Well, trata-se do seguinte...
Um disco de um portátil... Um Hitachi de 60GB.
O computador está agora com 1 ano e meio. É usado com muita frequência e precisamente para trabalho.
Como já ía com muito tempo de trabalho lá investido sem fazer backups alguns, decidi precisamente criar uma partição onde colocar muitos dos *.*docs, *.*pdfs e afins...
Antes de mais, um CHKDSK e depois, com a ajuda do PartitionMagic fiz o que queria.
O comps reinicia e começa o trabalho.
Eram 3 operações.
Na terceira, perto dos 50%. "ERROR".
Faço reboot, para ir para o Windows. Nada. "SYSTEM DISK INVALID,... ETC..."
Pensei logo, "fosgasse". Mas nada que umas rescue diskettes não resolvesse.
Vou então ao PartitionMagic via DOS e deparo-me com um cenário triste da minha drive. O que era antes 1 só disco NTFS. Agora tinha 1 partição em FAT (ñ fat 32, so mm FAT), e outra de espaço livre.
Ok, isto está lixado mas dá para recuperar. Basta refazer as partições, pensei eu.
WRONG!
Toda e qualquer alteração que eu tente fazer, recebo como saudação a mensagem de que as tabelas das partições fat estão danificadas. Código do erro 2002.
Fui ao manual do PartitionMagic decifrar a coisa onde é explicado que com um simples CHKDSK a coisa vai ao sítio.
Então, lá vou eu, CD do XP em boot, arrancar a consola de recuperação e fazer o mágico CHKDSK que dá a indicação que a drive não tem erros alguns.
Lá fico eu todo contente e volto ao PartitionMagic para tentar corrigir o azar mas, continua tudo na mesma > ERROR #2002.
Sendo assim, restou-me a opção, sacar fora o disco, ligar a uma caixa externa e experimentar com o safado ligado a outro pc e com o PARAGON Harddisk Manager.
O resultado foi exactamente o mesmo que aqui acabei de descrever.
Assim, só me resta utilizar uma aplicação qualquer para recuperar os dados da superfície do disco.
Todavia antes disso vim aqui "desabafar" naquela esperança de alguém ter uma solução miraculosa que possa evitar o tremendo incómodo de estar a fazer as coisas deste modo.
Thanks in advance!