Quantas vezes podemos formatar o HD ?

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Andre_Oliveira » Domingo Dez 05, 2004 21:40

Bem pessoal este programa que o cable guy arranjou assustou-me... o disco do meu portatil (que tem 6 meses) vai durar até 3 de Janeiro de 2005 8O 8O OMG!!

Isto pode não ser fiavél mas por 1 disco de seis meses com 1 mÊs de vida é estranho.

saudações
Imagem
Andre_Oliveira
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Abr 20, 2004 4:09

Mensagempor Tretabyte » Domingo Dez 05, 2004 22:07

Boas,
por acaso estou a testar o programa e tou a gostar do que ele diz lol
tanto diz que tenho o disco a 100% de vida como derrepente esta a 40% ou menos, ta porreiro, faz-me rir lol

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor ghost_matrix » Segunda Dez 06, 2004 11:08

o programa no meu disco diz 3%, isso significa o ke ? nao vi o manual dakilo. Mas n diz o tempo de vida ke o disco inda tem.
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor Andre_Oliveira » Segunda Dez 06, 2004 16:30

Acho que isso é a "saúde" do disco rigido... espera uma beca que ele ja te diz até quando o teu disco vai se "aguentar".

Saudações
Imagem
Andre_Oliveira
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Abr 20, 2004 4:09

Mensagempor metralha761 » Terça Dez 07, 2004 13:31

Ca pa mim é comprado, 2 seagates k teno ambos diz 5% 8O
Um deve ter kase 1 ano outro uns 5 anos.

Em contra partida o IBM diz 90% lol e é o k ja tem badsectors :P

lol tem uma credebilidade ui ui
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor [PT]CableGuy » Terça Dez 07, 2004 17:21

Ora vamos ver se chegamos a um "concenso"... :roll:

Para que compreendam o que esse programa faz , é necessário "falar" sobre a técnologia S.M.A.R.T.
O Self-Monitoring Analysis and Reporting Technology (SMART) , evoluiu de uma técnologia inventada pela IBM de nome: Predictive Failure Analysis (PFA).
Actualmente , os fabricantes de discos rígidos e motherboards , introduzem "chips"
, que possibilitam maior comunicação entre ambos os dispositivos , possibilitando o uso da S.M.A.R.T.

O SMART nada mais é que um programa residente na placa controladora do disco rígido.
Este programa permite que sejam recuperados os dados sobre operações de ordem mecânica...
...consideradas "vitais" para o funcionamento do disco rígido, bem como o estado dos componentes
envolvidos nestas operações (motor de rotação, superfícies graváveis, cabeças físicas, etc.).

Este monitoramento baseia-se numa lista de falhas consideradas previsíveis...
....(“predictable faults”) que podem ocorrer por desgaste dos componentes mecânicos.
Porém existem também as falhas consideradas como não previsíveis (“unpredictable faults”),
as quais podem ocorrer subitamente, sem que o SMART consiga detectá-las de qualquer forma.
Por exemplo, um dano na placa controladora causado por eletricidade estática, pode ser classificado como “unpredictable fault”.
Isto tudo para dizer que a técnologia S.M.A.R.T. é usada para prevenir "falhas de sistema" provocadas por discos "corruptos".
O que esse programa faz é apenas comunicar com a controladora do disco e efectuar os "devidos cálculos".
Infelizmente as controladoras são diferentes de fabricante para fabricante , dificultando um "report" 100% fidedigno. :wink:

PS:
Há quem diga que ao activar o S.M.A.R.T. na BIOS provoca perca de performance no sistema.
Nada mais errado , pois a "comunicação SMART" é efectuada APENAS no POST !!!
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Kayn » Terça Dez 07, 2004 18:52

Este programa é um autentico LOL!

Um disco de 4Gb do tempo dos afonsinhos, sempre mais corrido ke a bicicleta da aldeia, da uns 30% de saude. um de 30Gb praticamente nas mesmas condicoes da uns 15% e um disco de 120Gb prai com 1mes de uso da 4%. tenho os meus discos prontos pa cova! :P
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Tretabyte » Quarta Dez 08, 2004 0:49

Boas,
convem saber como esta realmente o estado do disco, a capacidade ocupada, a fragmentacao do mesmo, o SMART analisa isso tudo e ve o "esforco" do disco.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Dez 08, 2004 4:25

[PT]CableGuy Escreveu:...Infelizmente as controladoras são diferentes de fabricante para fabricante , dificultando um "report" 100% fidedigno...
Felizmente que o google é nosso amigo...Lista de programas S.M.A.R.T. para várias controladoras @ SMART Site
Os programas podem nunca ser 100% correctos , mas esta técnologia previne o utilizador de uma "possivel" falha no disco.
O meu conselho é:
Descobram se o fabricante dos vossos discos tem alguma "aplicação SMART" e usem-na. :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Tretabyte » Quarta Dez 08, 2004 8:15

Boas,
[PT]CableGuy Escreveu:
[PT]CableGuy Escreveu:...Infelizmente as controladoras são diferentes de fabricante para fabricante , dificultando um "report" 100% fidedigno...
Felizmente que o google é nosso amigo...Lista de programas S.M.A.R.T. para várias controladoras @ SMART Site
Os programas podem nunca ser 100% correctos , mas esta técnologia previne o utilizador de uma "possivel" falha no disco.
O meu conselho é:
Descobram se o fabricante dos vossos discos tem alguma "aplicação SMART" e usem-na. :wink:

damn so bule com bootdisk, roubaram-me o meu SD card por isso nao posso fazer um media bootable e tar a queimar um cd so para isto... hum vou magicar aqui 1 pouco.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor lunardemus » Quinta Dez 23, 2004 0:11

metralha761 Escreveu:Ca pa mim é comprado, 2 seagates k teno ambos diz 5% 8O
Um deve ter kase 1 ano outro uns 5 anos.

Em contra partida o IBM diz 90% lol e é o k ja tem badsectors :P

lol tem uma credebilidade ui ui

LOLOL
tenho um seagate k a meu ver ta bom...plo menos na tnh razao d keixa..d 80 gb e tem 13%....e um IBM d 30gb velho, com bad sectors....todo fdd..mas mm td fdd..tipo,ate teve numa caixa toda partida na rua (e na tou a gozar)...e tem 89% (eu encontrei esse disco numa caixa toda fdd..na rua! lol)----> axo k n s devem fiar nesse prog mas pontx!

um format "caseiro" como ja disseram,mas por outras palavras, tira um codigo k associa os dados do mesmo aos sistemas operativos,fazendo entao com k nenhum OS os possa ler, e entao sao gravados por cima novos dados..pk os k foram formatados sao inutilizaveis,foram-lhes tirados os codigos k faziam deles dados para serem lidos por OS, sao coisas k tao prali! isso explicando d uma forma simples....

cumps Lunar
os PCs tao a tremer!
lunardemus
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Dez 13, 2004 2:03

Mensagempor PapaGigas » Quinta Dez 23, 2004 3:12

lunardemus Escreveu:um format "caseiro" como ja disseram,mas por outras palavras, tira um codigo k associa os dados do mesmo aos sistemas operativos,fazendo entao com k nenhum OS os possa ler, e entao sao gravados por cima novos dados..pk os k foram formatados sao inutilizaveis,foram-lhes tirados os codigos k faziam deles dados para serem lidos por OS, sao coisas k tao prali! isso explicando d uma forma simples....

cumps Lunar

Boas..

Isso depende apenas do que quizeres dizer com "format caseiro".. é que eu cá em casa limpo o disco todo com LLF's (regra geral)..

PS - e não me venham explicar a diferença entre LLF e zero-fill.. que eu sei-a.. lol.. mas LLF é um termo bem mais usual.. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor Kayn » Quinta Dez 23, 2004 6:41

LLF all the way, qdo o assunto é limpeza. mas tb demora pa *biip*...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Anterior

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes