Disco SATA II em motherboard antiga

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Disco SATA II em motherboard antiga

Mensagempor fumador » Sábado Abr 22, 2006 16:46

Boas.

Eu tenho uma motherboard Asus P4C800 E-Deluxe, com 2 discos SATA de 200 GB.

Tenho uma proposta boa para comprar um ou dois discos de 300 GB, mas estes já são SATA II.

A minha dúvida é: será que estes discos novos (SATA II) vão funcionar na minha motherboard antiga? Estive a ver no site, mas não faz qualquer referência a SATA II, apenas a SATA.

Se alguém me puder esclarecer acerca deste assunto, agradecia.
fumador
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Jan 31, 2006 17:28

Mensagempor l2k » Sábado Abr 22, 2006 17:11

Acho que já li aqui no fórum que podes so que vão funcionar à velocidade de SATA.

Por favor corrijam-me se estiver a dizer um disparate.
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor skyruner » Sábado Abr 22, 2006 17:14

Sim, de facto podes ligar os discos SATA2, mas não compensa devido ao facto de a tua board limitar os discos a 1.5GB/s (velocidade dos SATA "normal").
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor fumador » Sábado Abr 22, 2006 17:43

1.5GB/s (velocidade dos SATA "normal")

Tens a certeza que é essa velocidade? Parece-me muito (mas também não estou muito por dentro do assunto).

Mas, de quaisquer das formas, estou prestes a comprar um PC novo, e neste momento, como tenho bastante urgência com os discos, gostaria de saber se já os poderia utilizar de imediato, independentemente da eventual perda de prestação dos mesmos.

Tenho também mais 2 duvidas:

1. Algumas motherboards novas já permitem fazer ligações de discos SATA (ou SATA II) externamente (vêm com portas traseiras para esse efeito, penso eu). Alguém já experimentou? É que se funcionar assim como diz nas especificações da motherboard, iria dar-me bastante jeito... Será que é preciso de comprar mais algum acessório? (para alimentação eléctrica do disco,...)

2. Alguém me sabe dizer qual o limite do tamanho dos ficheiros em partições ext3 ou reiserFS? É que nas partições em FAT32 não posso colocar ficheiros com mais de 4 GB, e com partições em NTFS não consigo escrever em linux...
fumador
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Jan 31, 2006 17:28

Mensagempor l2k » Sábado Abr 22, 2006 17:55

fumador Escreveu:
1.5GB/s (velocidade dos SATA "normal")

Tens a certeza que é essa velocidade? Parece-me muito (mas também não estou muito por dentro do assunto).

Mas, de quaisquer das formas, estou prestes a comprar um PC novo, e neste momento, como tenho bastante urgência com os discos, gostaria de saber se já os poderia utilizar de imediato, independentemente da eventual perda de prestação dos mesmos.

Tenho também mais 2 duvidas:

1. Algumas motherboards novas já permitem fazer ligações de discos SATA (ou SATA II) externamente (vêm com portas traseiras para esse efeito, penso eu). Alguém já experimentou? É que se funcionar assim como diz nas especificações da motherboard, iria dar-me bastante jeito... Será que é preciso de comprar mais algum acessório? (para alimentação eléctrica do disco,...)

2. Alguém me sabe dizer qual o limite do tamanho dos ficheiros em partições ext3 ou reiserFS? É que nas partições em FAT32 não posso colocar ficheiros com mais de 4 GB, e com partições em NTFS não consigo escrever em linux...

A velocidade é essa sim.

Quanto a pergunta 2. reiserFS não tem limite enquanto ext3 vem com um limite de 2GB que podes alterar ou algo do género (penso que já li isto em algum lado).
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor pedromiguelcp » Sábado Abr 22, 2006 21:33

Na minha board tenho um sata 2 da WD 250 gb a funcionar como SATA, ñ tenho tido problemas, mas pode variar de board pra board. A velocidade SATA é de 150mb\s e SATA II 300mb\s. Era bom k fosse 1.5Gb\s. O disco é das coisas mais lentas num pc.

Fikem bem
C2D E6750 @ 3.6Ghz | cooled by TT LFB
OCZ DDR3 Gold 2x1Gb 1350mhz 8-8-8-20 @ 1.9V
Gigabyte GA-P35C-DS3R
XFX GeForce 9600GT
Seagate Barracuda 7200.11 500GB 32mb