Problema com discos externos geridos com NDAS

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problema com discos externos geridos com NDAS

Mensagempor gjols » Segunda Dez 11, 2006 12:55

Comprei 6 (2+4) discos externos com placa de rede, gerido por NDAS. Instalei, para experimentar, os 2 primeiros (HD1 e HD2) no Servidor1, pois era o servidor mais fácil para reiniciar se fosse caso disso. Correu tudo ok. De seguida comprei os outros 4 e instalei-os no Servidor2, tudo ok. Porém o problema surgiu quando tentei colocar os 2 primeiros a serem geridos pelo servidor2. Removi-os do servidor1 e adicionei-os no Servidor2, porém a única opção era de obter a permissão de R/W, visto que ainda estavam a ser geridos pelo servidor1, apesar de terem sido (pensava eu) removidos. Como não funcionou, decidi desinstalar o NDAS do servidor1. No entanto o resultado obtido é ainda pior, isto é, neste momento consigo adicionar o resgito ao Servidor2, porém aparecem sempre como "disconnected"! Já andei a vasculhar no registry, mas não queria aventurar. Gostaria de ouvir a vossa opinião e sugestões sobre o que fazer. Desde já obrigado.
gjols
Novato
Novato

Registado: Terça Set 27, 2005 16:07

Mensagempor alr_tech » Segunda Dez 11, 2006 13:27

boas

por aquilo que sei.
os discos tem de ser desafectados à máquina real ou virtual. completamente. Alguns necessitam mesmo de ser formatados novamente.
Algumas máquinas tem programas para passar os discos com dados de uma máquina para outra.
mas tudo depende das máquinas e do software usado. e da compatibilidade entre softwares.

existem muitas variáveis....

mas, nos sites dos fabricantes deve haver mais indicações..

boa sorte

8)
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor gjols » Segunda Dez 11, 2006 14:22

"os discos tem de ser desafectados à máquina real ou virtual. completamente."

Eu pensei que tinha feito isso ao remover o registo do NDAS e posteriormente desinstalando-o. Eventualmente não estão totalmente removidos da 1ª máquina. Como poderei fazer? Pelo que consultei no registry aparentemente não há mais registo dos dispositivos...
-------------------------------
"Alguns necessitam mesmo de ser formatados novamente."

Agora não vejo como o fazer visto que não consigo ter acesso ao disco em nenhum dos Servidores.
"Algumas máquinas tem programas para passar os discos com dados de uma máquina para outra. mas tudo depende das máquinas e do software usado. e da compatibilidade entre softwares."

Desconheço tais programas. Estou a utilizar o Windows2003 Server e a versão 3.10.1232 do NDAS
"mas, nos sites dos fabricantes deve haver mais indicações.."

Fui exactamente pelos sites dos fabricantes que iniciei a pesquisa. No entanto não consegui resposta ao pretendido. Enviei 2 mails, um para a Ximeta (desenvolveu o NDAS) e outro para a Targa (comercializa os discos), dos quais ainda nao obtive resposta.
gjols
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Segunda Dez 11, 2006 15:58

Boas

Sinceramente, não sei utilizar o NDAS (tive a ler e não sei se não seria melhor implementar o que pretendes de outra maneira)...
mas, não creio que a resposta venha da TARGA (é apenas uma marca genérica como a WORTEN)

Tive a ler o que se encontra no site da Ximeta. e tenho algumas dúvidas...
mesmo ligado em rede, penso que só uma máquina é que tem Read and Write. as outras apenas ficam com read. mesmo com o software instalado.
quando desinstalas-te seguiste as indicações?
(tem alguns contras apenas permite raid com 2 discos!)
por isso não estou a ver para que é que queres tantos?

diz-me uma coisa... estás ligado por rede ou estás a ligar-te por USB?

compraste uns discos externos normais ou uns compativeis com o NDAS da Ximeta?

pretendes usa-los para o quê?

sinceramente, não estou a ver a diferença do uso em relação a um disco simples externo... não permite estabelecer cotas, directorias especificas para cada utilizador, ...
mas é claro apenas vi por alto as informações no site...

:?
Editado pela última vez por alr_tech em Segunda Dez 11, 2006 17:55, num total de 1 vez.
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor gjols » Segunda Dez 11, 2006 16:38

"Sinceramente, não sei utilizar o NDAS (tive a ler e não sei se não seria melhor implementar o que pretendes de outra maneira)...
mas, não creio que a resposta venha da TARGA (é apenas uma marca genérica como a WORTEN)"

Sim, eu coloquei a situação à targa, mais com a finalidade de obter a opinião deles e quem deveria consultar mais, do que em obter a resposta técnica.
"a resposta deve estar na MS...por aquilo que entendi... a menos que o software tenha sido de terceiros."

Sim, penso que o sofware seja da Ximeta, pelo menos o driver é. Mas vou igualmente pesquisar nos foruns da MS.
"diz-me uma coisa... esses discos tem placa de rede ou estás a ligar-te por USB?"

Estou a utilizar todos através da placa de rede. Estão todos ligado a um switch e não directamente a nenhuma máquina. Porém só podem ser acedidos através das máquinas que possuêm o NDAS instalado, neste caso apenas o Servidor2.
"compraste uns discos externos normais ou uns compativeis com o NDAS da Ximeta?"

São compatíveis com o NDAS da Ximeta. Trazem esse software para instalação. A remoção dos equipamentos vem ligeiramente descrita no manual e efectuei os passos nele indicados, isto é, "Unregister" do equipamento. No entanto aparentemente não foi suficiente :S Porém em lado nenhum encontro documentação de suporte à minha questão, que pensava ser uma das FAQs :)
"pretendes usa-los para o quê? "

Vão servir para fazer os backups..
Desde já agradeço a todos a colaboração
gjols
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Segunda Dez 11, 2006 18:06

boas

desculpa, mas modifiquei o meu post anterior

as minhas dúvidas centram-se na utilidade especifica, no site da Ximeta encontra-se descrito o processo de instalação... e desisntalação

e a coisa tem algums restrições, apenas dois discos de cada vez! o que limita se estavas a pensar criar um raid com os discos todos..

além das outras dúvidas...
por aquilo que entendi, apenas uma das máquinas pode ter permissões de Leitura/escrita de cada vez, não permite restringir o acesso...

bém, deves ter cometido algum erro durante a desinstalação....
o qual, não sei, revê mentalmente se não te esqueceste de algum passo...
o que me está a preocupar é porque deixas-te de ter acesso aos dois discos...
deve ter a ver como o Win2k3 gere os discos... ou um erro durante o processo de desinstalação, que pendurou os discos

boa sorte

:?
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor gjols » Segunda Dez 11, 2006 18:26

Pois eu segui exactamente o processo de desinstalação que vinha no manual. Pode indicar-me o link para o que é indicado no site da Ximeta, sff.

No restante das informações penso que não estejam totalmente correctas:
- Permite mais do que 2 discos. Neste momento tenho 4 a funcionar num servidor através da rede; Falta por os outros 2 :)
- Permite que vários PCs tenham acesso R/W ao disco, tenho essa situação a funcionar em casa, onde tenho um disco ligado ao router e 3 pcs que acedem ao disco de forma independente via wireless;

Permite ainda as seguintes funções interessantes:
- ligar um conjunto de discos ( até 8 ) como uma unidade lógica unica (função Bind)
- 2 discos sejam espelho um do outro (função mirror)
gjols
Novato
Novato

Mensagempor gjols » Segunda Dez 11, 2006 19:18

Bem, parece que isto só me acontece a mim :P
Já consegui por tudo a funcionar, não percebi bem qual a razão do mau funcionamento! Mas ao mudar os discos de local, para mais perto de mim tive que alterar o ponto de rede e desligar de alimentação. Eventualmente ao nivel do disco guarda alguma informação sobre o host, e que assim foi limpa. Voltei a refazer o processo de registo e deu bem!! Prontinho, agora estão os 6 a funcionar....

Muito obrigado pela atenção
gjols
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Terça Dez 12, 2006 17:17

Boas

ainda bém...
as informações no site da Ximeta devem estar desactualizadas...
para dizer a verdade tb vi por alto....
só vi a parte da utilização em casa....
provávelmente a tua versão deve ter mais funcionalidades...

fica bém...

8)
alr_tech
Gurus
Gurus

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante