Primeiro gostaria de parabenizar a todos que frequentam esse forum, pois contém muitas dicas para toda a gente de pessoas que realmente entendem!!!
Sou novato nos overclocks da vida e por isso faço algumas perguntas que para muitos poderão parecer ridículas. Vamos lá.
Primeiro a minha máquina:
A. P4 Intel 3.2 GHz - Hyperthreading 800 FSB
B. 2 GB de memória Dual Channel
C. 4 HDs ligados em dois RAIDS (1 SATA 150 e outro IDE 133) e mais 1 extra (total 5 HDs)
D. 1 Gravador de DVD, 1 Gravador de CD e 1 leitor de DVD
E. Placa de TV, placa RAID e uma AGP 4x
O motherboard é o Gigabyte GA8 IK1100
explicado este "modesto" sistema (preciso dele exactamente assim como está) estou a ter o seguinte problema.
1. O ruído tem me deixado louco
2. o aquecimento também
Para tentar melhorar o ruído coloquei uma fonte Zalman e uma ventoinha Zalman para o processador. A fonte ajudou, mas a ventoinha não é suficiente para arrefecer o P4 no meu computador. Voltei a colocar a porcaria da ventoinha barulhenta da Intel.
Com a caixa fechada em repouso, a CPU fica em 41 graus e vai a 63 graus quando coloco-a a trabalhar. Com a caixa aberta em repouso ela fica em 29 graus e em trabalho vai a 42. Portanto existe uma grande diferença entre a caixa aberta e fechada.
O QUE EU FIZ PARA TENTAR RESOLVER O PROBLEMA
DA TEMPERATURA
1. Experimentei ligar a ventoinha que estava na caixa mas não fez qualquer diferença.
2. diminuí a voltagem do core de 1.55V para 1.3 e a temperatura caiu quase 6 graus! Deu certo.
Então, pergunto várias coisas.
1. Sem usar sistema de arrefecimento por água, o que posso fazer para diminuir mais a temperatura do sistema com a caixa fechada?
2. Excepto o Motherboard monitor que sempre dá crash no windows, que outro programa posso usar para monitorizar as temperaturas da CPU?
3. Qual a faixa de voltagem do core do P4 a 3.2 GHZ e qual a faixa de temperaturas que posso trabalhar?
4. Vale a pena comprar aqueles painéis ao estilo do Vantec, para controlo das temperaturas/ventoinhas da máquina?
5. fora a tanga dos fabricantes, o que realmente funciona na prática para arrefecer e reduzir o ruído?
obrigado e aguardo as vossas respostas!