Aquisição de NAS para empresa

Problemas gerais de hardware ou assuntos relacionados com outro tipo de hardware: monitores, lcds, plasmas, impressoras, scanners, ratos, teclados...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Aquisição de NAS para empresa

Mensagempor Lccm » Terça Jun 15, 2010 8:45

Bom Dia,

Não sei se será o melhor local para me auxiliarem numa questão relacionada com um sistema NAS que pretendemos adquirir para a empresa.

Tinha em mente a sugestão de aquisição de 1 equipamento NAS para serem efectuados backup's de mail's (PST's) de vários utilizadores assim como a transferência de dados temporários de elaboraçao de relatórios, de forma a libertar espaço nas tapes/servidores

Seria necessário pelo menos uma solução com 400 gb de espaço pelo que a minha ideia seria de avançar para algo com uma solução de 2 tb em RAID 1 para obter alguma segurança nos dados.

Eventualmente descartando a ideia do NAS seria a aquisição de 1 disco externo para este fim com as capacidades entre 1 a 2 TB.

Não tenho uma grande ideia de modelos mas pelo que consegui verificar em alguns sites tinha em mente os modelos da Netgear readyNAS ou da IOMEGA

Agradecia alguma ideia sobre este assunto dado não estar muito por dentro deste novo tipo de storage.
Lccm
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Mai 11, 2005 10:43

Mensagempor Cokz » Terça Jun 15, 2010 15:55

Boas!

Não sei se já ouviste falar do FreeNas...
Também é uma opção que podes considerar.
Dá uma olhadela aqui: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/freenas/

Podes comprar 2 discos de 1Tb e fazer o Mirroring como querias (RAID1)...

Cmps
Cokz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 18, 2010 14:21

Mensagempor Lccm » Quarta Jun 16, 2010 9:51

Até não seria uma má opção se fosse ao nivel particular, mas penso que a opção por uma solução já "pré-feita" prenderse-á com o suporte ao equipamento em termos de avaria/mau funcionamento do equipamento.

Em todo o caso dado ser uma solução mais barata do que as das marcas apresentadas, irei questionar a possibilidade de se utilizar esse sistema.
Lccm
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Cokz » Quarta Jun 16, 2010 12:29

Pois compreendo!
Pelo que andei a ver, e pelo que tu queres, não compras um NAS por menos de 500€. Mas também vi só por alto claro!

Sim, essa solução do FreeNas é mais para utilização doméstica, mas se a empresa não for muito grande, penso que te resolve bem o problema! A questão é que tem que dedicar um PC para aquilo! Um P4 ou assim!

Vi aqueles que disses-te e os da Netgear parecem ser interessantes..

Cmps
Cokz
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Fresh_fruit » Quarta Jun 16, 2010 14:55

Para não teres grandes chatiçes recomendo uma solução da QNAP ... é simples e muito facild e usar ... com um potencial enorme !

Tens soluções com 1, 2 , 4 e 8 discos ... ve no site a que melhor se enquadra.
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor Cokz » Quarta Jun 16, 2010 15:24

Cokz
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Lccm » Quarta Jun 16, 2010 15:43

Sim por acaso, já tinha procurado soluções dessa marca pois em comparativos de um site de redes era das soluções que mais se destacava, não so pelas funcionalidades como pelo desempenho oferecido.

Nem me tinha lembrado de procurar no kuantokusta lol

Obrigado desde já. assim que souber de algo aviso-vos :lol:
Lccm
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Outro Hardware

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante