animais q venda aquarios perguntas se têm bombas eheim q sao as mais potentes, mais fiaveis e mais silenciosas. será o coração do sistema que bombeará a agua ou liquido refrigerante pelo sistema. é a parte mais cara do sistema (a minha custou 75€ e tem capacidade pa bombear 600l/h) mas vale bem a pena investir nestas bombas pois foram concebidas para funcionar durante o tempo que for preciso.
reservatorio ou air trap --> alguma coisa que de para por a agua e q sirva para eliminar as bolhas de ar que circulam pelo sistema. devera ter espaco suficiente para albergar toda a agua se o sistema for esvaziado.
waterblock --> os que estao mais a vontade com soldaduras a alta temperatura em cobre, podem fazer um. é um bloco em cobre ou aluminio oco por dentro por onde passa a agua que absorve o calor proviniente do cpu, gpu, northbridge ou até do disco rigido. pode ser comprado ou mandado fazer. se quiserem mandar vir um de fabrica, pesquisem sobre dangerden que é uma empresa que fabrica wbs em serie e os exporta para todo o mundo.
radiador --> dispositivo que faz a troca de calor entre a agua e o ar. convem que seja de cobre, pois os de aluminio estao mais susceptiveis a corrosao do que os de cobre. se o wb for em aluminio, entao devem usar um radiador em aluminio. e isto porque o cobre (Cu-), quando em contacto com o aluminio (Al2+ axo eu) ira acontecer uma cena que se chama corrosao galvanica e é o aluminio q acaba por dar o berro... nao num dia, mas sim algumas semanas depois.
tubagem --> pode ser comprada numa loja de ferragens ou no aki. optem pelo aki só quando nao tiverem mais lpjas de ferragens para procurar pk akilo lá e mmo mto caro.
liquido refrigerante--> se a solucao for provisoria e seja admitido que o sistema pode correr durante +/- 2 semanas, pode ser usada agua del cano, mas nao garanto nada em termos de algas ou cenas assim. se a solução for permanente, aconselho o uso de redex e agua destilada para evitar que bacterias ou outros tipos de corrosao aparecam.
de resto, basta apenas colocar pela ordem que axem mais correcta. no meu caso é reservatorio->bomba->wb->radiador->reservatorio mas cada um é como cada qual....
espero ter esclarecido as duvidas.
hasta []
oc_nightmare
cascade in developement
oc_nightmare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Speed Dragon » Segunda Out 13, 2003 22:16

Temos aqui um futuro pro oc_nightmare :D Espero que represente bem o forum :D

Bem por temp. negativas a unica coisa que posso dizer é que ainda n chegou o inverno para o meu chale descer a temp. negativas.. mas ja diminui 3 a 4 º no processador :D
Depois tiros uma pic eu todos embrulhado em 500 cobertores :D
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor Kaipyra » Terça Out 14, 2003 0:14

Ora bem, vamos lá ver se ainda me lembro da minha Química de 12º ano! :-)

O problema de utilizar metais diferentes, neste caso Alumínio e Cobre, é que estes vão ter um poder normal de redução (PNR) diferente, e vão portanto reagir, numa reacção redox, promovendo a redução de um elemento e a oxidação de outro (este é que é "corroído"). Ora o Alumínio tem um PNR de -1,66 volt, enquanto o do Cobre é de o,34 volt.

O que acontece é que a reacção vai evoluir no sentido de reduzir a espécie com maior PNR. Assim, o Cobre vai ser reduzido e o Alumínio oxidado - daí a corrosão! Portanto, sem ter em atenção outras questões, podemos utilizar qualquer metal, deste que o façamos em todo o sistema.

Já agora a forma mais comum do Alumínio, quando na forma de ião, é Al3+.

Agora uma questão um pouco estúpida: como vejo, tens a bomba dentro do balde. Não há o problema de o tubo colector "colar" a uma das paredes e assim não conseguir "chupar" a água?
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Próximo

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante