Disco rígido não detectado apesar de ser reconhecido na Bios

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Disco rígido não detectado apesar de ser reconhecido na Bios

Mensagempor tugis » Sexta Fev 25, 2005 17:27

Ontem deixei o pc ligado programado para desligar.
Hoje quando liguei o pc, na pasta o meu computador o meu disco slave Samsung de 160G não era detectado, enquanto que a bios e o painel de controlo o detectavam.
Alguem sabe o que poderá ser?
Uso o Windows XP e esta já é a 2a x que isto me acontece, da outra o disco foi trocado, espero ter melhor sorte desta x...
tugis
Novato
Novato

Registado: Sexta Fev 25, 2005 17:17

Mensagempor alr_tech » Sexta Fev 25, 2005 18:07

Bém

podem ser vários problemas....
para começar, verifica se na bios o HD que aparece é mesmo o teu...
cilindros, sectores, etc
vais ao site do fabricante do HD e sacas o programa de verificação do mesmo...
geral/ uma imagem em iso para gravar um CD ou um programa para criar uma disquete...

se por acaso o teu disco trazia um cD ou disq/ usa...
faz os testes e vê o que diz....
se der erro vai ao fornecedor... acho que um disco tem uma garantia de um ano....

infelizmente os discos de diversas marcas deveriam ser compativeis uns com os outros... já é raro acontecer problemas desses... mas existem...
como não deixaste um profile da tua máquina é impossível verificar com exactidão...

2º - algumas boards tem um comportamento esquisito quando os discos 'adormecem'... geralmente com os slaves acontece por terem menos foco pelo sistema...
quando o sistema acorda 'esquecem-se' de activar o disco :!:

verifica se tens os drivers actualizados para o chipset da mobo...
à vezes um update da bios tb ajuda...

no XP vê se aparece em modo de protecção o teu disco...
em modo normal faz um refresh aos devices...

se tiveres conhecimentos avalia as tensões da fonte...
verifica as temps. dos discos...

reporta

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor tugis » Sábado Fev 26, 2005 21:18

Fui ao site da samsung saquei os drivers do disco e instalei-os.
O disco teve de ser formatado nesse processo, agora já é reconhecido, contudo a partição criada em x dos 149 G k tinha antes passou a 127G.
Além disto foram + de 100G de material à vida...
Tive o prog spinrite a correr como boot disket durante 21h mas n sei se por mal configurado ou n, n consegui k akilo recuperasse alguma informação.
Gostava de saber se existe algum prog pa recuperar informação QUE FUNCIONE! pq progs deste género k n resultam em nd ja tou eu farto. Por outro lado gostava de saber pq razão a partição está agora + pequena.
tugis
Novato
Novato

Registado: Sexta Fev 25, 2005 17:17

Mensagempor alr_tech » Segunda Fev 28, 2005 17:55

Boas

não tenho grande experiência com Samsungs....
aqueles que conheço, estão instalados em portáteis e são ATA (PATA como agora são identificados)...
a maioria são até 80 Gb e nunca tive grandes problemas com eles...

A tecnologia SATA é recente e embora toda a parte mecânica de um PATA ou SATA sejam iguais, existem diferenças ao nível do protocolo...
a versão antiga PATA foi definida à mais de 10 anos pelos fabricantes de PCs.. inicialmente desenvolvida pela intel e adoptada pela MS, de tal maneira que as Bios passaram a incorporar controlo directo sobre ela...
como todos os fabricantes a passaram usar passou a ser um standart de facto e passou a norma... a norma original trabalhava a 33 mhz.. passou para 66/100/133... uma das últimas...
neste processo houve diversas fugas, surgindo extensões o que permitiu que as velocidades de acesso aumentassem..
(aqui alguns anos para instalar o NT em alguns PCs com ata desenvolvidos por alguns fabricantes, era necessária a famosa disquete, tal como se fosse uma drive scsi :!: )
Com os SATA é o mesmo.... como é uma derivação dos PATA e tem controladoras dedicadas é necessário um driver para o seu acesso...

embora os fabricantes indiquem um valor ex 150 GB... esse valor é o max em condições optimas que o disco conseguirá dar... mas é sempre dado um valor de uso que è sempre menor...
as bios tem de conseguir tal como nos pata saber a relação do nº de cilindros uteis e o nº de cabeças lógicas e de sectores para poderem calcular o espaço de utilização...
esse espaço tb tem de ser dividido pelas partições... cada partição primária ocupa um nº de cilindros, assim como as lógicas e MBR, etc...
assim existe sempre uma diferença entre o valor do fabricante e o que se obtem formatado...
o valor de 20% que tiveste a menos é normal nos discos de grande densidade...

geralmente o que se faz é dar à Bios os valores de CHS do disco para ele saber fazer as contas como deve ser (as bios nem sempre conseguem ler os valores do CHS dos disco e assim tentam adivinhar esse valor...)
nos SATA não sei exactamente como é, na bios na secção da controladora SATA (estou a presumir que a tua board tem uma controladora interna) deve haver alguns parâmetros que detectam o disco e talvez permitam mudar esses valores.... na etiqueta do disco estão os valores correctos, assim como o modelo do HD..

o programa da Samsung deve lá ter opções para validar o disco e dar um valor + certo, deve permitir validar BAD sectors e criar as partições, formatar etc... e activar qualquer funcionalidade especial... :?:

desconheço o programa que te referes...
costumo usar o Partition Magic e ele faz isso tudo...
nunca o usei em SATA...

em XP temos de instalar sempre o driver da controladora SATA...
depois tem de se validar que todos os users o vêm... o administrador vê sempre as novas partições.

não sei como entras-te no XP, se como administrador se como user normal...
de qq maneira podemos tornar visivel ou invisivel as partições para os users... desta maneira eles não vém as drives que quisermos mas podem aceder a programas lá instalados...

tb pode ser um problema de mobo ou tensões da fonte....
se o programa da Samsung não detectou problemas na controladora.. pode ser a fonte... picos de tensão à vezes podem provocar perda de dados no disco...
álem de danificar o mesmo....
eu por ex. tive comprar um estabilizador pois a tensão na zona onde vivo actualmente varia um bocado.... então a certas horas ui... é só ouvir o estabilizador a fazer tictic... (são os relés das protecções a funcionar... :) )
no meu caso custou-me ainda uma fonte e um pente de memória... a board tb não está a 100%...

sem informações mais exactas é dificil saber....
o pessoal do XP pode te dar mais informações se fores ao tópico de software e colocares lá a questão sobre como administrar um novo disco em XP...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes