Situação muito estranha - Gravador externo HP nas couves...?

Problemas gerais de hardware ou assuntos relacionados com outro tipo de hardware: monitores, lcds, plasmas, impressoras, scanners, ratos, teclados...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Situação muito estranha - Gravador externo HP nas couves...?

Mensagempor Gex » Terça Out 13, 2009 14:27

Boas,
Fui recentemente confrontado com uma situação no mínimo estranha. Tenho um gravador de dvd externo HP 940d que tem uma velocidade máxima de gravação de 16x. Geralmente gravo sempre a 8 ou 12x.
Recentemente tive de formatar o portátil e aproveitei para instalar o CDBurnerXP que aparentemente funcionou bem. Há pouco tempo, instalei também o Burnaware. Ora, a partir daqui o gravador começou a indicar que a velocidade máxima de gravação era de 6x em ambos os programas. Sem saber o que fazer, desinstalei o burnaware, mas ficou na mesma. Então desinstalei o CDBUrner e instalei o Nero. O Nero reconheceu as 16x de velocidade máxima, mas quando foi a gravar, só gravou a 6x (que era o que indicava).
Hoje trouxe o gravador para o trabalho para o experimentar noutro computador. Inicialmente experimentei com o Nero e fiz um teste de velocidade que deu como velocidade máxima aprox. 16x e velocidade média 12x. Depois fiz outro teste, também com o Nero, em que deu como velocidade máxima 21x (!!!!).
Bem, saquei o CDBurnerXP e experimentei-o agora no computador do trabalho com o gravador e deu como velocidade, outra vez 6x....
Lembrei-me de outra coisa! Tenho um gravador portátil também no trabalho e experimentei-o a ligar com o CDBurnerXP. Resultado: velocidade máxima 18x (que é a velocidade dele).
Que confusão, afinal será o meu gravador que está a entregar a alma ao criador, ou será o Nero que tenho instalado no pc do meu trabalho que está correcto (porque todo o outro software dá 6x)?
Agradeço a ajuda....
Gex
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Out 26, 2004 16:13

Mensagempor alr_tech » Terça Out 13, 2009 14:58

boas

pode de facto estar sujo..
verifica a lente...

pode tb ser o firmware de gravador que é casmurro...
verifica se existe algum upgrade ao firmware do dito..

a velocidade é enviada como parâmetro, nos comandos dados pelos programas de gravação...

existem outros parâmetros que limitam... a velocidade, o link...
neste caso o cabo USB...
memória e velocidade do HD...

ou seja o firmware analisa os parâmetros que recebe e depois verifica se pode gravar à velocidade pedida...
se tiver o buffer dentro dos limites irá tentar (só existe mais uma limitação que é a info gravada no CD/DVD pelo fabricante)...

ok, outro problema...
o registry tb contém alguns parâmetros, normalmente os valores max e o min de operação de devices...
quais, não me lembro...
tens de ir á procura...

se calhar o outro programa mexeu neles....
desconheço se o firmware foi mexido...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor tmgp » Terça Out 13, 2009 18:03

foi com essa marca de dvd que já te deu uma velocidade e agora dá outra?

experimenta outra marca e vê se dá igual caso não o tenhas feito, porque não percebi se o segundo teste foi com o mesmo dvd...
Imagem
tmgp
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Dez 02, 2004 15:53

Voltar para Outro Hardware

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante