Problema Grave > 1.5 anos de dados lost!!!> OPINIÕES!

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problema Grave > 1.5 anos de dados lost!!!> OPINIÕES!

Mensagempor Gak » Sábado Abr 09, 2005 16:58

Well, trata-se do seguinte...

Um disco de um portátil... Um Hitachi de 60GB.

O computador está agora com 1 ano e meio. É usado com muita frequência e precisamente para trabalho.

Como já ía com muito tempo de trabalho lá investido sem fazer backups alguns, decidi precisamente criar uma partição onde colocar muitos dos *.*docs, *.*pdfs e afins...

Antes de mais, um CHKDSK e depois, com a ajuda do PartitionMagic fiz o que queria.

O comps reinicia e começa o trabalho.

Eram 3 operações.

Na terceira, perto dos 50%. "ERROR".

Faço reboot, para ir para o Windows. Nada. "SYSTEM DISK INVALID,... ETC..."

Pensei logo, "fosgasse". Mas nada que umas rescue diskettes não resolvesse.

Vou então ao PartitionMagic via DOS e deparo-me com um cenário triste da minha drive. O que era antes 1 só disco NTFS. Agora tinha 1 partição em FAT (ñ fat 32, so mm FAT), e outra de espaço livre.

Ok, isto está lixado mas dá para recuperar. Basta refazer as partições, pensei eu.

WRONG!

Toda e qualquer alteração que eu tente fazer, recebo como saudação a mensagem de que as tabelas das partições fat estão danificadas. Código do erro 2002.

Fui ao manual do PartitionMagic decifrar a coisa onde é explicado que com um simples CHKDSK a coisa vai ao sítio.

Então, lá vou eu, CD do XP em boot, arrancar a consola de recuperação e fazer o mágico CHKDSK que dá a indicação que a drive não tem erros alguns.

Lá fico eu todo contente e volto ao PartitionMagic para tentar corrigir o azar mas, continua tudo na mesma > ERROR #2002.

Sendo assim, restou-me a opção, sacar fora o disco, ligar a uma caixa externa e experimentar com o safado ligado a outro pc e com o PARAGON Harddisk Manager.

O resultado foi exactamente o mesmo que aqui acabei de descrever.

Assim, só me resta utilizar uma aplicação qualquer para recuperar os dados da superfície do disco.

Todavia antes disso vim aqui "desabafar" naquela esperança de alguém ter uma solução miraculosa que possa evitar o tremendo incómodo de estar a fazer as coisas deste modo.

Thanks in advance!
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Nov 13, 2004 11:27

Mensagempor coolmind » Domingo Abr 10, 2005 14:24

Maldita hora em que te lembraste de particionar o disco. :lol: Não sobrando mais nenhuma alternativa, se a situação ficar negra e os dados forem muito importantes, sempre podes recorrer a empresas especializadas em recuperação de dados. Deve ser baratinho, deve.... :?

Boa sorte.
"Não há maior prova de ignorância do que acreditar que o inexplicável é impossível.(S. Bilard)" :)
coolmind
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Fev 15, 2005 23:16

Mensagempor Speed Dragon » Domingo Abr 10, 2005 16:14

Tenta procurar no google programa para recuperar dados, ... alguns funcionam ...
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor Kaipyra » Segunda Abr 11, 2005 14:51

Existe um programa que provavelmente te resolverá o problema, ligando o disco a outro computador. Trata-se do Ontrack Easy Recovery:
http://www.ontrack.com/easyrecoverydatarecovery/

Podes sacar uma versão gratuita que te permite ver que ficheiros é possivel salvar. Se for satisfatório, tenta arrajar alguém que tenha uma licença do software para te fazer o serviço, porque comprar uma penso que está fora de questão...
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor root » Segunda Abr 11, 2005 22:00

Colega,

Estou solidário contigo, já passei por isso algumas vezes com apenas umas diferença, tento ter sempre as cópias de segurança em dia.
A ultima vez que me aconteceu fiz como tu, liguei o disco do portátil a um PC e de seguida fiz uma imagem desse disco com o Ghost, depois queimei a imagem no disco do PC e consegui recuperar os dados quase a 100%.

Cpts

root
root
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Mar 20, 2005 12:00

Mensagempor alr_tech » Terça Abr 12, 2005 15:38

Boas

o Partition Magic è bom mas é necessário ter cuidados...
eu geralmente faço um bk aos dados para outra máquina e só depois me ponho a brincar com o PM...
com discos muito cheios e sem um bom defrag... a coisa dá bota...
era preferivel teres feito uma cópia para outra drive (externa, noutra máquina) e depois formatares e criares as partições....
assim fazias um bom refresh ao sistema...

bém, boa sorte...
um colega aqui no site tentou e consegui fazer uma recuperação de dados usando um programa 'recover..qq...' procura...

8)
cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes