Switch Hub !! Qual comprar ??

Problemas gerais de hardware ou assuntos relacionados com outro tipo de hardware: monitores, lcds, plasmas, impressoras, scanners, ratos, teclados...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Switch Hub !! Qual comprar ??

Mensagempor xlogic » Terça Jan 13, 2004 21:51

Boas :lol: !! Tava indeciso entre comprar um switch hub ou um router mas visto a diferença dos preços e já que tenho dois desktop's, vou meter o mais antigo a fazer de gateway com Slackware ou debian ... a minha questão e' qual comprar ?? Vou optar por um switch hub que nao ultrapasse as 5 portas (mais e' desnecessario, vou usar 3 ou 4 mas so encontro de 5) e gostava que me podessem dar opiniões ou recomendar algum em especifico !! Tive a ver e a Linksys e D-Link pareçem-me duas marcas bem conceituadas mas entre estas sempre prefiro optar pela Linksys cujos switch's são todos catitos com alto design eheh :D (Sim tb dou valor ao aspecto do material :D Gosto de ter o escritório nice, isto e' excluindo o monte de folhas/cd's/revistas/livros/hardware/Desktop's Abertos/etc,etc...) Para já tou a pensar num destes dois, apesar de ser o dobro a diferença do preço entre ambos qdo os dois têm na mesma 5 portas RJ45 10/100 !!

LinkSys -> http://www.poweron.pt/product.php?ECM_PRODUCT_ID=15311

LongShine -> http://www.poweron.pt/product.php?ECM_PRODUCT_ID=10458

O da linksys pareçe-me de facto melhor mas será que compensa a diferença de preços ?? Eu ainda nao pesquisei noutras lojas, posso arranjar mais barato mas a diferença entre ambos deve ser sempre semelhante !! Que axam ?? Obrigado, e Cumps [[]]'s 8)

P.S. -> O da linksys tem esta proprieade "MDI/MDI-X crossover detection.
" (Isto significa que tanto aceita que conecte o computador ao Switch via crosshover cable ou apenas um cabo de extensão de rede normal ??) Apesar de nao ter visto nada nas carecterisicas do switch da longshine parto do pressuposto que tb já traz aqueles métodos de detecção/correcção de erros tipo Store & Forward para pacotes danificados dai ser switch e nao um mero Hub, apesar de o da Linksys ser capaz de ter um sistema de tratamento de pacotes mais eficaz (penso eu :D ) ....
xlogic
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 10, 2003 19:01

Mensagempor SkyWalker » Quarta Jan 14, 2004 10:41

E porque não um router com tudo isso por €69?

Router D-Link 4 Portas EtherNetwork+WAN+FIREWALL- DI-604

Isto a não ser que o teu cable/ADSL modem não tenha Ethernet.
Tt XaserIII V2000A | Intel D 930 | ASUS P5WD2-E DeLuxe | 2 x DDR2 1024MB 667MHz CL5 Kingston | WD 200G SE | WD 160G SE | 2xHitachi 120G | Club3D 7600GT | Dvd Pioneer 16x | DVD TDK Indi 440N | SB Live 5.1 Platinum+DTT 3500 | XP Pro Ing
SkyWalker
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Abr 08, 2003 15:54

Mensagempor wasabii » Quarta Jan 14, 2004 16:45

é o router q eu tenho. muito bom. comprei-o à um ano e foi mais barato 10€. fica bem
wasabii

Re: Switch Hub !! Qual comprar ??

Mensagempor namf » Quarta Jan 14, 2004 18:09

xlogic Escreveu:...Tava indeciso entre comprar um switch hub ou um router .......

Não existem switch hub, ou são switchs (que eventualmente por erro, ou por configuração, se torne num hub), ou são hubs.

xlogic Escreveu:...Apesar de nao ter visto nada nas carecterisicas do switch da longshine parto do pressuposto que tb já traz aqueles métodos de detecção/correcção de erros tipo Store & Forward para pacotes danificados dai ser switch e nao um mero Hub, apesar de o da Linksys ser capaz de ter um sistema de tratamento de pacotes mais eficaz (penso eu :D ) ....

O que distingue um switch de um hub, é o segundo quando recebe um pacote fazer broadcast do pacote para todos os dispositivos ligados ao hub (inclusive aquele donde veio o pacote), enquanto que um switch faz uma análise do pacote e envia-o somente para o destinatário correcto.

Cumprimentos,
Nuno Figueiredo
namf
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Dez 02, 2003 19:59

Mensagempor xlogic » Quarta Jan 14, 2004 18:41

Não existem switch hub, ou são switchs (que eventualmente por erro, ou por configuração, se torne num hub), ou são hubs.

Se repares tanto podes chamar Switch como Switch Hub ou Switching Hub !! :wink:

O que distingue um switch de um hub, é o segundo quando recebe um pacote fazer broadcast do pacote para todos os dispositivos ligados ao hub (inclusive aquele donde veio o pacote), enquanto que um switch faz uma análise do pacote e envia-o somente para o destinatário correcto.

Pralem de o switch ter a capacidade de enviar o sinal em unicast/multicast e nao só em broadcast sobrecarregando o trafego da rede o switch tb faz um tratamento/gerenciamento de pacotes ao contrario do Hub !! As diferenças não são so essas que indicas.te :P

Esse router da D-Link pareçe ser boa compra e sim, o meu cablemodem tem interface ethernet pra ligar ao router, o problm e' que ja não vou brincar com uma maquina que tenho aqui para substituir o firmware do router por uma distro de linux e configurar o firewall/gateway a pata :P Nunca o fiz e gostava de fazer 8) Já me informaram que consigo configurar melhor a rede se usar um Switch e um gateway doq se usar um router mas não sei se é verdade, mas tb posso comprar o router e configurar aquela manquina na mesma so para *nix não sendo obrigado a tê-la sempre ligada pra distribuir a ligação :lol:

Wasabii onde é que compras-te o teu router :wink: ???

Cumps & Thks all []]]]'s
xlogic
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor namf » Quarta Jan 14, 2004 22:31

xlogic Escreveu:
Pralem de o switch ter a capacidade de enviar o sinal em unicast/multicast e nao só em broadcast sobrecarregando o trafego da rede o switch tb faz um tratamento/gerenciamento de pacotes ao contrario do Hub !! As diferenças não são so essas que indicas.te :P

O tratamento/gerenciamento que tu te referes é exactamente o que eu disse ao dizer que um switch manda um pacote apenas para o seu destinatário (ou segmento da ethernet) e não para toda a rede.

Que eu saiba só existe essa grande diferença. Não estou a ver quais serão essas diferenças q dizes q eu não indiquei. Admito que possa haver produtos no mercado q façam mais coisas, mas nesse caso não são apenas switchs.

Vê este link:
http://duxcw.com/faq/network/hubsw.htm

Portem-se
namf
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor wasabii » Quinta Jan 15, 2004 0:55

Eu comprei o routeraqui! dá uma vista de olhos e procura por outros sitios. se calhar ainda encontras mais barato! :D fica bem
wasabii

Mensagempor metralha761 » Sábado Jan 24, 2004 19:38

O switch tem buffer enquanto que o HUB nao :D
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor xlogic » Domingo Jan 25, 2004 4:22

eheh metralha se um switch aplica metodos de correcção de erros tem de ter um buffer para armazenar os pacotes em fila de espera :D Julgaba este topico morto :wink:
xlogic
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor metralha761 » Segunda Jan 26, 2004 11:49

Tamos ajudalo a mantelo vivo ;)

Já agora, kanto maior o buffer mais eficaz o switch??? certo? ou é relativo?
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor namf » Segunda Jan 26, 2004 12:27

metralha761 Escreveu:Tamos ajudalo a mantelo vivo ;)

Já agora, kanto maior o buffer mais eficaz o switch??? certo? ou é relativo?

Isso é mais do que relativo.. lol

Um switch não precisa de nenhum buffer.. O que um switch tem é uma tabela com entradas a que cada IP corresponde um MAC adress. Se um switch tivesse realmente um buffer e tratasse os datagramas já nao seria somente um switch.
namf
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor namf » Segunda Jan 26, 2004 12:30

xlogic Escreveu:eheh metralha se um switch aplica metodos de correcção de erros tem de ter um buffer para armazenar os pacotes em fila de espera :D Julgaba este topico morto :wink:

Isso só é verdade se a malha de comutação interna tiver uma velocidade inferior à soma de todas as linhas de entrada. E não considero que um switch aplique correccao de erros aos pacotes. Pode haver alguns que o façam, mas desse modo já n sao simplesmente switchs.
namf
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor xlogic » Segunda Jan 26, 2004 19:15

1º. Enganas-te pq um switch tem bufferização nas portas.
2º. Enganas-te pq um switch funciona com os modos de comutação store & forward, cut-through e modified cut-through que garantem se houve ou não erros/colisões nas tramas e sim são simplesmente switches e não repeaters/routers/bridges/etc etc :P

cumps [[]]'s

P.S. -> eheh corrigam-me se estiver enganado :D
xlogic
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor xlogic » Segunda Jan 26, 2004 19:27

BTW, ainda nao comprei o switch loooool pois ando a trocar o material da maquina que comprei em dezembro pq fiquei desiludido com alguns componentes :P

/* OFFTOPIC : tenho de criar um topic a pedir umas opiniões sobre que processador comprar, arranjam-me umas propostas de xeon muito nices :P */
xlogic
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor namf » Terça Jan 27, 2004 1:38

xlogic Escreveu:1º. Enganas-te pq um switch tem bufferização nas portas.

Não necessáriamente. Como disse isso depende da velocidade de comutação interna. Se a velocidade for suficiente para tratar dos pedidos de todas as entradas, o switch nao tem buffers de armazenamento à entrada. Que me digas que normalmente até têm eu aceito, já q a memória está barata e aumentar a velocidade interna não é tão linear quanto isso.

xlogic Escreveu:2º. Enganas-te pq um switch funciona com os modos de comutação store & forward, cut-through e modified cut-through que garantem se houve ou não erros/colisões nas tramas e sim são simplesmente switches e não repeaters/routers/bridges/etc etc :P

Ok, aqui cometi um lapso. um switch pode realmente ter correccao de erros. Mas isso das colisões é o funcionamento que está implicito por ser um switch e nao simplesmente um HUB.

Penso eu de que...
namf
Aprendiz
Aprendiz

Próximo

Voltar para Outro Hardware

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes