Iniciante no OC

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Iniciante no OC

Mensagempor antmarques » Sexta Out 19, 2007 21:36

Boas a todos

Gostaria de me iniciar no OC. Já li algumas coisas e vou continuar mas antes de mais gostaria de saber se tenho grande margem de manobra com o material que tenho:

Asrock GE PRO-M2
Intel Celeron 2.6 Ghz
768 RAM (256 PC 2700 + 512 PC3200)
GeForce FX 5900 128 mg

Tudo com coolers de origem o que sei que é limitativo. Mas de qualquer forma o que acham que é possivel fazer?

Já agora se me pudessem indicar programas do género do clockgen (overclock por software) para ir dando uns passos na matéria agradecia

Cumps
ACER 5930G (C2D 7350/3GB RAM/NVIDIA 9600GT/320 GB)

Imate Ultimate 9502 (400Mhz/256MB-128MB/VGA 262k/GPS/WIFI)
antmarques
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Ago 01, 2006 17:48

Mensagempor =Inter= » Sábado Out 20, 2007 17:12

o meu conselho para a gráfica tens o riva tuner, ve num dos posts inamoviveis tens la os passos para utilizar correctamente, muito fácil nenhum problema, tive so de colar uma ventoinha de uma fonte pifada que tinha ca em casa a grafica e consegui ganhar 20fps no sturmovik :D de resto não mexi em mais nada com software, ha malta mais entendida por aqui para te aconselhar no resto
cumps
=Inter=
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 29, 2007 16:29

Mensagempor lucky » Segunda Out 22, 2007 13:18

Acho que essa board não tem lock pci/agp, por isso considero arriscado fazeres overclock, isto porque ao aumentares a frequencia do fsb, todas as outras aumentam também (pci, agp, DRAM...), esse aumento pode provocar danos nas unidades IDE que dependem da frequência pci ou placas que estejam ligadas aos slots pci, e também a gráfica que está ligada ao slot AGP.

Há tem tenha a mesma limitação e que tenha feito overclock na mesma sem problemas mas há outros que já tiveram direito a material queimado... tu é que agora tens de avaliar os riscos. ;)
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor antmarques » Segunda Out 22, 2007 14:10

Antes de mais obrigado pela ajuda.

Pelo que já vi quer a MB quer a memória são para esquecer em termos de OC. Fica o processador e a gráfica. Em relação ao primeiro agora não me recordo muito bem mas acho que está locked na bios. Vou ter que verificar isso mais tarde. Fica portanto a gráfica. Já estive a ver programas para o efeito e sobressairam o RivaTuner e o Coolbits. Para além disso, a propria NVidia disponibiliza o Ntune. O que acham deste? É jeitoso em termos de resultados? Já o instalei e na prática parece-me um coolbits um pouco mais aprofundado, ou seja, passam a estar disponíveis no painel de controlo da gráfica mais funcionalidades, nomeadamente a possibilidade de OC.

Cumps
ACER 5930G (C2D 7350/3GB RAM/NVIDIA 9600GT/320 GB)

Imate Ultimate 9502 (400Mhz/256MB-128MB/VGA 262k/GPS/WIFI)
antmarques
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Ago 01, 2006 17:48

Mensagempor lucky » Segunda Out 22, 2007 14:31

Qualquer um desses 3 serve perfeitamente para o efeito, eu pessoalmente uso com mais frequência o RivaTuner mas já usei várias vezes o Coolbits e o Ntune com resultados semelhantes.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante