Como ligar um novo disco rígido? Não percebo nada...

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Como ligar um novo disco rígido? Não percebo nada...

Mensagempor gReen- » Sábado Mar 04, 2006 16:53

Eu tenho um novo pc com um disco rígido de cabo HDD (não sei o nome desse tipo de discos ':?') e dois SATA e queria por no pc outro disco de cabo HDD (que era o único disco do meu pc antigo). Para ligá-lo basta usar um cabo de alimentação de 4 pinos (igual ao da drive de cd) e usar aqela outra cena do cabo HDD q liga ao disco principal (acho q e a slave), é assim?

Se estiver mal gostava q me explicassem detalhadamente como, se possivel, ou que me arranjassem um bom site q o faca....

Outra coisa era o q e q eu tenho de fazer depois de ligar o hardware todo, quais as cenas q eu tenho de alterar na BIOS ou noutro sitio qq...

PS: Será que depois de ter estes 4 discos ligados não pode fazer com que o pc expluda?
gReen-
Novato
Novato

Registado: Sábado Mar 04, 2006 13:11

Mensagempor ghost_matrix » Sábado Mar 04, 2006 17:00

Tens um PC, com 2 discos SATA, e 1 disco IDE. è isso ?

E keres ligar outro IDE ?

Podes faze-lo. Em ke disco tens o sistema operativo???
è meteres o disco ke keres adicionar em Slave (ve o disco, na parte pa ligar a alimentaçao, deve la ter um jumper a dizer, komo se mete em master ou komo se mete em Slave. E mete em slave.
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor gReen- » Sábado Mar 04, 2006 17:19

Eu tenho o sistema operativo no IDE q ja vinha no pc novo. Mas tb tenho um sistema operativo instalado no disco q qero pôr uma vez q era o unico disco do pc antigo.

Não percebi muito bem isso do cabo d alimentação. O disco q ja tava no pc novo é alimentado por um cabo donde saiem dois outros cabos de alimentaçao um pa drive d disqetes e outro pa drive de CD's... o q é um jumper lol? Não posso por o novo disco a ser alimentado por um qualquer cabo de 4 pinos que esteja livre?

E quanto a BIOS ou outros ajustes a nivel de software?

Desculpa la tanta pergunta, mas n percebo la mto disto..
gReen-
Novato
Novato

Registado: Sábado Mar 04, 2006 13:11

Mensagempor DinhaBoy » Sábado Mar 04, 2006 17:27

Provavelmente tens o disco IDE no canal Primario e em modo Master. Para adicionares outro disco, mudas o jumper (click) para o modo Slave (consultar a parte por cima dos jumpers ou a etiqueta do disco), e ligas o disco no mesmo cabo do outro disco IDE.

A alimentaçao de um disco IDE é feita atraves de um molex de 4 pinos igual ao que alimenta o CDROM.
DinhaBoy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Dez 02, 2004 11:45

Mensagempor ghost_matrix » Sábado Mar 04, 2006 17:29

gReen-
Olha po disco ke keres meter. Na parte de traz, ha de ter ligaçao pa IDE, outra pa molex (ficha de 4 pinos, sim podes ligar a uma livre), e no meio dessas ou assim é capaz de de ter 2 pinos ou 4 pinos, 2 deles sao capazes de ter uma cena de plastico em cima, ai nessa zona ou na parte de cima do disco ha de haver um eskema a dizer komo meter isso em master ou em slave. Uma vez ke nao keres usar o sistema operativo do disco novo, mete isso em slave. Dps é so ligar ao pc.

Duvidas sobre jumpers, ve esta pagina:
http://support.wdc.com/bp/techinfo/general/jumpers.asp
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante