o kek é necessário ter para o prescott nao sobreaquecer???

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

o kek é necessário ter para o prescott nao sobreaquecer???

Mensagempor danidj » Quarta Nov 17, 2004 23:41

Come ppl!!

Bem a minha dúvida é a seguinte: pretendo comprar um pc novo e tava a pensar num p4 3,0 prescott (não é o socket 775 é o outro, nao me consigo lembrar da designação) com uma board msi 865p, com 512 ram e uma gecube 9600xt 128.
Mas ao ler o fórum fiquei um bocado apreensivo por ver que o prescott aquece tanto. Como tou habituado a um pc mm old school nao tinha bem a noção disto dos coolers e caixas com nao sei kuantas fans.

Bem e então o que gostaria de saber e agradecia se me pudessem ajudar, é que coisas é que tenho que me preocupar em relação ao "airflow"(é assim que se diz?), ou isso só interessa para quem pensa em oc?
Ou seja, vou precisar de muitas fans?Quantas +- é que preciso? Basta o cooler que vem de origem ou convém por um desses "zalmans ou thermaltakes" correndo o risco de o processador ficar com temps muito elevadas? Que outras coisas acham necessario para o cpu nao correr o risco de ficar sobreaquecido?

E em relação à fonte, pra um pc destes, que potência axam necessário?

E já agora, em relação ao amd 64, as temps são mais baixas que o prescott?

Desde já obrigado pela ajuda.

Fikem bem.
Uns foram beneficiados quando já eram "grandes", outros só se tornaram "grandes" quando passaram a ser beneficiados.
danidj
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Nov 15, 2004 18:52

Mensagempor Eddie » Quinta Nov 18, 2004 0:25

Antes de mais nada, sê bem vindo ao Forum.
Ora bem, tu estás a pensar num Prescott igual ao meu (socket 478).
Segundo consta, é verdade que os Prescott aquecem muito, embora eu não me queixe disso, e ainda por sima tenho um Oc.
As temperaturas dos AMD 64 situam-se habitualmente acima das dos antigos P4, e abaixo dos actuais P4 Prescott.
Quanto há caixa é importante que seja bem arejada, pelo menos uma fan a meter ar (normalmente na frente em baixo), e outra atraz em cima a tirar), mas se poderes duas a fazer cada uma das tarefas, melhor.
Quanto ao Cooler de origem do Prescott 3.00GHz, se não pensares em Oc. serve perfeitamente, embora a meioria do pessoal opte por um Cooler totalmente em Cobre, e aí a Zalman e a Termalright dão cartas, embora eu já me sinta satisfeito com o meu "Badboy".
Se não pozeres muita coisa no PC, 350W chegam, se não uns 450W.

Fiquem bem. 8)
->DFI Lanparty DK P35-T2RS
->Intel Core2 Duo E8400@4005MHz + Thermalrigth XP-90C
->Western Digital Raptor 150GB
->Sapphire ATI Radeon HD4870 512MB GDDR5
->Team Group Xtream DDRII 800MHz@890MHz (2x1024MB)
->LC-Power Hyperion 700W Modular
Eddie
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 06, 2004 12:29

Mensagempor Kayn » Quinta Nov 18, 2004 0:40

é, ja te disseram quase tudo. se bem ke ha ai umas coisas a acrescentar. quanto à fonte, mais importante que ter 450/500w de fonte é a esta suportar pelo menos 16 a 18A de corrente na linha dos 12V. aí sim, sabes ke tas preparado pra praticamente tudo.

eu tb tenho um processador igual ao ke tu keres (prescott 3,0E socket 478) e nao me keixo nada das temperaturas. as minhas variam entre os 28 e os 41 graus. nem perto do limite dele de 69 graus, mas tb tenho um dissipador zalman...

se nao tas a pensar no overclock, o cooler de origiem chega bem, principalmente se for como o meu, parecido com uma orb. eu tinha temps boas, mas fazia barulho demais pra mim e foi por isso ke o troquei.

se vais pra esta gama, este processador ta bom. tem um desempenho muito bom (eu ke o diga :P), nao akece assim tanto como se diz, e ta a um bom preco, considerando as alternativas.

quanto a caixa e ao airflow, isso é relativo. no meu caso nao ha airflow nenhum. so a caixa aberta e mais nada. ventoinhas extra, nepias.
mas se keres uma caixa mais normal, pelo menos, no minimo, uma ventoinha de caixa atras a extrair ar quente, tem ke ser, senao isso ai dentro comeca a ter aspecto de forno. e quanto maiorem forem as ventoinhas melhor. geralmente isso significa maior volume de ar movido por menos rpm's, o que é sinonimo de menos barulho.

Se quiseres mesmo enveredar por coolers melhores ke o de origem, temos todo o prazer em te dar "bons conselhos". :)

mas aconselho-te (and it never gets old) é a dar uma vista de olhos pelo forum. o assunto ja foi batido tanta vez ke nao te vai ser mesmo nada dificil encontrar boas indicacoes e referencias. :)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor danidj » Quinta Nov 18, 2004 1:05

OK pessoal. Muito obrigado pelas vossas dicas. Disseram mm o k kria saber.(Este fórum é mm excelente :D )

Vou procurar no forum referencias às melhores caixas e coolers.

Fikem bem.
[[[[[]]]]]
Uns foram beneficiados quando já eram "grandes", outros só se tornaram "grandes" quando passaram a ser beneficiados.
danidj
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Nov 15, 2004 18:52

Mensagempor gon » Quinta Nov 18, 2004 23:02

Se tiveres pasta podes sempre ir pelo watercooling k e o melhor caminho, embora tambem o mais dispendioso.

off topic: E viva ao benfica! lol
Proc: P4 3.0Ghz @ 3750Mhz cooled by Zalman CNPS7000B-Cu
MB: Asus P4C800-Deluxe / Ram: 1024 PC3200
VGa: Fx 5700 256Mb (Club3D) / HD: 120Gb Maxtor
Caixa: para breve (ou nao)
gon
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Set 26, 2004 13:29

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes