Colocação da pasta térmica

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Colocação da pasta térmica

Mensagempor Nukke » Terça Abr 13, 2004 20:57

Mais uma vez, o tópico diz quase tudo... :wink:

Gostava que me dissessem os passos a seguir para pôr pasta térmica (apesar de achar que os sei a todos... mas quero confirmar...), os cuidados especiais a ter (se possível, incluindo os passos para a remoção das pasta térmica anterior), etc.

Enfim, uma espécie de tutorial (se não for pedir muito :wink: )

Se não quiserem ter trabalho a explicar, também podem dar links para sites que expliquem.

Obrigado.

Fiquem bem. :D
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Registado: Terça Jan 20, 2004 19:23

Mensagempor scrat » Terça Abr 13, 2004 21:01

tão no mesmo tópico uns links sobre a aplicação http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=3400
scrat
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Mar 21, 2004 0:22

Mensagempor Nukke » Terça Abr 13, 2004 21:09

scrat:

O link para o tutorial em português já tinha visto... O em inglês parece bastante bom. Vou lê-lo. Obrigado.

Aceitam-se mais links ou até um tutorial... :wink:

Fiquem bem.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor Kaipyra » Terça Abr 13, 2004 21:34

Como eu faço (para AMD Athlon XP):

1)Passar um pouco de pasta térmica no dissipador e depois removê-la com papel absorvente (esse mesmo, o de cozinha) em movimento circulares para preencher os microporos.

2)Caso o CPU já tenha tido pasta térmica, removê-la com uma cotonete seca

3)Num dos cantos (ou lados) do core colocar uma pequena porção de pasta térmica

4)Com uma cartão tipo de crédito (uso o meu antigo cartão de carregamentos do telemóvel) ir arrastanto a pasta térmica em direcção ao lado oposto ao que tínhamos colocado o produto. O objectivo é obter uma camada extremamente fina de pasta, uniforme e que cubra todo o core. Isto pode demorar algum tempo.

5) Depois há que ter em atenção a colocação do cooler, para não estragar o trabalho!
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor Nukke » Terça Abr 13, 2004 21:38

Muito obrigado pelo tutorial Kaipyra! :D

Agora vêm as dúvidas:

1º Sendo assim, nem é preciso tirar o CPU para realizar esta operação pois não?

2º Que cuidados especiais é que se têm a meter o cooler? Não é só prender à motherboard e prender as patilhas?

Obrigado.

Fiquem bem.
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor alatakontigu » Terça Abr 13, 2004 21:41

talvez fosse melhor tirar o cpu pa limpar os resto da pasta termica antiga.

o cooler só tens de prender as patilhas à board, não é preciso ter asssiiiim um cuidado, desde que não descambe para a board.... :)
Imagem
alatakontigu
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 21:46

Mensagempor Lycan » Terça Abr 13, 2004 21:58

pa remover pode ser cm disse o Kaipyra podendo-se recorrer a acetona ou álcool para a remoção...a aplicação tem de ser cuidada,mais uma vez como disse o Kaipyra, e no caso de a pasta térmica ser condutora os cuidados devem ser maiores...
aconselho a artic silver 5
.Opteron 165@2.8Ghz / Abit AN8 Ultra / Aerocool II+SE - 550W
.WaterCooling
.2x512 TCCD
.GeCube X850XT@PE
.TFT Samsung 226BW
.2x80Gb Hitachi Sata II raid0 + WD Caviar 120Gb Sata + Hitachi 320Gb externo
Lycan
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Fev 11, 2004 18:35

Mensagempor Nukke » Terça Abr 13, 2004 22:08

A AS5 não é condutora, segundo o site deles:

Not Electrically Conductive:
Arctic Silver 5 was formulated to conduct heat, not electricity.

em: "http://www.articsilver.com/as5.htm"

Fiquem bem.
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor Kaipyra » Terça Abr 13, 2004 22:13

Quanto a tirar o CPU, pelo menos no caso de AMD num é preciso. O que é necessário é tirar a mobo da caixa para não destruir nada quando formos aplicaro o dissipador.

Na aplicação do cooler tem que se ter muito cuidado para não destruir o CPU mas principalmente para não tirar a pasta do sítio:
1)Prender a patilha de num dos lados (a q não tem ranhura para a chave de fendas)
2)Baixar o cooler devagar e sem mexer para os lados até estar em contacto total com o core
3)Sem mexer o cooler em cima do cpu prender a outra ponta da patilha

No fundo, o que é preciso e não mexer de forma alguma o cooler em relação ao core, para que a pasta não saia de cima dele...
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor Nukke » Terça Abr 13, 2004 22:18

Mais uma vez obrigado. :D

Fiquem bem.
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor Nukke » Quarta Abr 14, 2004 20:51

Estou com uma dúvida: já li em sites a dizer que se divia pôr uma camada de 1 mm, outros dizem da espessura de uma folha de papel, etc.

Qual é que acham que é a quantidade ideal para um Pentium 4?

Obrigado.

Fiquem bem.
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor ghost_matrix » Quarta Abr 14, 2004 21:00

Epah disso da bue trabalho... A pasta termica ke vem de origem ( vem de origem a pasta termica?) nao da durante toda a vida do processador ? Ou kuando pomos um cooler novo eles vem kom adesivo isso nao da?
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor Nukke » Quarta Abr 14, 2004 21:02

Ao tirar um cooler quando se volta a pôr convém por pasta térmica nova (isto se não tivermos limpo a antiga - se tivermos limpo é obrigatório por pasta térmica nova (acho que é mais ou menso isto não é?)).

Agradeço respostas à pergunta da minha mensagem anterior.

Obrigado.
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor biker23 » Quarta Abr 14, 2004 21:07

Quando tiras o cooler deves sempre limpar e por pasta termica ou um adesivo daqueles que vêm colados no cooler de origem.
AMD 3200+ 64Bits @ 2557Mhz (257X10)
MSi Neo4 Platinum
Patriot XBLK 2.5-3-3-6
Seagate Barracuda 120GB SATA
Gigabyte 6600GT 591-1180
SuperFlower SF5612-BK | Levicom Visible Power 450w
biker23
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Fev 19, 2004 18:50

Mensagempor oc_nightmare » Quarta Abr 14, 2004 21:15

ghost_matrix Escreveu:Epah disso da bue trabalho... A pasta termica ke vem de origem ( vem de origem a pasta termica?) nao da durante toda a vida do processador ? Ou kuando pomos um cooler novo eles vem kom adesivo isso nao da?

bué trabalho??????
wooooo 8O ainda hj mudei isso nem 5mins demorei 8O

quanto ao meter pasta termica, mete apenas o suficiente para cobrir toda a superficie do cpu kdo o cooler for posto em cima.....
cascade in developement
oc_nightmare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jul 24, 2002 14:21

Próximo

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante