"Sinceramente, não sei utilizar o NDAS (tive a ler e não sei se não seria melhor implementar o que pretendes de outra maneira)...
mas, não creio que a resposta venha da TARGA (é apenas uma marca genérica como a WORTEN)"
Sim, eu coloquei a situação à targa, mais com a finalidade de obter a opinião deles e quem deveria consultar mais, do que em obter a resposta técnica.
-------------------------------
"a resposta deve estar na MS...por aquilo que entendi... a menos que o software tenha sido de terceiros."
Sim, penso que o sofware seja da Ximeta, pelo menos o driver é. Mas vou igualmente pesquisar nos foruns da MS.
"diz-me uma coisa... esses discos tem placa de rede ou estás a ligar-te por USB?"
Estou a utilizar todos através da placa de rede. Estão todos ligado a um switch e não directamente a nenhuma máquina. Porém só podem ser acedidos através das máquinas que possuêm o NDAS instalado, neste caso apenas o Servidor2.
"compraste uns discos externos normais ou uns compativeis com o NDAS da Ximeta?"
São compatíveis com o NDAS da Ximeta. Trazem esse software para instalação. A remoção dos equipamentos vem ligeiramente descrita no manual e efectuei os passos nele indicados, isto é, "Unregister" do equipamento. No entanto aparentemente não foi suficiente :S Porém em lado nenhum encontro documentação de suporte à minha questão, que pensava ser uma das FAQs
"pretendes usa-los para o quê? "
Vão servir para fazer os backups..
Desde já agradeço a todos a colaboração