Depois de ter visto um artigo na MegaScore deste mês acerca da manutenção dos discos rígidos (Scandisk, backup, o costume...), um screenshot chamou-me a atenção:
Era sobre um pequeno utilitário "HDD Health" da PanteraSoft, que mais não faz do que usar a tecnologia S.M.A.R.T. (que está presente em todos os discos rígidos) para estimar possíveis falhas críticas antes que seja tarde demais!
Segundo percebi, quando o S.M.A.R.T. se encontra activado (na BIOS), o sistema monitoriza a actividade do disco rígido (rpm, erros de leitura/escrita, alterações na velocidade, etc). Ao longo da vida do disco rígido, estes valores vão-se alterando (para pior, infelizmente). Existe um intervalo aceitável, após o qual o disco encontra-se em sério risco de pifar, ou começar a perder dados.
O HDD Health usa esse relatório, criado de x em x tempos, para verificar a rapidez de degradação do disco.
O programa é pequeno (1MB), fica na memória e acessível através da QuickBar. As opções mais importantes restringem-se ao modo de alerta (som, mensagem, email, alerta de rede) e à frequência com que o programa deve analisar o relatório S.M.A.R.T. (por defeito trazia de 15 em 15min, mudei para 5min, por segurança.
Deixei o programa a correr e escolhi como modo de aviso apenas um som. Qual não foi o meu espanto quando descobri erro após erro após erro!!! Segundo o HDD Health, o meu disco ainda não apresenta sinais críticos de degradação, mas um dos pontos em análise "Raw Read Error rate" ocorreu 6 vezes em apenas 1 dia...
Não sei até que ponto ou com que frequência deveria ter este erro, mas começo a ficar preocupado...
Se alguém resolver experimentá-lo, depois diga se situações destas são normais ou não. É que o programa é freeware, portanto não tem manual...
Aqui fica o link: http://www.panterasoft.com/download/hhealth.exe