RAID ou não-RAID (eis a questão :P)

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

RAID ou não-RAID (eis a questão :P)

Mensagempor __Miguel_ » Quinta Nov 23, 2006 22:26

Boas, pessoal.

Mais um dia, mais uma questão. A ver se me conseguem ajudar também agora. Desta vez as minhas deambulações mentais andam pela zona do RAID.

Então o que se passa é o seguinte: espero um dia destes (de preferência pouco depois, se não ao mesmo tempo, de fazer o upgrade à máquina) arranjar um novo Hitachi de 250GB para fazer companhia ao que já tenho. A minha dúvida é se deverei optar por RAID ou não; e, em caso afirmativo, se por RAID por chipset ou por Sistema Operativo.

Pelo que tenho visto, por um lado, os benefícios do RAID não são assim tão abissais como possam parecer. Ainda há pouco li um review sobre RAID 0 com Raptors e os aumentos de performance nas aplicações do dia-a-dia são de, no máximo, 3%, o que, convenhamos, é algo ridículo...

A este handicap acrescenta outro (para RAIDs por chipset), que é o de a inicialização do subsistema RAID fazer aumentar o tempo de load do Windows (ou, neste caso, o pré-load, porque a BIOS do chipset é chamada antes de o SO ser carregado).

A tudo isto acrescenta ainda outra coisa: o RAID por chipset (estou a usar o termo de propósito) diminui a performance (em termos de FPS) nos jogos (pelo que já vi num enorme comparativo de motherboards há cerca de um mês atrás, embora já não me lembre ao certo onde...), facto não muito visível em RAID 0 mas altamente limitador em RAID 5, o que me leva a pensar que o RAID por chipset não é mais do que RAID por software, mas deslocalizado (em vez de ser no SO, é no chipset, e daí ter usado a expressão "RAID por chipset"...).

Atendendo ao que acabei de dizer, será boa ideia fazer RAID no meu sistema? E, em caso afirmativo, não será uma boa ideia fazê-lo através do Windows (por causa da tal "deslocalização" do RAID por software), onde tenho um controlo muitíssimo maior sobre as partições do disco, e dos tipos de RAID a aplicar?

Como sempre, obrigado pela atenção.

Cumps.

Miguel
R3volution Escreveu:Está provado cientificamente que o user __Miguel_ é que consome mais área de ecrâ por cada post criado... :P

Enfim, está tudo dito... :P
[Coffe alert] quando virem um post meu. hehe
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jun 25, 2005 14:06

Mensagempor Speed Dragon » Quinta Nov 23, 2006 22:35

RAID por software penso que irá consumir "CPU" logo estas a perder performance logo ai.

Sem dúvida que RAID por Hardware é a solução.

Outro aspecto do RAID, que um user já falou por aqui, é que em alguns casos não é mais rápido, no caso de teres 2 discos normais ... e teres dois programas a aceder a esses dois discos a gravar dados.

Mas não estou muito dentro do assunto de RAID, acho que compensa para programas que estam sempre a aceder ao disco, ou seja para movimentar ficheiros é quase indispensavel.
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor __Miguel_ » Quinta Nov 23, 2006 22:52

O grande problema é saber se o RAID por "hardware" que vem com as boards que o suportam (nomeadamente as que têm chipset Intel, com southbridge -R ou -DH) é um verdadeiro RAID por hardware ou não... É que, pelas quedas de performance que tenho visto em jogos quando se aplica RAID 5 (é onde se nota mais) em chipsets que, teoricamente, suportam RAID por hardware ainda é respeitável. 1/2 FPS em RAID 0 ou 1, mas na ordem dos 10-20 para RAID 5...

Sinceramente, a única razão que vejo para esta queda na performance é o próprio chipset, que não é capaz de processar verdadeiramente os dados extra para o RAID (em especial o 5), e então "rouba" ciclos ao CPU.

Sendo assim (e peço que me corrijam se estiver errado), não vai haver grande diferença entre instalar os drivers RAID na instalação do Windows e instalar só os drivers ACHI e fazer RAID por software no Windows: o tempo que perco pela impossibilidade de fazer RAID 0 na drive onde o SO está instalado ganho-o por não ter de inicializar a BIOS RAID do chipset... Com a certeza, no final, de que por não estar a usar as funções RAID do chipset não estou a sobrecarregar mais o CPU...

Estou a cometer algum erro crasso no meu raciocínio? A mim parece-me que não, pelo que tenho visto, mas nunca se sabe, pode ser que esteja tremendamente enganado...

Again, obrigado pela atenção.

Cumps.

Miguel

P.S.: Amanhã vou estar para fora, só volto no Sábado ao final da tarde. Por isso posso demorar a responder...
R3volution Escreveu:Está provado cientificamente que o user __Miguel_ é que consome mais área de ecrâ por cada post criado... :P

Enfim, está tudo dito... :P
[Coffe alert] quando virem um post meu. hehe
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jun 25, 2005 14:06

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante