por Kayn » Quinta Ago 03, 2006 11:35
Quanto a durabilidade de um disco isso é relativo. O material de que é feito um disco é do mais fraco que existe para armazenar dados em massa, mas costuma ser suficiente. nao é por acaso que um disco oferece a melhor relação Mb/€. De tal maneira que até ja faz sentido dizer Gb/€.
Como tal, eu nao confio demasiado num disco, independentemente da marca. Ja tive varios de varias marcas e tambem ja tive bastantes baixas. Seagate, samsung, WD e até Maxtor. Alias, o 1o que me morreu ja foi ha uns anos e era maxtor. depois tive varios seagate e ainda tenho um de 30Gb com prai 5 anos que funcionou (e ainda funciona) bem toda a vida enquanto que tinha um de 120Gb IDE que foi de vela em menos de 1 ano.
Em paralelo tinha um samsung (de 80Gb axo eu) que queimou em 1 ano e meio e houve outro de uma marca que nao me lembro que teve o mesmo destino.
agora tou com um Western Digital (200Gb) que ja é o segundo porque o 1o foi pra RMA e acabaram por me devolver o € e um Samsung (160Gb), os 2 SATAII um tanto barulhentos mas a funcionar bem (pelo menos pra ja, com menos de 1 ano).
Nao confio em discos e nao é grande politica faze-lo. Isto é o que eu acho sobre fiabilidade.
Agora, sobre performances, bem, aí ja falamos de outra maneira. Ta aí o site de benchmarks pra mostrar quem realmente vale os €s que custa.
A titulo pessoal, tanto o meu samsung como o wd sata 3Gbit/s ficam muito muito aquem da suposta velocidade 300Mb/s. é sempre relativo e dependente de muito, mas se derem 180Mb/s ja fico feliz. no entanto, neste ponto, aponto fortemente o dedo aos drivers nforce. desde que os actualizei pros mais recentes e perdi performance nos discos, fez me pensar que raio anda a nvidia a inventar com os drivers.