Caixa Externa para Disco Rígido e/ou DvdR-DL

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Caixa Externa para Disco Rígido e/ou DvdR-DL

Mensagempor naopercebonada » Segunda Set 25, 2006 22:04

Olá,

vou tentar ser sucinto e explícito: tenho um portátil Acer Travelmate 4002 WLMi que começa a ser limitado para o uso que lhe dou.

Tenho 2 problemas: o pouco espaço em disco (60Gb) e a drive de dvd que, teoricamente deveria gravar em dual layer mas na prática nem sequer reconhece o disco (não é detectado nem pelo windows nem no nero nem em nada..) e cujas velocidades de gravação deixam a desejar.

O portátil tem portas USB 2.0 e uma Firewire.

Como solução, pensei em adquirir uma caixa externa e um disco rigido mas nao sei qual disco escolher nem qual caixa optar. E nesse sentido pedia-vos opiniões para poder ter um ponto de partida.

Coisas a ter em conta:
    a velocidade de transferência do disco. Acho que nao vale a pena ter um disco muito rápido, se essa velocidade vai ser estrangulada pelo USB/Firewire. (isso é um problema nao é?)
    gostava também de poder trocar facilmente o disco por um gravador de dvd que se ligasse à caixa. É possivel fazer isso? Desencaixar um e encaixar outro, mesmo com reboot? Senao, compro uma caixa para cada.

E basicamente é isto. Tenho um pouco de urgência.
Desde já agradeço a ajuda e qualquer outra indicação que achem importante.
naopercebonada
Novato
Novato

Registado: Sexta Set 22, 2006 12:03

Mensagempor naopercebonada » Segunda Set 25, 2006 22:38

Já agora, sabem-me dizer qual a velocidade de transferencia por firewire? É que ligar por usb iria sobrecarrerar o processador e eu queria ter o disco constantemente ligado (para p2p).

Não consigo saber qual a norma exacta, por isso deixo aqui um print screen no caso de alguem saber como ver isso.

Imagem
naopercebonada
Novato
Novato

Mensagempor naopercebonada » Terça Set 26, 2006 12:49

Depois de alguma pesquisa, encontrei os seguintes componentes:

* Match - Caixa IDE 5.25Pol Usb 2.0 + FireWire
* Nec - Regravador 3551 16x Black LabelFlash
* Seagate - Disco 120Gb 7200rpm IDE

Acham que a caixa serve para a drive dvdr e para o disco?
Relembro que a função do disco era servir para armazenamento extra (sobretudo para p2p) e queria mante-lo sempre ligado por firewire, já que por usb vai abafar o processador, certo?

A drive de dvd só a ligaria (trocar pelo disco) quando precisasse de gravar dvds. Acham que haverá problemas a curto e longo prazo?

Que acham desta solução? Há outras melhores que conheçam?

Ajudem aqui um pouco, pf. Tou mesmo desorientado nisto. :(
naopercebonada
Novato
Novato

Mensagempor Subversiveagent » Terça Set 26, 2006 15:01

naopercebonada Escreveu:Depois de alguma pesquisa, encontrei os seguintes componentes:

Relembro que a função do disco era servir para armazenamento extra (sobretudo para p2p) e queria mante-lo sempre ligado por firewire, já que por usb vai abafar o processador, certo?

A drive de dvd só a ligaria (trocar pelo disco) quando precisasse de gravar dvds. Acham que haverá problemas a curto e longo prazo?

O USB abafa alguns ciclos ao processador sim, mas tb não te bloqueia tudo. Tenho umas quantas drives ligadas ao PC e consigo jogar Diablo 2 online, por exemplo. Portanto não temas o USB 2.0.

A caixa só serve para o disco. Não sei quem venda caixas para drives externas, deve ser um mercado microscópico. Podes sempre comprar logo um Nec Externo por €100, ±.

Podes trocar as drives à vontade.

Se não andas a gravar DVD a torto e a direito secalhar será melhor só comprar um disco de maior capacidade e arranjar uma pen de 1GB (ou talvez nem precises dela). A não ser que tenhas o hábito de dar CD e DVD aos amigos, colegas, etc.
"Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar"
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Mensagempor naopercebonada » Terça Set 26, 2006 16:39

Obrigado Subversiveagent pela resposta.

A caixa só serve para o disco, como assim? A caixa e a drive de dvd têm o mesmo interface (IDE)... há alguma coisa que me está a escapar.

A ideia era ter um segundo disco (para ser usado em p2p e deixar o do portátil livre), mas para num portátil só externo e os upgrades não compensam o gasto e o ganho. Era como se fosse um disco fixo; não é para passar dados entre 2 pc's.

A drive era mesmo precisa para gravar em dual layer e uma externa custa 2x mais que uma interna e neste momento isso faz-me muita diferença. São para mim mas são grandes volumes (dvd9), talvez uns 5 por mês. Tar a guardá-los em disco ia levar ao mesmo.
naopercebonada
Novato
Novato

Mensagempor Fresh_fruit » Terça Set 26, 2006 16:45

Subversiveagent Escreveu:
naopercebonada Escreveu:Depois de alguma pesquisa, encontrei os seguintes componentes:

O USB abafa alguns ciclos ao processador sim, mas tb não te bloqueia tudo. Tenho umas quantas drives ligadas ao PC e consigo jogar Diablo 2 online, por exemplo. Portanto não temas o USB 2.0.

A caixa só serve para o disco. Não sei quem venda caixas para drives externas, deve ser um mercado microscópico. Podes sempre comprar logo um Nec Externo por €100, ±.

Podes trocar as drives à vontade.

Se não andas a gravar DVD a torto e a direito secalhar será melhor só comprar um disco de maior capacidade e arranjar uma pen de 1GB (ou talvez nem precises dela). A não ser que tenhas o hábito de dar CD e DVD aos amigos, colegas, etc.

Nao percebi essa parte ... entao uma caixa de 5.25' nao dá para discos e Drives ??...
Mercado microscopico ? ... há tanta coisa nesse campo ...
vais a http://www.itcomponents.net/ e escreves Caixa 5.25 e ves os resultados ...

Há dezenas de modelos ... USB / Firewire ... com ventilaçao etc.
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor Subversiveagent » Terça Set 26, 2006 17:05

Uma caixa para DVD precisa de ser aberta pela frente (para o tabuleiro do DVD sair) e por trás (para os diversos encaixes SATA, etc). Já para o disco rigido tem de ser fechada à frente e aberta atrás. Portanto a mesma caixa não serve tanto para o disco rigido como para o DVD.

Se bem que a imagem da caixa era pouco elucidativa, pode ser mais versátil do que pensava.
"Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar"
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante