John'Z Escreveu:Boas, li atentamente este topico, mas hoje fiquei mesmo espantado!
Acabo de comprar um WD Elements externo de 500gb, e não é o meu espanto quando vou a ver que o tamanho total é de 465gb! Por amor de Deus 35gb é muita coisa!
Como posso solucionar isto?
Cumps
Olá!
**Tu não tens problema nenhum!**
Mais uma vez há uma explicação!
Os fabricantes de HDDs especificam actualmente as suas capacidades de memoria, usando prefixos SI e não os prefixos IEC.
Os prefixos SI, usam potências numéricas de base 10:
1GigaByte=
10^9 Bytes (ou 1000^3 Bytes)
Os prefixos IEC, usam potências numéricas de base 2:
1GigaByte binário ou GibiByte=
2^30 Bytes (ou 1024^3 Bytes)
O "problema", é que certos programas reportam o tamanho dos drives em modo binário (sem avisar o utilizador disso).
E como os discos de 500GB têm sensivelmente 500.000.000.000 Bytes (depende da Geometria do Disco Rígido), o software, ao ler em base binária esta informação, vai processar o seguinte:
500.000.000.000 / (2^30) ≈
465 GB (com aprox. às unidades por defeito)
E é isso que ele te devolve.
Não é nenhum erro. É uma omissão.
As autoridades IEC, IEEE, EU e NIST já estão a desenvolver (desde 2007) standards que definem que 1MB=1.000.000bytes ; 1GB=1.000.000.000bytes, etc..........
Assim não existirão confusões no futuro.
Vamos ver se "cola".
Existem no entanto várias excepções:
-As RAMs são sempre descritas em modo binário (1MB=1.048.576bytes)
-Nos "ambientes de telecomunicações" usam-se prefixos SI.
Por exemplo nas comunicações de LAN (e *ALGUMAS* de banda-larga) imperam os prefixos SI, em que 10Megabit/seg=10.000.000 bit/seg.
Nota:
Tudo o que eu disse poderá ser contrariado claro, se o fabricante de hardware assim o definir (é que há sempre uma ou outra excepção à regra).
Espero ter ajudado