impressora a jacto ou laser?

Problemas gerais de hardware ou assuntos relacionados com outro tipo de hardware: monitores, lcds, plasmas, impressoras, scanners, ratos, teclados...

Moderadores: Administradores, Moderadores

impressora a jacto ou laser?

Mensagempor ptcman » Sábado Mai 02, 2009 13:10

Olá.

Ando com duvidas no que se refer a impressoras e gostava de saber a opinião dos mais entendidos.

Desde que me iniciei em computadores, já tive 3 impressoras a jacto de tinta e uma a laser (a actual).

O problema que tive com as jactos de tinta foram sempre os mesmos, pouca utilização equivalia a constante limpeza de cabeças o que equivalia a gasto excessivo de tinta. A ultima que tive, uma stylus photo, que acabou por imprimir tudo menos fotografias era um poço sem fundo no que diz respeito a gastar tinteiros so em limpeza de cabeças pois estavam sempre entupidos.

Enfim, fartei-me e comprei uma a laser, uma ML 1510 da Samsung.
Não poderia dizer melhor desta impressora. Nunca deu 1 problema, passa semanas inteiras sem imprimir mas quando a ligo, ali está ela a debitar papel sem problemas.

Infelizmente os anos passam e neste momento ela passa mais o tempo a não puxar o papel do que propriamente a imprimir :(
Cada folha que imprime equivale a eu abrir a gaveta e voltar a fechar para que outra folha seja impressa, o que me está a acabar com o sistema nervoso.

Ora o meu pedido é o seguinte, com a evolução das jactos de tinta e também das laser que certamente gastam bem menos energia do que as antigas, o que escolher?

1º que tudo quero uma multifunções com fax incluido (já agora permitam-me uma pergunta, o telefone da ZON permite o envio e receber faxes?). A grande questão é se é preferivel a jacto de tinta ou a laser.

Como já viram, não faço muitas impressões, dai o receio de a tinta secar e depois ter que andar a gastar pipas de massa em tinteiros ou cabeças de impressão (pelo que li aqui pelo forum, as cabeças agora já se podem substituir?), daí ter o laser como opção pois esse factor é anulado.
Por vezes, como é o caso, imprimo livros completos o que equivale a 300 a 400 paginas impressas.

Em termos de marcas... HP, Samsung, não sei.
Em termos de preços, até 300 euros

Opiniões?

Obrigado.
ptcman
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Out 25, 2007 22:33

Mensagempor tmgp » Sábado Mai 02, 2009 16:46

a tua questão tem uma reposta simples:

baixo custo -> tinta
alta qualidade -> laser

depois tens o caso do monocromático onde é tudo mais equilibrado para o laser...

isto é válido para o teu orçamento, e para esolhas bem feitas, dado que na tinta tens tinteiros de 100 páginas e de 2.500 páginas e o preço dos mesmos não varia assim tanto :)

deixa-me que te diga apenas que a tua má impressão com a epson se deve a um sistema com falhas, que fazia com que fosse possível esvaziar o tinteiro sem imprimir nada, apenas com as tais limpezas... não é característica das impressoras a jacto de tinta, mas de alguns modelos da epson.

já respondeste acerca do volume, agora tens de indicar sobre a cor, até que ponto é importante para ti, e a diversidade de documentos, se vai meter foto ao barulho e muita densidade de cor ou nem por isso...
Imagem
tmgp
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Dez 02, 2004 15:53

Mensagempor ptcman » Sábado Mai 02, 2009 18:30

O meu principal interesse é a impressão de texto.

Como já disse, posso passar dias ou mesmo semanas sem imprimir uma unica pagina mas de um dia para o outro pode aparecer 1 ou 2 livros para imprimir.

Sendo o meu principal interesse texto a cor não me é importante apesar de que, naturalmente por vezes dava jeito ter disponivel cor mas é algo que posso e tenho passado bem sem.

Comparando o preço dos tinteiros e dos toners, é natural que o jacto de tinta saia mais barato mas a questão é que se eu passar dias ou semanas sem imprimir uma unica pagina as cabeças de impressão ou os tinteiros podem entupir, fazendo com seja necessário a compra de novos tinteiros/cabeças levando o baixo custo da tinta a diluir-se no tempo :?

Andei a investigar algumas impressoras e a HP realmente está bem munida :o

Obrigado
ptcman
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Out 25, 2007 22:33

Mensagempor tmgp » Domingo Mai 03, 2009 2:50

duas dicas...

nunca deves pensar em preço do consumível por si só, mas em rendimento, ou seja, quantas páginas fazes por consumível... é por aí que calculas o custo por página que é o que realmente interessa...

tens duas hipóteses: uma hp k5400, com tinteiros xl faz 2.500 páginas a preto, e tens lá a cor para quando é necessário, ou uma laser monocromática, tipo p1005.

para o teu uso, a laser monocromática tem uma grande vantagem, que é a nitidez do texto ser sempre superior, isto porque a tinta ao cair no papel, esbate sempre um pouco, consoante a qualidade e estado do papel (humidade etc), enquanto que no laser a letra sai quase sempre perfeita.
Imagem
tmgp
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Dez 02, 2004 15:53

Voltar para Outro Hardware

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes