boas
eu ainda não te tinha dito nada, mas já estava à espera disto...
tu nunca chegaste a explicar o que aconteceu ao disco....
já á muito tempo que eu não tenho problemas destes pois, faço sempre uma duplicação dos docs de trabalho (noutros discos, CDs, etc.).. e por fim, quando já não necessito deles, faço um Bk... para CD...
bém,
cada disco tem um mini controlador assim como uma rom... nela ficam guardados alguns dados como a geometria do disco... sectores iniciais... etc...
no disco é guardado uma cópia... e por fim é definido o MBR...
quando tu trocaste a placa de controle...
levaste contigo os dados do outro disco...
e como tal o que se passa é que a controladora está à espera de encontrar o sector num determinada posição e não o encontra....
se o disco não caiu ao chão e tu tiveste cuidado com as modificações...
tens de usar os programetas do disco para tentar reescrever a rom e o disco...
aqui à uns anos valentes, antes do Peter Norton começar a generalizar os seus produtos... o NDD (para DOS) era aquele programa que recuperava quase tudo...
salvou-me muitas vezes....
e uma destas situações...
Na empresa onde trabalhei... tinhamos programas comerciais e hardware especial para fazer a recuperação...
neste momento não te posso indicar um actual...
porque já à muito tempo que não me aparecem casos para este tipo de recuperação tão radical...
mas vamos por partes...
1º - o disco aparece na bios ou não??
2º - se aparece é porque é reconhecido...agora pegamos nos programetas do disco e corremos em dos (arranque em disquete ou através de CD), convém fazer uma procura de dados para recuperações... o site do fabricante pode ter alguma coisa...
existem truques, quando o os programas correm eles tentam identificar os discos..
e se encontram problemas tentam resolvê-los... às vezes antes deles começarem a formatá-los temos de desligar a máquina...
mas, atenção convém procurar mais informação

...
se não aparece na bios, então o problema é mais grave...
às vezes os programetas conseguem passar a bios.... e tentam fazer o seu acesso...
outras não
como estás a ver, é dificil sem ter o material certo... por isso è que custa tanto dinheiro tentar recuperar dados...
em resumo:
procura mais informação de como se fazem recuperação de dados... pode levar tempo..
age com calma, e durante o dia para evitares erros desnecessários...
já te demos muitas indicações ....
quanto à mudança dos pratos...
não, os discos não estão em vácuo...
o ar tem de circular lá, se reparares o cabo de comando da cabeça entra por uma ranhura...
sem equipamento especial para desmontares e montares novamente não vais lá... o motor tem de ficar novamente calibrado... etc...
em resumo não penses nisso....
muito cuidado com o manuseio .... as cabeças, de leitura/escrita, ficam num zona de parking... sobre os discos..
se abrires a tampa tem cuidado com o Pó.... as cabeças trabalham a uns microns da superficie dos pratos... um infimo fio de pó é uma autentica montanha e a cabeça poderá aterrar sobre o prato e adeus informação ou a própria cabeça
cumps
reporta