disco seagate 250GB com transferencias de 4MB/s, o que fazer

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

disco seagate 250GB com transferencias de 4MB/s, o que fazer

Mensagempor SilentWalker » Quarta Jun 07, 2006 23:47

boas
tenho um seagate de 250Gb, ams ele ta com um problema, fiz um teste no programa de testes de disco que o ppl usa aki e ele so me deu 4MB/s
tb noto que o disco nao tem qualquer performance, ja fiz um scan e nao me aparecerem erros
fui ao site da seagate, eles têm um software para testar os discos, mas ainda é um DOS, e comigo, esquece....
o que me dizem?
cumps
X2 3800+, A8N32-SLI Deluxe
2*80 raid 0 hitachi Creative 5.1, LC POWER v2 550W DVD Pioneer CDR TDK, DVD-RW Sony, Samsung 760BF, powercolor theather 550pro,
Gskil 2*1GB F1 4000 500Mhz
SilentWalker
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 15, 2004 17:22

Re: disco seagate 250GB com transferencias de 4MB/s, o que f

Mensagempor Cognome » Quinta Jun 08, 2006 1:13

SilentWalker Escreveu:fui ao site da seagate, eles têm um software para testar os discos, mas ainda é um DOS, e comigo, esquece....
o que me dizem?
cumps

A ferramenta de diagnóstico da Seagate é o Seatools e como podes verificar até têm uma versão online. Caso não consigas utilizar esta versão só tens de carregar o ficheiro da versão Desktop e criar com ele uma disquete de arranque.

Qual foi o programa que utilizas-te? Qual foi o parâmetro que deu esse resultado?
Cognome
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Out 25, 2004 2:44

Mensagempor Kayn » Quinta Jun 08, 2006 1:54

nao é, de todo, conclusivo mas podes experimentar o HDTach para testar parametros mais comuns e influentes na velocidade do disco. Ja te deve dar uma boa ideia do que se ta aí a passar. Se o disco for SATA, tambem podes ir ao painel de controlo do windows, gestor de hardware, propriedades dos discos e fazer um teste de speed aí. Se quiseres um teste ainda mais grosso, mas que nao deixa de ser um teste do qual se podem depreender alguns resultados (ainda que bastante faliveis), até o Nero serve (File->Preferences->Cache).

Tambem podes experimentar o SiSoft Sandra e penso que o Everest tambem faz o mesmo.

Se tens pouca performance, e é disco IDE, ve qual o modo de funcionamento que está selecionado (= a o speed test do painel de controlo do windows) para o disco (PIO, UDMA x, etc). Opta sempre pelos modos UDMA que favorecem velocidade. PIO é o metodo de transferencia mais lento.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor SilentWalker » Quinta Jun 08, 2006 2:01

boas
fiz o teste do HD tach e deume isso mm, os 4MB/s
estou agora a fazer o teste na pagina da seagate, mas da primeira vez nao estava a conseguir, pq estava a utilizar o Opera, com o internete explorer, ja esta a dar.
akilo tem 3 testes, os dois primeiros deram bem, este utimo demora +- 20min
estou à espera.

agradeço as dicas, de seguida vou testa-las e ja dou feedback
cumps

mt obrigado
2*80 raid 0 hitachi Creative 5.1, LC POWER v2 550W DVD Pioneer CDR TDK, DVD-RW Sony, Samsung 760BF, powercolor theather 550pro,
SilentWalker
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor SilentWalker » Quinta Jun 08, 2006 3:18

ja fiz o teste do site da seagate, segundo os testes deles, o disco esta bom.

agora quanto a estas dicas:
"Se tens pouca performance, e é disco IDE, ve qual o modo de funcionamento que está selecionado (= a o speed test do painel de controlo do windows) para o disco (PIO, UDMA x, etc). Opta sempre pelos modos UDMA que favorecem velocidade. PIO é o metodo de transferencia mais lento."

nao consigo perceber onde isso é... sorry :oops:
parece simples, mas nao estou a ver

cumps
SilentWalker
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor SilentWalker » Quinta Jun 08, 2006 3:22

bem, fiz outro teste, o do "file system"

aí diz que tem erros
agora ja nao sei fazer mais, sera o MBR (master boot reord)?

cumps
SilentWalker
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Kayn » Quinta Jun 08, 2006 10:23

O modo de funcionamento do disco, ves aqui (espero que seja mais explicito por imagens, afinal uma vale mais que 1000 palavras :) ):

Imagem

Tens que saber se o teu disco esta no canal IDE primario ou secundario e depois, se esta como master ou slave. É so procurar um bocado, se n souberes.
Nao me parece o MBR, senao o sistema nem arrancava. Podes ter erros no sistema de ficheiros, mas nao me parece que isso influencie dessa maneira. Em todo o caso podem ser corrigidos com um scandisk exaustivo, ou, na pior das hipoteses um full format ao disco, caso nao seja um problema fisico.

Ja agora, que drivers do chipset da motherboard tas a usar? Por ex. a nForce tem drivers proprios que aumentam o desempenho dos de quase tudo no pc, em relacao aos do windows (discos IDE/SATA incluidos), mas tambem ha casos em que piora, ainda nao percebi bem porque. Experimenta ver se a board tem alguma coisa neste genero.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor SkyWalker » Sexta Jun 09, 2006 8:49

Já agora, instalas-te os IntelInf?
É que em boards com Chipset Intel é uma obrigatoriedade para o meter a funcionar como deve ser...
É que me parece da leitura que instalaste tudo de novo...
Experimenta, e depois informa.
Tt XaserIII V2000A | Intel D 930 | ASUS P5WD2-E DeLuxe | 2 x DDR2 1024MB 667MHz CL5 Kingston | WD 200G SE | WD 160G SE | 2xHitachi 120G | Club3D 7600GT | Dvd Pioneer 16x | DVD TDK Indi 440N | SB Live 5.1 Platinum+DTT 3500 | XP Pro Ing
SkyWalker
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Abr 08, 2003 15:54

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante