Como saber a temperatura

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Como saber a temperatura

Mensagempor ^DJ_Link^ » Sexta Mai 23, 2003 14:35

Tenho um P4 2.4 Ghz, 512 DDR 333, Ati Radeon 8500, Live 5.1 e uma board Asus P4S533-X SIS 645 DX DDR P4.
O que acontece é que não sei a temperatura do pc. a board trazia um software mas diz a temperatura do cpu, será essa a temperatura total dentro da caixa, é apenas esta temperatura que interessa? Normalmente as temperaturas oscilam entre os 33 C e os 45-50C. É uma boa temperatura pro cpu? se lhe meter uma ati radeon 9700 pro preciso de lhe meter mais algo por causa da temperatura??
^DJ_Link^
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Mai 23, 2003 13:33

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Sexta Mai 23, 2003 15:00

e quando é que ocorrem eassa variações de temperatura ?
não me parecem más desde que atinjam os 50 quando puxas mais pelo cpu ...
Não me parece que tenhas que melhor o arrefecimento da máquina com a nova placa !
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Mensagempor alfatek » Sexta Mai 23, 2003 20:06

uma variação de 33 para 50 não é uma variação muito saudavel, isto porque se tiveres um excelente sistema de arrefecimento as variações de temperatura são muito baixas: 5º...

Essa variação normalmente é indicio claro dum mau contacto entre o cpu e o dissipador, por exemplo pasta térmica má...

Mas não te preocupes nada com essa temperatura... 50º num P4 é uma temperatura perfeitamente aceitável, não é motivo de preocupação para uma utilização normal.

Para saber a temp da case depende mto da mobo k tens.... algumas têm + k sensor do cpu mas se o software não mostra mais sensores duvido que tenha mais sensores...
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor ^DJ_Link^ » Sexta Mai 23, 2003 21:54

A variação de temperatura foi medida em 33º com utilização normal e os cerca de 50 durante um jogo, assim que sai por exemplo do unreal tournement fiu ver e tava a 52, dai a variação, mesmo assim é preocupante?
como não percebo muito de pc's aproveito e pergunto o que é isso de pasta termica? e já agora em que consistem os kits de refrigeração liquida, acho que é este o nome
^DJ_Link^
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Mai 23, 2003 13:33

Mensagempor alfatek » Sexta Mai 23, 2003 22:14

Boas,

De uma forma sumária: entre o processador e o dissipador (o bocado de metal que conduz o calor e que provavelmente tem uma ventoinha em cima) convém existir algum material com excelente condução térmica que deverá "encaixar" perfeitamente entre dissipador e cpu, isto pk se tiveres o dissipador a meio centímetro ele não te serve de muito... é preciso estar em contacto directo.

Alguns dissipadores têm um thermal pad já incluido que tem essa função, mas o melhor mesmo é usar uma pasta térmica que é.. hmm... uma pasta com excelente condutividade térmica que transfere o calor do cpu para o dissipador para que o calor seja dissipador pelo dissipador e não se acumule no cpu, isto porque idealmente o dissipador é que "leva com o calor" e o cpu tenta ficar ao fresco.

Normalmente as diferenças grandes de temperatura ou são causadas mesmo por um mau sistema de arrefecimento ou por má aplicação ou má pasta térmica e acho (acho é a palavra-chave nesta frase ;) ) que os componentes electrónicos n gostam mto de grandes variações de temperatura.

No entanto 33-50º é uma margem perfeitamente aceitavel para um cpu, uma temp de 55º é aceitavel para um P4 e fica abaixo do limiar que a intel recomenda por isso não me parece k tenhas algo k te preocupar a menos que comeces a overclockar o sistema.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor N_G » Terça Abr 06, 2004 15:43

Eu tb tenho essa board! o cd k vinha c ela traz uma cena xamada asus probe que te da nao so a temp. do cpu cm vcore, etc...

mas se kiseres saber + ha sempre o Hardware Sensors Monitor - peskisa no google :wink:

Alfatek:
Qual é essa temperatura k a intel recomenda? :wink:
N_G
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Abr 04, 2004 21:51

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante