Como instalar fan's?

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Como instalar fan's?

Mensagempor Carlos_Silva » Domingo Dez 23, 2007 21:28

Boa Noite ...

Alguém me podia dispensar umas palavrinhas e dizer como se instala uma fan. Vou exemplificar:

- A fan é alimentada pela fonte de uma forma directa ou pela mobo?

- Qualquer caixa serve para instalar? Pode ser numa caixa standard ATX?

- Eu queria instalar uma na parte da trás da caixa, aquela parte onde tem muitos furos e essas cenas, porque a placa gráfica está a aquecer um bocado, mas as fans parecem ser tão grossas e têm um espaço entre as faces instala-se a partir da parte de fora ou da de dentro???

Obrigado.

Cumprimentos.
Carlos_Silva
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Ago 28, 2007 14:34

Mensagempor methon2 » Domingo Dez 23, 2007 21:33

A fan é alimentada pela fonte de uma forma directa ou pela mobo?

depende normalmente é pela motherboard, mas também existem que pela fonte. motherboard é uma ficha de 3 pinos igual aos dos coolers do cpu's e as das fontes é uma fichas normal de 4 pinos.

Qualquer caixa serve para instalar? Pode ser numa caixa standard ATX?

Desde que tenha os sítios indicados para tal serve.

Eu queria instalar uma na parte da trás da caixa, aquela parte onde tem muitos furos e essas cenas, porque a placa gráfica está a aquecer um bocado, mas as fans parecem ser tão grossas e têm um espaço entre as faces instala-se a partir da parte de fora ou da de dentro???

Possivelmente ai não vai dar para instalar porque isso são só uns buracos para a caixa "respirar", as fans instalam-se na parte de dentro.
C2D 8400 3Ghz * Asus P5QL Pro
2*2GB DDR2 800 * Asus 9800GTX+
Seagate 500GB * Nox Urano 600W
TFT LG L1515S * Coolermaster Elite 330
methon2
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Fev 19, 2005 19:19

Mensagempor Carlos_Silva » Domingo Dez 23, 2007 21:45

Possivelmente ai não vai dar para instalar porque isso são só uns buracos para a caixa "respirar", as fans instalam-se na parte de dentro.

Obrigado.

lol .. e eu a pensar que aquilo fosse para colocar fans ...

Mas dentro da caixa, tenho no fundo, na parte onde se colocam os discos um "molde" muito silimar fisicamente às fans aí posso instalar?

OBS. Já agora em quer locais sem ser aquele que referi é que se costumam instalar as fans?

Cumprimentos.
Carlos_Silva
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor CR9 » Domingo Dez 23, 2007 22:19

Carlos_Silva Escreveu:Mas dentro da caixa, tenho no fundo, na parte onde se colocam os discos um "molde" muito silimar fisicamente às fans aí posso instalar?

Podes nem que seja apenas para extrair o ar quente da caixa. (mandar ar para fora)
Carlos_Silva Escreveu:OBS. Já agora em quer locais sem ser aquele que referi é que se costumam instalar as fans?

Isso depende das caixas, eu por exemplo com a minha caixa de origem posso colocar até 6/7/8 ventoinhas, mas podes sempre tirar a tampa lateral e fazer uns suportes com arame. LOL

Cumps.
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor alr_tech » Domingo Dez 23, 2007 23:22

boas

já agora que caixa é que é... :?

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Carlos_Silva » Domingo Dez 23, 2007 23:54

Bem a caixa e' uma OEM ou, de outro modo ... uma vulgar é esta:

Imagem

Cumprimentos.
Carlos_Silva
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor alr_tech » Segunda Dez 24, 2007 16:53

boas

hum...
parece ser recente...

reporta o seguinte:
na frente (dentro da caixa) valida qual o diâmetro para colocar a fan...
a trás (em cima por debaixo da fonte) idem...

na lateral tem buracos que dê para colocar alguma fan ?

é que na fotografia não dá para ver...
e não encontrei nenhuma referência ao fabricante...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Carlos_Silva » Segunda Dez 24, 2007 19:41

na frente (dentro da caixa) valida qual o diâmetro para colocar a fan...

Aqui são ~10cm.

a trás (em cima por debaixo da fonte) idem...

Aqui são ~9.5cm.

na lateral tem buracos que dê para colocar alguma fan ?

Na lateral tem um sim, mas está já ocupado por uma espécie de cilindro colocado sob o cooler do processador.

Desde já obrigado.

Cumps.
Carlos_Silva
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor HidEaL » Segunda Dez 24, 2007 20:23

Conheço a caixa quanto baste. A algumas dúvidas já te responderam, mas adiante:

Carlos_Silva Escreveu:Na lateral tem um sim, mas está já ocupado por uma espécie de cilindro colocado sob o cooler do processador.

Se bem me recordo, podes (se tiveres espaço) por uma fan entre o cone e a lateral da caixa. Mas eu acho que tirava logo o cone e punha só uma fan (intake). É de 80mm.

Carlos_Silva Escreveu:A fan é alimentada pela fonte de uma forma directa ou pela mobo?

Como já te disseram, se tiver uma ficha para 3 pin ligas à board, se tiver uma fixa molex ligas à fonte. No entanto, cuidado com as fans, quer em requisito energético quer em número, de 3 pin que ligas à board. Eu recomendo sempre um controlador de fans para tudo o que não seja fan de dispositivos da board (chipset, outros como mosfets, etc) e/ou CPU. Ou então compras um adaptador 3 pin - 4 pin molex e ligas tudo à fonte. É contigo.

Carlos_Silva Escreveu:Eu queria instalar uma na parte da trás da caixa, aquela parte onde tem muitos furos e essas cenas, porque a placa gráfica está a aquecer um bocado, mas as fans parecem ser tão grossas e têm um espaço entre as faces instala-se a partir da parte de fora ou da de dentro???

Regra geral, julgo que por questões de segurança :roll:, instalam-se as fans na parte de dentro. Já instalei fans na parte de fora (com grelhas) mas meramente por estética.
Depois, do que entendi, o espaço a que te referes é aquele imediatamente por baixo da fonte. Assim sendo, mais uma vez do que me lembro, deves ter aí espaço/furações para 1 fan de 80mm (distância entre furos - 7.5cm), para 2 de 80mm ou para 1 de 90/92mm (duvido desta última). O mesmo para a frente, julgo eu.

Espero ter ajudado.

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor Carlos_Silva » Segunda Dez 24, 2007 20:46

Ok. Desde já agradeço pela ajuda. Obrigado!

Mas em relação ao que disseste:

Como já te disseram, se tiver uma ficha para 3 pin ligas à board, se tiver uma fixa molex ligas à fonte. No entanto, cuidado com as fans, quer em requisito energético quer em número, de 3 pin que ligas à board. Eu recomendo sempre um controlador de fans para tudo o que não seja fan de dispositivos da board (chipset, outros como mosfets, etc) e/ou CPU. Ou então compras um adaptador 3 pin - 4 pin molex e ligas tudo à fonte. É contigo.

Podias desenvolver um pouco mais pf? É perigoso instalar directamente na mobo?

Assim sendo, mais uma vez do que me lembro, deves ter aí espaço/furações para 1 fan de 80mm (distância entre furos - 7.5cm), para 2 de 80mm ou para 1 de 90/92mm (duvido desta última). O mesmo para a frente, julgo eu.

As distâncias neste caso, variam entre os ~7.5 e ~8.5 cm, dependendo dos parafusos que escolha. Esta correcto?

(chipset, outros como mosfets, etc)

Desculpa a ignorância, mas o que são "mosfets"?

Desde já obrigado!

Cumprimentos.

:D
Carlos_Silva
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor HidEaL » Segunda Dez 24, 2007 22:24

Carlos_Silva Escreveu:Podias desenvolver um pouco mais pf? É perigoso instalar directamente na mobo?

Na fan (na etiqueta portanto) normalmente tens a corrente que ela usa. As fans comuns usam entre 0.10 Amp até 0.30 Amp. Mas existem fans (como algumas de 92mm e 120mm, ou até as famosas Vantec Tornado com 0.76 Amp) que usam muito mais corrente, que não é prudente ligar à board. Isto tanto vale para fans de alto débito como para várias fans ligadas à board. É com isso que tens de ter cuidado e é por isso que recomendo um controlador independente, e tens sempre a vantagem de as regular, para menor ruído.

Carlos_Silva Escreveu:As distâncias neste caso, variam entre os ~7.5 e ~8.5 cm, dependendo dos parafusos que escolha. Esta correcto?

Certo.

Carlos_Silva Escreveu:Desculpa a ignorância, mas o que são "mosfets"?

Não leves a mal, mas quando basta escreveres "mosfets" no google para ficares esclarecido... Enfim. Não é que custe responder, mas decerto compreendes o que quero dizer. Dar a cana e ensinar a pescar em vez de dar o peixe. De qualquer modo, isto são mosfets (6 mosfets):
Imagem
Explicando de forma muito básica, fazem parte do controlo de voltagem das boards (e não só) e são naturalmente um dos maiores pontos de aquecimento das mesmas. Daí que as boards mais high-end tragam habitualmente dissipadores nos ditos mosfets.

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor Carlos_Silva » Segunda Dez 24, 2007 22:51

Não leves a mal, mas quando basta escreveres "mosfets" no google para ficares esclarecido... Enfim. Não é que custe responder, mas decerto compreendes o que quero dizer. Dar a cana e ensinar a pescar em vez de dar o peixe.

Tens toda a razão e claro que não levo a mal ... :D

Mas já agora aproveito para dizer que a tua explicação foi de longe a melhor que eu encontrei, sim porque eu fui ao google e para além de usarem linguagem que eu não percebo e fórmulas e coisas do género (nunca gostei da parte de energias em Física) a tua foi muito rápida e esclarecedora!

Desde já mt obrigado pela ajuda.

Bom Natal!

Fika BeM!
Carlos_Silva
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor beslan » Quarta Dez 26, 2007 21:06

Boas. Desde ja desculpem a intromissao, mas precisava q me esclarecessem uma duvida:
Comprei a dias uma fan para colocar na lateral da caixa, inicialmente tive q a ligar directamente na fonte atraves do adaptador q vinha com a fan porque sem o adaptador o fio da fan nao tinha alcance para ligar na board...o problema é q a fan é de 2500rpm e ligada na board ela ta sempre a rodar no maximo..ou seja, faz algum ruido :roll:
Bom..tive agora a fazer alguma "ginastica" e lá consegui ligar a fan sem o adaptador directamente na board. O problema é q a fan continua sempre nos 2500rpm 8O
Ja tentei com o Asus PcProbe, Asus AlGear e nao consigo diminuir a fan....alguem tem sugestoes? Pensei q atraves da board era possivel controlar a rotaçao das fans...estou errado?

Cumps
Intel E2180 @ 2.0Ghz / ASUS P5B-VM / 2x1GB Corsair XMS2 PC6400 + 1GB OEM 667Mhz
Asus GeForce 8600GT Silent 256MB GDDR3 / WD 320GB / PSU 350W OEM
SO: Windows Vista Ultimate x86
beslan
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Dez 07, 2006 23:57

Mensagempor Carlos_Silva » Quarta Dez 26, 2007 21:26

beslan Escreveu:Boas. Desde ja desculpem a intromissao, mas precisava q me esclarecessem uma duvida:
Comprei a dias uma fan para colocar na lateral da caixa, inicialmente tive q a ligar directamente na fonte atraves do adaptador q vinha com a fan porque sem o adaptador o fio da fan nao tinha alcance para ligar na board...o problema é q a fan é de 2500rpm e ligada na board ela ta sempre a rodar no maximo..ou seja, faz algum ruido :roll:
Bom..tive agora a fazer alguma "ginastica" e lá consegui ligar a fan sem o adaptador directamente na board. O problema é q a fan continua sempre nos 2500rpm 8O
Ja tentei com o Asus PcProbe, Asus AlGear e nao consigo diminuir a fan....alguem tem sugestoes? Pensei q atraves da board era possivel controlar a rotaçao das fans...estou errado?

Cumps

Eu não sou grande entendido nesta área, mas penso que quando ligadas à mobo podes controlar as rotações ... existe um programa que se chama speedfan que te pode ajudar ...

Espero não estar a dizer nenhum erro .. :D

Fika Bem!
Carlos_Silva
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor methon2 » Quarta Dez 26, 2007 21:29

beslan Escreveu:Boas. Desde ja desculpem a intromissao, mas precisava q me esclarecessem uma duvida:

Cumps

Se a fan não permitir controlo, tanto podes meter na board como na fonte que ela estará sempre no máximo, o que podes fazer é comprar um controlador de fans e ai já podes fazer o que queres. :wink:
C2D 8400 3Ghz * Asus P5QL Pro
2*2GB DDR2 800 * Asus 9800GTX+
Seagate 500GB * Nox Urano 600W
TFT LG L1515S * Coolermaster Elite 330
methon2
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Fev 19, 2005 19:19

Próximo

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes