320GB Hitachi SATA 2 - Board c/ suporte Sata 1 - Tou lixado!

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

320GB Hitachi SATA 2 - Board c/ suporte Sata 1 - Tou lixado!

Mensagempor Zxfox » Quinta Out 12, 2006 20:05

Boas amigos..

O titulo diz tudo, "tou lixado..."

Tenho uma board MSI PT8 Neo-V ( bios v2.0) com 2 portas SATA v1..

Um disco IDE Seagate 120GB a funcionar bem com o windows 2003 ta instalado e a funcionar impecavelmente...

Agora, arranjei um disco Hitachi 320GB Deskstar SATA v2 e a minha board não reconhece..

Pus-me a pesquisar e o Sata 2 não é compativel com a versão 1..

Parece que regra geral os discos Sata 2 trazem um sitio para por um jumper para reduzir a velocidade e serem compativeis com as board de SATA1..

Este apenas traz o sitio para o cabo sata, e ligação de energia..

Li tb sobre o software da hitachi para passar o disco para modo sata 1..

POIS HITACHI MT ESPERTOS COM O SOFTWARE, PARA NÃO GASTAR UMA TRETA EM € NO JUMPER, MAS A MINHA BOARD NÃO O SUPORTA E O SOFTWARE DA HITACHI OBVIAMENTE TB NÃO O DETECTA..

Ah e na bios está activada o controlador SATA e tb SATA ROM..

E agora meus amigos, a devolução é o o unico meio de resolver o problema ou está-me a escapar alguma coisa??
Zxfox
Novato
Novato

Registado: Quarta Set 13, 2006 18:34

Mensagempor holografix » Domingo Out 15, 2006 15:01

Viva

O disco deveria ter jumpers para o tornar compatível com SATA 1.

Tenho um Western Digital 320 GB SATA 2 numa board, também MSI, que só tem SATA 1 e funciona sem problemas.

Opta pela troca desse disco por outro com jumpers para limitares a velocidade e funcionar nessa board.

Cumprimentos
holografix
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Abr 01, 2006 12:53

Mensagempor Doc Brown » Terça Nov 07, 2006 16:37

O nome SATA2 oficialmente não existe, não é um standard mas sim um nome que ficou. É apenas o nome dado aos discos com velocidade de transferência de 3Gb/s. Eles basicamente são discos SATA mas com uma velocidade de transferência superior.

Podes meter um disco "SATA2" numa motherboard mais antiga que não tens qualquer problema. O disco vai é ficar limitado à velocidade de 1.5GB/s. Mas também não perdes muito porque a diferença é muito pouca.
Doc Brown
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Nov 07, 2006 16:11

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante