Boas, pessoal.
Mais um dia, mais uma questão. A ver se me conseguem ajudar também agora. Desta vez as minhas deambulações mentais andam pela zona do RAID.
Então o que se passa é o seguinte: espero um dia destes (de preferência pouco depois, se não ao mesmo tempo, de fazer o upgrade à máquina) arranjar um novo Hitachi de 250GB para fazer companhia ao que já tenho. A minha dúvida é se deverei optar por RAID ou não; e, em caso afirmativo, se por RAID por chipset ou por Sistema Operativo.
Pelo que tenho visto, por um lado, os benefícios do RAID não são assim tão abissais como possam parecer. Ainda há pouco li um review sobre RAID 0 com Raptors e os aumentos de performance nas aplicações do dia-a-dia são de, no máximo, 3%, o que, convenhamos, é algo ridículo...
A este handicap acrescenta outro (para RAIDs por chipset), que é o de a inicialização do subsistema RAID fazer aumentar o tempo de load do Windows (ou, neste caso, o pré-load, porque a BIOS do chipset é chamada antes de o SO ser carregado).
A tudo isto acrescenta ainda outra coisa: o RAID por chipset (estou a usar o termo de propósito) diminui a performance (em termos de FPS) nos jogos (pelo que já vi num enorme comparativo de motherboards há cerca de um mês atrás, embora já não me lembre ao certo onde...), facto não muito visível em RAID 0 mas altamente limitador em RAID 5, o que me leva a pensar que o RAID por chipset não é mais do que RAID por software, mas deslocalizado (em vez de ser no SO, é no chipset, e daí ter usado a expressão "RAID por chipset"...).
Atendendo ao que acabei de dizer, será boa ideia fazer RAID no meu sistema? E, em caso afirmativo, não será uma boa ideia fazê-lo através do Windows (por causa da tal "deslocalização" do RAID por software), onde tenho um controlo muitíssimo maior sobre as partições do disco, e dos tipos de RAID a aplicar?
Como sempre, obrigado pela atenção.
Cumps.
Miguel