Partições em RAID

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Partições em RAID

Mensagempor Snake » Terça Jan 14, 2003 19:36

Se eu comprar 2 discos e os colocar em RAID de forma a os utilizar aos dois como se fossem so um, posso criar partições? funcionam cm se fossem so um disco?

Ex.: 2discos de 80GB (Total=160Gb) se eu criar uma partição de 10gb fico com 2partições: 1 de 10gb e outra de 150gb?
Snake
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Out 14, 2002 3:53

Mensagempor Kaipyra » Terça Jan 14, 2003 19:56

Isso depende do modo de raid que escolheres... e se a tua mobo/controladora permitir.
No modo RAID-0 penso que acontece o que tu disseste, porque este modo transforma todos os discos numa única unidade lógica --> funciona como um só disco. Assim ficarias com uma partição de 10 e outra de 150... só que esta nõ é a maior maisvalia do RAID!

O modo RAID-1 é que promove aquela redundância tão util: trata uma drive como mirror da outra, prevenindo perda de ficheiros.

Há uns tempos li qualquer coisa de RAID-0+1, mas devo tar enganado.

Mais Informações em http://www.uni-mainz.de/~neuffer/scsi/what_is_raid.html
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor Snake » Terça Jan 14, 2003 20:06

Sim.. eu referia-me a RAID-0!
A razão do meu intresse é que assim eu iria ter as 2 partições que me intressam e não 3... :)

Vou dar uma vista de olhos nesse link... Tks!
Snake
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Kaipyra » Terça Jan 14, 2003 20:14

Mas também qual é o problema de ter várias partições? Eu, só com um SO, uso 4: uma para o SO, outra para programas, outra storage (downloads, músicas, filmes, etc) e outra para o ficheiro da memória virtual.

Quem quer ter o Linux, por exemplo, instalado, deve ter ainda mais.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Mensagempor Snake » Terça Jan 14, 2003 20:18

Sim, nng diz o contrario, mas havendo a poSSibilidade de ter apenas 2/3 partições para que ter uma a mais? :D

p.s.: pus 3 para quem kiser ter 2 SO! não ha kk necessidade de teres uma partição para um SO com 80gb... :)

Não encontrei nada que me esclarecesse sobre a partição naquela page, mas a page é muito fx para ap+render como funciona o RAID...
Editado pela última vez por Snake em Terça Jan 21, 2003 11:20, num total de 1 vez.
Snake
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Kaipyra » Terça Jan 14, 2003 20:30

É assim, eu só usei a page para ver como se comportava o RAID-0. A partir daí é só inferir: se ele como que transforma 2 discos em 1 só, então este disco criado vai-se comportar como um disco normal.

Snake Escreveu:Sim, nng diz o contrario, mas havendo a pocibilidade de ter apenas 2/3 partições para que ter uma a mais?

E par quê não ter? Claro que isto depende de como as pessoas gostam de organizar os seus ficheiros, mas olha que ter mais partições não diminui o desempenho!

Aliás, no caso da memória virtual, se calhar até melhora... eu uso mas é mais por casmurrice do que qualquer outra coisa (tipo, se no Linux é melhor, também deve ser no windows...) LOL
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Mensagempor Snake » Terça Jan 14, 2003 20:40

LOL..la está é apenas uma questão de organização pessoal... tambem se o RAID possiblita mlehor desempenho acho que so deve trazer vantagens em colocalos no RAID :)
Snake
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Jota.RiP » Terça Jan 14, 2003 23:18

é assim (se nao me engano):
- RAID0 é um disco a fazer mirror do outro, ou seja, tudo o k escreves nun, o soft (ou hardware) escreve no outro... se um disco falhar teras o outro de backup...
- RAID1,2,3,4: Tens 2(RAID1) ou 3(RAID2) ou 4 ou 5 (so possivel com controladoras SCSI) discos... sempre k escreves a controladora divide a informação pelos discos, sendo mais rapido pq escreve em varios discos em simultaneo... se um disco avariar colocas outro e a controladora auto constroi a informação k o disco avariado tinha (isto funciona mm... ja vi isto em N servidores a resultar)...

cumps,
WD[13th] J074_RiP
Recrutam-se membros para Ghost Recon: Advanced Warfighter

Registado: Sábado Nov 23, 2002 15:36

Mensagempor Snake » Quarta Jan 15, 2003 1:10

mas enganas-te... lol

RAID-0: junta os 2discos fazendo com que eles sejam so 1...
Para mais infos le o link dado pelo Kaypira, está td la explicado.. :)
Snake
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Jota.RiP » Quarta Jan 15, 2003 11:01

é assim: o RAID0 pode ser usado de 2 formas... como eu disse (onde tb é conhecido por MIRROR) e como os outros RAID's... mas se colocares como os outros RAID's a recuperação de daods, em caso de avaria de um disco nao é tao facil como nos outros RAID's...

cumps,
WD[13th] J074_RiP

Mensagempor o_TAL » Terça Jan 21, 2003 4:47

Os modos existentes sao Mirror e Stripping e já foram ambos descritos.

Mirror é para fiabilidade. Melhora as performances na leitura de dados, pois partilha a leiura por ambos (ou mais) discos.

Stripping é para performance. Divide o endereçamento por ambos os discos de moda a k tudo esteja dividido entre ambos os discos. Funciona como se fosse um disco maior e com mais cabeças/platters ("travessas"?? "andares??").
Vantagens? Velocidade!!
Desvantagens? Energia e desgaste. Estao SEMPRE ambos a funcionar. Os discos sao divididos de forma a obter a melhor performance, por isso se instalas um programa ele envia metade para um disco e metade para o outro, para aumentar a velocidade de acesso a esse preograma. Qd um funcemina o outro funcemina.

n é para criticar nem nada, mas caguei-me a rir qd li "pocibilidade"!!! lol :wink: j/k :P
o_TAL
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 23, 2002 0:11

Mensagempor Snake » Terça Jan 21, 2003 11:21

LOLOL :| :D
pocibilidade = possibilidade (ja está corrigido) :D

Tks pelo esclarecimento o_TAL :!:
Snake
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor o_TAL » Quinta Jan 23, 2003 8:44

sempre às ordens :wink:
o_TAL
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 23, 2002 0:11

Mensagempor Jota.RiP » Quinta Jan 23, 2003 9:37

sobre isto vem um artigo excelente na Exame de Fevereiro k posso mais logo transkrever pra aki... é aconselhavel a sua leitura, pois explica tudo mm :wink:

cumps,
WD[13th] J074_RiP

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante