Ajuda na escolha de monitor 24" para fotografia/video..

Problemas gerais de hardware ou assuntos relacionados com outro tipo de hardware: monitores, lcds, plasmas, impressoras, scanners, ratos, teclados...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ajuda na escolha de monitor 24" para fotografia/video..

Mensagempor mundano » Terça Jun 16, 2009 17:51

Boas.... Recorro aos vosso sábios conselhos para me decidir aqui na compra de um monitor de 23" ou 24"..

Antes de mais o orçamento é no máximo uns 500€, mas como é obvio quanto menos gastar melhor.

Aquilo que eu quero é:
- um monitor com uma boa fidelidade de cores
- wide gamut
- de preferencia 8 bits de cor verdadeiros e não 6 bits + dithering como nos monitores mais baratos
- bom nivel de pretos
- boa resolução (mínimo full HD, mas de preferência >= 1920*1200)
- bons ângulos de visualização

Enfim.. Um bom monitor para fotografia e para ver vídeo.

Eu praticamente não jogo no PC, pelo que coisas como rates de 2 MS, lag ultra baixa e afins são-me relativamente indiferentes. Aliás, até dispenso, porque normalmente os fabricantes sacrificam a qualidade das cores para atingirem rates super rápidas. Desde que não arraste as imagens a ver filmes, está bem para mim.

Dito isto, é logico que do ponto de vista da tecnologia interna gostava especialmente de monitores com painéis IPS, ou em alternativa MVA, ou PVA.. Os painéis TN são bem mais baratos, e até já apresentam boas características na reprodução de cores, mas a mudança de cores mal se sai de um ângulo de visualização perfeito, é algo que me incomoda bastante, além disso são todos de 6bits..

E já agora, queria algo de uma marca que durasse algum tempo. Uma vez que o meu monitor actual, que é um Acer, em uns 3 anos de uso, está completamente destruído. Tem umas bandas verticais cada vez mais visíveis e actualmente sempre que tenho uma imagem parada durante algum tempo no mesmo sitio fica com fantasmas que demoram imenso tempo a desaparecer, o que não devia acontecer num LCD..

Dos que vi até agora o que me agradou mais, excepto no preço foi este:
http://www.consumer.philips.com/consume ... 40PW9ES-00

É construído com base no mesmo painel H-IPS do HP LP2475W, que é muito aclamado nas reviews que se ve na net, mas com algumas melhorias (5ms em vez de 6, e 102% vs 92% Gamut), o preço anda na casa dos 425€.

Por fim... Será que a introdução de bons monitores, com LED nesta gama de preços estará para breve, ou não vale a pena esperar? É que o meu monitor actual está mesmo uma miséria..
mundano
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Ago 01, 2006 23:38

Mensagempor p0p4z » Terça Jun 16, 2009 18:02

Epá eu cá se tivesse o € não hesitava!!! :P

O ano passado para teres 1 monitor com uma matrix IPS de 24" pagavas mesmo do belo, eu tive que me contentar com um com uma matrix MPVA (ViewSonic vx2435wm) que comprei por 300€ porque era produto de exposição, o preço original dele era por volta dos 600€.

Já agora, onde é q vais comprar? (manda em pm).
965P-DS4 - Q6600@2.98Ghz - 2x512+2x1gb 667Mhz
WD 500Gb Sata (VistaOS) - WD 320Gb - WD 160Gb Sata (MacOSX)
ViewSonic VX2435wm - ATI 3870 - DvdRW LiteonDH20A1S
M-Audio Delta 10/10LT Sound Board - Midi Keyboard Edirol PCR30
Alesis M1 MK2 Active Speakers
p0p4z
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jan 08, 2005 18:01

Voltar para Outro Hardware

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes